O Fantasma

Um pano branco flutuante que insistia em segui-lo aonde quer que fosse. Por vezes cochichava coisas, mas preferia mesmo apenas rodeá-lo e ficar à espreita. Nunca soube a razão. Tinha um fantasma em seu encalço e já nem mais parecia ligar; se acostumou com sua presença há anos.

Já o tratava até como amigo. Sim, era amigo de um fantasma.

Tentava, perguntava algumas coisas, contudo... apenas os mesmos cochichos - e até algumas risadinhas. Via que uma aura de luz fraca era o que dava forma para o pano sobrevoar o ambiente. Um dia achou ter visto o rosto do tal amigo, mas este fez o tecido cobri-lo rapidamente.

Uma coisa tinha percebido: enquanto dormia, o fantasma parecia descansar também. Se alocava num cantinho da casa e ficava pairando, quieto.

Certo dia resolveu pegá-lo e enfim ver - ao menos - a sua face. Levantou-se de madrugada, sem fazer barulho algum. De supetão, deu um susto no amigo, mas este conseguiu tapar o rosto com suas mãos tênues.

Era um mistério.

Tentou por muito tempo, até desistir - mesmo com a curiosidade. Vez ou outra pedia para que ele mostrasse a cara... ouvia risadas. Com a vivência tomou a certeza que se tratava de um espírito jovem.

Só ele podia vê-lo... isso acarretou alguns problemas em sua vida. A vizinhança o tinha como louco, perdera alguns empregos por causa dos colegas assustados com o "perturbado". Para qualquer pessoa ciente da situação, aquilo era um problema gigantesco.

O próprio fantasma disse, certo dia: - Se achas que te atrapalho... basta pedir que eu vá e nunca mais me verá.

Nunca cogitou mandá-lo embora.

Era o seu único amigo na vida, a única pessoa com quem podia sentir-se feliz. Por mais estranho que seja, antes dele chegar, já via outros "fantasmas". Mas este era diferente...

Não ouvia as gritarias.

Não sentia o ódio.

Nem medo.

Este chegou e fez nele surgir um sentimento que não sentia desde criança, quando o primeiro dos maus fantasmas chegou e levou consigo sua alegria.

Agora, este resgatara...

O rosto que tinha quando era apenas uma criança feliz...

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 16/03/2021
Código do texto: T7208665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.