Uma vaca solta na cidade

Um dia uma vaca desapareceu do pasto. O dono mandou o vaqueiro procura-la. Levasse o tempo que levasse. Encontrasse vestígios do animal, qualquer sinal dela. Ele juntou mais seis pessoas e saíram em incursão pela mata à procura da vaca. Os cães caçadores iam à frente farejando qualquer coisa que se mexesse, enquanto os sete destemidos peões os seguiam desconfiados. Nada encontraram, senão pequenos roedores que corriam assustados para suas tocas. A vaca não estava no mato, ela tinha ido para a cidade.

Lá na cidade, quando o dia amanheceu, ela apareceu no meio da rua, assustando muita gente. Alguém viu a vaca e pensou que fosse miragem. Mas não era. Um cachorro latiu para denunciar o que via. O latido não assustou a vaca. Sempre de olho nos carros que passavam buzinando e jogando vento na sua cara ela esperou um tempo para atravessar a rua. Ela foi se irritando, acabou ficando zangada e começou a ameaçar os motoristas, motoqueiros, avançando até contra os pedestres. Pessoas corriam, crianças eram levadas para dentro de casa.

A moça da papelaria ao ouvir umas pisadas pensou que fosse algum cliente, mas notou que aquilo não tinha nada parecido com o andar de uma pessoa, eram pesados de mais para ser humano. Abriu a porta para ver o que era. Fico paralisada, quase sem respirar, quando a vaca sem pedir licença entrou na papelaria, derrubando produtos pelo chão. Ainda bem que a moça não ficou ferida.

O corpo de bombeiro foi chamado às pressas para resgatar a vaca que segundo diziam, ocupara um terminal de ônibus. Quando chegou, ela já não estava. Todo mundo via uma vaca transitando pelas ruas e avenidas dos bairros da cidade, mas, eles não a encontravam. Ninguém sabia dizer onde a viu, mas, tinha informações de estragos ou de alguma pessoa ferida por ela. Quanto mais a vaca andava pelas ruas mais se estressava devido a presença dos carros e das pessoas. Nervosa avançava sobre os carros, motocicletas e pedestres.

Diante de todo esse reboliço, muitas informações desencontradas chegaram aos bombeiros. Uma mulher disse que viu uma vaca fantasma ou um touro gigante que parecia um elefante. Disse um senhor que a vaca andava lá pelas bandas do córrego, por que vocês não vão lá ver. Um velho explicou que viu alguma coisa parecida com uma vaca. Ela estava lá no seu bairro com as tetas cheias, berrando pelo bezerro. Não esperou nenhum segundo e correu feito louco para chegar até os bombeiros e contar. Muito bem disse o bombeiro, temos que ir conferir. Vamos caçá-la e depois procurar o dono.

Entraram na viatura e seguiram pela rua em direção ao local onde disseram que a vaca foi vista. Lá, souberam que a vaca já estava em outro bairro. Ouviram gritos e viram a correria das pessoas com a vaca os seguindo sem a menor pressa. Pé ante pé os bombeiros aproximaram dela, orientando as pessoas e se preparando para laçar o animal. A vaca ao ser atingida pelo laço ficou quieta e não ameaçou ninguém. Examinaram-na tentando conseguir alguma marca que pudesse levar ao dono, mas não a encontraram. Várias pessoas saíram de suas casas e rodearam os bombeiros como se avisassem que a missão deles tinha sido cumprida. O comandante agradeceu o apoio. A notícia se espalhou. Apareceu no rádio, nos jornais e na televisão. O fazendeiro, dono da vaca, viu e ouviu a noticia dela no telejornal noite. Teria que pagar os estragos. Nesta noite, seu sono se evadiu. Ele nunca procurou a vaca.