O suspeito

O Ford Interceptor preto da polícia de Harrisburg, Pensilvânia, dobrou a esquina vagarosamente, faróis baixos, giroscópio desligado. Dentro da viatura, os oficiais Middleton e Hayden, este ao volante. Na calçada à direita do veículo, cerca de 20 m à frente, caminhava um homem negro, alto, calças jeans, casaco azul-marinho estofado, touca cinza na cabeça.

- Bate com a descrição - comentou Middleton.

- Vamos anunciar a nossa presença - replicou Hayden, dando um toque rápido no botão da sirene.

O pedestre olhou rapidamente para trás, ao ouvir o guincho da sirene. E então, começou a correr.

- Não tão depressa! - Exclamou Hayden, pisando no acelerador, enquanto Middleton sacava sua SIG Sauer do coldre e punha a cabeça para fora do carro, gritando:

- Polícia! Parado!

O homem parou de correr sob um poste de luz, no mesmo instante em que o Interceptor parou, logo atrás dele. Armas em punho, os oficiais desembarcaram, cada um por um lado do veículo.

- Mãos na cabeça! - Gritou Hayden. - Encosta na parede, pernas abertas!

O homem obedeceu, sem discutir. Middleton o revistou, enquanto Hayden lhe dava cobertura.

- Ora, ora, ora... - disse Middleton, revirando os bolsos do suspeito. - O que temos aqui? Muamba?

E exibiu um cigarro de maconha.

- É só um cigarro! - Protestou o homem.

- Que pode lhe valer 30 dias de cana - retrucou Middleton, apalpando a cintura do suspeito. Afastou o casaco estofado para o lado e puxou do cinto do homem uma pequena pistola Colt Mustang.

- E como explica isso? - Inquiriu o policial.

- A arma é minha - replicou o interrogado.

- Não tenho a menor dúvida - replicou Hayden. - Leia os direitos dele, Middleton.

- Você tem o direito de permanecer calado... - começou a recitar o oficial, enquanto algemava o suspeito.

[Continua em "O defensor"]

- [24-12-2019]