Lesão corporal

Domingo à tarde, o inspetor Highsmith acabara de voltar do supermercado com a esposa, e estacionara o carro na garagem, quando o celular tocou. O toque personalizado, "New York, New York", na gravação original de Liza Minnelli, surpreendeu a mulher, que acabara de abrir o porta-malas para retirar as compras.

- Quem é? - Indagou.

- Ellery Queen - retrucou Highsmith, colando o telefone à orelha direita e desembarcando do veículo. - Pois não, sr. Queen.

Do outro lado, pode ouvir o som de uma TV ligada.

- Você está assistindo ao futebol, inspetor? - A voz de Queen parecia prenunciar que algo desagradável acontecera.

- Não, sr. Queen... na verdade, acabei de chegar em casa - replicou o policial. - Quem está jogando?

- Chesterfield versus Aldershot Town, pela National League.

A National League era a quinta divisão do campeonato inglês. Highsmith ergueu os sobrolhos.

- Não me recordo se já tinha ouvido falar desses times... mas o que houve? Invasão de campo? Pancadaria nas arquibancadas?

- Inspetor, acabo de testemunhar um assassinato... transmitido ao vivo pela TV - retrucou gravemente Queen.

* * *

- O senhor há de convir que foi um lance infeliz, e que resultou num óbito, mas daí a dizer que foi assassinato... - Highsmith apontou o controle remoto para a TV e congelou a imagem do DVD. Havia passado os últimos 30 minutos ao lado de Queen, revisando os vídeos da fatídica partida entre os dois times da quinta divisão, que resultara na morte de um zagueiro do Chesterfield.

- Inspetor, sei que Chesterfield está fora da sua jurisdição, mas tem que solicitar aos seus colegas na cidade que detenham o atacante do Aldershot Town, nem que seja para averiguação - insistiu o detetive.

Retirou o controle remoto da mão de Highsmith e retrocedeu a imagem até o início da jogada que resultara na morte do zagueiro. A bola era cruzada do meio do campo para o atacante Parker Thomas, que a conduzia pela intermediária e avançava em direção ao gol do Chesterfield, recebendo combate do zagueiro Eli Lowe. Thomas então parecia haver tentado dar um lençol em Lowe, mas errara a bola e atingira em cheio a boca do estômago do defensor, que rolou pelo chão gritando de dor. A partida foi paralisada, e os maqueiros entraram em campo, levando Lowe para uma ambulância que aguardava. Na sequência, Thomas levou cartão vermelho e saiu de campo sob vaias dos torcedores do Chesterfield.

- Ele tentou dar um lençol, mas perdeu o controle da bola e acertou a barriga do zagueiro - analisou Highsmith. - Futebol é esporte de contato, pancadas e lesões acontecem; ninguém vai preso por um encontrão fortuito.

- Parker Thomas não perdeu o controle da bola - redarguiu Queen. - O que ele fez foi deliberado: um golpe mortal de capoeira, a arte marcial brasileira, denominado "ponteira".

- Capoeira? E onde Parker Thomas teria aprendido isso, sr. Queen? - Highsmith continuava cético.

- Inspetor, se tiver a curiosidade em abrir o currículo de Thomas, que está na internet, verá que ele residiu dois anos no Brasil... onde treinava capoeira - atalhou o detetive, desligando o DVD pelo controle remoto.

- Certo, certo - rendeu-se Highsmith, erguendo as mãos. - Mas por que Thomas faria isso?

- Isso cabe ao senhor investigar, inspetor - retrucou Queen.

* * *

Rhys Chambers, chefe da Polícia de Derbyshire, responsável por Chesterfield e adjacências, deu uma entrevista coletiva para explicar o porquê da prisão preventiva do atacante Parker Thomas.

- Tivemos a colaboração do inspetor Highsmith, da Polícia Metropolitana, e do seu consultor Ellery Queen, na solução deste caso - explicou Chambers perante os microfones. - O que pareceu ser um lance infeliz da partida entre Chesterfield e Aldershot Town, onde o zagueiro Eli Lowe veio a óbito após ser atingido por um violento chute na boca do estômago, revelou-se como uma vingança premeditada. Dois anos atrás, Lowe foi o pivô da separação entre Parker Thomas e Lily-Mae Walsh, sua então noiva. Várias testemunhas afirmam que Thomas prometeu vingar-se, e que o faria de um modo que pareceria um acidente.

Mãos pousadas no púlpito decorado com o brasão da Polícia de Derbyshire, ele complementou:

- Embora tenha ocorrido dentro de um campo de futebol, onde subentende-se que aqueles que participam da atividade esportiva consentem na possibilidade de sofrer lesões, é fato também que estas devem estar circunscritas àquelas previstas pelas regras do esporte, e pelo bom senso. Tentar transgredir estas regras, para escapar de uma punição fora das quatro linhas, é algo que temos que repudiar, embora caiba à justiça a palavra final. E que esta aplique uma punição exemplar ao acusado, se este for julgado culpado, para que casos vergonhosos como este não se repitam.

- [12-05-2019]