Prevenção ao crime

Maiyil Vahanan Devatharshan olhou de forma ávida para o novo celular Xiaomi Mi 1 que seu amigo Sribaskar Avanithan sacara de um bolso das calças.

- Não é uma beleza? - Indagou Avanithan, estendendo-lhe o aparelho. - Dual core, 1,5 GHz, Android 2.3, 1 GB de RAM!

- É muito bonito sim... - murmurou Devatharshan, sem fazer qualquer menção de tocar no celular.

- Pensei que você iria querer dar uma olhada... - replicou Avanithan decepcionado, guardando o aparelho no bolso. - Tudo bem, não é um iPhone 4, mas ainda assim é um bom celular.

- Não estou fazendo pouco caso do seu Xiaomi - apressou-se em explicar Devatharshan. - Ocorre que não posso mais ter acesso a esse tipo de tecnologia sem uma ordem judicial.

Avanithan franziu a testa.

- Ah, o negócio do processo por fraude? Não pensei que fosse tão sério assim.

Devatharshan fez uma careta.

- Claro que foi sério. O que acha que estou fazendo aqui, no metrô, em vez de estar no meu carro?

- Então... além de celulares, você não pode dirigir?

Devatharshan fez um aceno afirmativo.

- Sem celulares, carros ou computadores pelos próximos cinco anos. Ou concordava com os termos do SOCA ou ia para a cadeia. Bom, fiz minha escolha, como pode perceber.

Avanithan abanou a cabeça, incrédulo.

- Cara, estamos dentro do metrô. Acha que há algum agente do SOCA neste vagão, te vigiando?

Devatharshan cruzou os braços.

- Como vou saber se a sua oferta não é uma armadilha, Avanithan? Vai que você está com um microfone e uma microcâmera escondidos no casaco...

Avanithan balançou novamente a cabeça. Parecia triste.

- A gente se conhece desde criança, cara. Fomos vizinhos em East Ham, lembra?

- Claro que lembro, amigo, mas prefiro não arriscar.

Descruzou os braços antes de comentar:

- E não me mostre mais celulares. É como oferecer droga para um viciado em crise de abstinência.

- [21-05-2019]