Riscos do comércio

O Vovozim - de pia e pio José Rodrigues - já beira os noventa, e reduziu a velocidade dos passos de forma marcante. Mas segue caminhando. Padaria, igreja, comércio e até hospital numa cidade de relevo tão acidentado - e passeios tão desaparelhados - como é Pitangui. Mas é o seu torrão.

Viúvo de quase três décadas, aguentou o rojão da solidão, com o filho único, que lhe dá mais que preocupação, não raro, amolação. Aposentado do ofício de barbeiro, abriu um pequeno comércio em cômodo adjacente à sua casa, no Beco dos Canudos. Pouco sortido é o seu estoque, mesclando alguma utilidade doméstica a guloseimas embaladas, e naturalmente, passando pela bebida, que reúne freguesia costumeira de três ou quatro empedernidos cervejeiros.

A cadeira de barbeiro Campanile, estrategicamente posta atrás do balcão, já sem a palhinha do assento é de mais de sete décadas, e se presta a avivar-lhe as reminiscências de um tempo longo já ido, e da qualidade do óleo que amacia seu soerguimento a pedal, nunca trocado, jacta-se o Fígaro de gerações de cabeças coroadas do burgo, enquanto se abaixa, e se reergue com o indicador direito empapado daquele sacro unguento.

A paucidade de meios e as franciscanas expoências não impediram um rosário de assaltos ao estabelecimento, cuja soma, atualizada, chegou a 23 ocorrências. E sem socorrência que devolva patrimônio ou dignidade.

A memória do Vovozim - assim chamado por mim, por ser filho de um probo e humilde Zé Vovô, é particularmente prodigiosa. Lembra-se praticamente do tudo que viu ou ouviu, ao longo da existência que se aproxima de sua décima década. O Hino do Expedicionário, que ouviu uma única vez pelo rádio - de terceiros - saudando o fim da Grande Guerra, até hoje é por ele cantado em perfeita afinação e gosto, ou se o freguês preferir, declamado em empostada voz.

Duma feita, relembra, com vivacidade, o assaltante levou-lhe toda a féria da jornada, 7,00 reais, e partiu na mesma bicicleta que o trouxera. Quando pego, um par de horas depois, e três esquinas acima, já havia torrado 2,00.

Para compensar as agruras do comércio, também afetado pela crise em que mergulhou o país, Vovozim recorre ao picado. Dos cigarros, passou ultimamente aos fósforos...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 27/04/2019
Código do texto: T6634011
Classificação de conteúdo: seguro