Venial orvalhar
Quando adentrei a igreja-catedral de Santo Henrique, às 7:32 daquela manhã de abril foi que desempatou o placar: cinco atendentes para quatro celebrantes. Digo atendentes e não fiéis, em respeito, do fundo do peito, por achar um tanto intrusiva a questão de fidelidade, esse foro tão-íntimo, e por vezes, tão último.
Reduzidos numericamente, os celebrantes reagiram e começaram a mostrar - do altar - ao que vieram. Eu, que de finlandês nada sei, boiei, mas pelo seu gestual e mais ainda pela sua compunção, senti-os todos ajustados à sua sacra função, paramentados que estavam para a propícia ocasião.
Dos demais - digo das, pois eram 4 mulheres - atendentes, só os costados lhes vi, sentado que me posicionara no último banco da metade direita, porquanto elas, como um grupo de ovelhas, se juntavam em porção mais dianteira, na metade esquerda. E das quatro, três portavam hábitos cinza escuro, indicativos de que pertenciam a uma mesma ordem religiosa. Já a quarta, só se lhes diferia por pela cabeça descoberta que exibia lustrosas madeixas da cor do mel, tanto sóbrias,
quanto channel.
Essa conjunção matinal, para louvar o Senhor, para se meditar, ou seja o que for, às terças e quintas, não é incomum. Mas, em geral, até em dias invernais, vai a congregação a 20, ou mais. A igreja-catedral, com sua nave retangular, quase quadrada, teto elevado, exibindo um trabalho de madeira de austero e vero lavor, comporta umas 250 almas
confortavelmente assentadas, em seus bancos de madeira - e genuflexórios acolchoados, de primeira. O aspecto mais saliente, contudo, é o de despojamento interior, mais próximo de um templo luterano, não fossem as três imagens de madeira: mãe e filho, o Cristo crucificado, e o santo padroeiro, Henrique, entronizado - além dos vitrais e os quadros, de latão, creio, cristão, da via-sacra.
A missa prossegue sem sobressaltos, sem cantoria e até sem que se registre a entrada de mais algum atendente, expiante ou espiante que o monocórdio torpor
dali espante. Da oitiva leitura do celebrante principal, do qual se destaca u'a calva
original percebo que o Evangelho lido é o de João e que num finlandês que me cala
ou abala, o nome de Deus é Jumala. Proparóxitono: iúmala.
O gesto altivo da irmã do meio, no seu rápido e único volteio, da cabeça um
simples meneio, é que de fé me deixa cheio: me incendeio.
Retiro-me, subrepticiamente, antes que se compartam o pão e o vinho dos anjos, que costuma ter participação maciça. Tenho o trabalho a me esperar - e um leve, conquanto breve, venial orvalhar.