Será o Benedito...?
Rio do Peixe, ridupêch no linguajar popular, é uma comunidade rural dumas poucas dúzias de habitantes entre os municípios de Pitangui e de Papagaios, MG. Povo pio e devoto de São Benedito, enquanto se faziam os preparativos para a procissão anual do dito e benedito padroeiro, dão-se com a desgraça da imagem ir ao solo e se espatifar.
A forte comoção deu lugar a uma esperança: um dos circunstantes propôs uma engenhosa solução. Conhecia um menino do povoado que era a cara do santo estilhaçado. E localizar a criança e convencê-lo a entrar na dança, com todas as cautelas possíveis foi fácil. Era um passeio noturno de andor pelas quebradas empoeiradas do vilarejo.
Só que, entre os acompanhantes do cortejo, que já se punha bem andejo, um garoto, de olhos transfixos na imagem, cochichou pro pai que estava reconhecendo aquele santinho. Aos protestos do pai para que se calasse e que nada ousasse, nosso descobridor precoce, naquela ardente excitação da descoberta, não deu ouvidos e logo soltou um sonoro:
- Ô carrapicho!
Ah, pra quê...Enquanto toda a turba voltava seus olhos para o delator, colheu o santificado Benedito em pleno furor reator, gesticulando e bradando:
- Carrapicho é a luta que te feriu!