COMIDA ?! COMIDA !!!

COMIDA ?! COMIDA !!!

O conto que se segue surgiu durante aquela letargia que sucede ao acordar de madrugada para "esvaziar o tanque", necessidade que a velhice nos impõe, tanto quanto comer algo no meio da noite. Eu construíra novas palavras de recente desafio, até quase às 23 horas.

Voltando ao sonho, estava eu numa sala de aula, em escola e local indefinidos, explicando meu método de "garimpar" palavras -- do passatempo LOGOGAME (ou LEGOLETREX), de minha autoria -- quando um aluno incrédulo me desafia:

-- "Professor, o senhor não faz 40 palavras, a partir de COMIDA ! Isso é impossível !!!

Retruquei, irritado com aquele comentário ofensivo:

-- "Meu jovem, 40 faz você... eu faço 50, 60 ! Só de 3 letras consigo criar umas 20 palavras" !

A gargalhada foi geral e reconheci que tinha exagerado... a contragosto admiti meu êrro:

-- "Está bem, umas 15 eu acho, dez palavras é certo ! (*1) É preciso um método, como fez Champollion séculos atrás... aliás, quem foi Champollion" ?!

Ninguém sabia, nunca ouviram falar do arqueólogo francês que desvendou a escrita egípcia, através da "Pedra de Roseta". Usando o longo quadro-negro -- que ía de uma ponta a outra da modesta sala de aula -- desenhei num canto dele 2 "tabelas", a de comparação e a de "inversão". Na primeira 3 colunas de sílabas, "decompondo" o termo CO-MI-DA. Ficou assim: 1) ca-ci-co; 2) ma-mi-mo; e 3) da-di-do e na de INVERSÃO escrevi 1) ac-ic-oc; 2) am-im-om; 3) ad-id-od; 4) ai-ao-ia-io-oa-oi; e finalmente 5) aio-aoi-iao-ioa-oai-oia.

Pronto, estava armado o "decifrador", o esquema, a "CHAVE", o "macete" para se formar palavras. Ninguém na sala deu 1 pio, estarrecidos com a simplicidade da solução. As palavras saltavam aos olhos, de forma clara e o alunado se expressando aos gritos:

-- "Moda, dica, doía, doma, cima, doam, mico, maio, adio, caio, doai, moía, macio... uma chuva de entusiasmo e participação. Mas o desafio fôra lançado, pelo menos 15 palavras com 3 letras. Já estavam com perto de 25 palavras, quando propuz "acharem" 2 ou 3 termos NOVOS entre os já anotados.

-- "Gente, tem palavras aqui no quadro gritando... eu quero sair, eu quero sair" !

Ninguém entendeu nada... ali, onde ?! Até que uma menina loira levantou a mão e apontou em seguida:

-- "Fessô", ali em MICO... de trás pra frente "vira" COMI" !

Fôra descoberta mais uma forma / fórmula para se criar novos vocábulos, lendo ao contrário a palavra por inteiro ou "dividida" em sílabas isoladas. Assim TOMA, lida ao contrário faz pouco sentido, mas "em separado" temos MA-TO, novo fonema e mais um "obstáculo" vencido.

-- "Quem não faltou às aulas de Química irá descobrir um metal nobre aqui, usando todas as letras. Êle "é assim" com o Níquel, andam sempre juntos" !

Um aluno mirrado, óculos "fundo de garrafa", lá do final da sala grita histérico:

-- "CÁDMIO", professor... é CÁDMIO" !

Eo sonho findou por aqui... o uso dos acentos TIL e AGUDO e o emprego das letras M e S (principalmente no verbos) "TRIPLICAM" as palavras a serem achadas !

"NATO" AZEVEDO (em 24/abril 2020, 4,30hs da manhã)

******************

OBS: (*1) embora fosse SONHO, me senti desafiado a encontrar MAIS DE 20 PALAVRAS de 3 letras... e achei 27 delas, além de 24 de 4 letras, 12 de 5 e mais 2 com 6 letras, fora a de base. Para os "filhos de São Tomé" SEGUEM TODAS as de 3 letras:

ado - aio - amo - cai - caí - cão - cio - coa - com - dai - daí - dão - dia - doa - dói - dom - íam - ida - ido - imã - imo - mão - mia - mio - moa - mói e (27) oca !!!