Oiampibi - Terror folclórico

Estávamos numa região fronteiriça deste país, mais precisamente em Oiampibi, no extremo norte do país. Fomos enviados para estudar a região para melhor integração e a criação de um plano de povoamento; além de mim, mais cinco especialistas.

Um lugar de clima complicado...

Uma hora chovia em demasia, outrora fazia uma quentura infernal. Além disso, ainda havia terra barrenta por toda a parte e mosquitos irritantes; fomos quase que obrigados a vestirmos roupas longas por conta disso, sem falar nas tais botas ridículas.

Mas essa fora a nossa escolha.

Bem na fronteira existia um rio, bem extenso por sinal. Meus companheiros falaram que ele corre por toda a cidade e até mais; só desembocava lá para baixo, onde havia mais umas duas ou três cidades, ao que parecia.

Fazia uns quatro dia que lá estávamos.

Baixou o sol e veio a lua, hora de voltarmos ao ponto: um edifício simples para alguns depósitos de suprimentos para os trabalhadores e moradores. Improvisaram este lugar para nós.

Acendemos uma fogueira e conversamos.

José Ferreira disse-nos ter apurado pouca coisa, apenas o mesmo de sempre: muita mata, muito barro e alguns poucos nativos já acostumados com a nossa presença. Sóstenes idem e João Estácio idem.

Parecia que seria mais uma noite qualquer.

Até Miguel abrir a boca...

Disse ter visto algo aterrorizante em seu posto de reconhecimento. Um homem meio alto e de porte tão robusto que amedrontava qualquer um. O que mais chamou atenção foi o detalhe que deu: tinha a aparência de um tronco de madeira, madeira alaranjada.

- Conversa, homem...

Insistiu no que dizia, ainda foi além: - Eu juro! Ainda o vi cuspindo fogo. S'eu não tivesse corrido dali eu teria virado churrasco! - riram dele.

- E porque não voltou antes? Ficou lá na mata correndo perigo por quê? - Sóstenes questionou.

- Eu fugi desordenadamente, lá raciocinei em algo, só queria sair vivo, ora! Fui para qualquer direção e acabei perdendo-me. Só fui me encontrar quando vi um índio amigo.

- Então tá! E eu vi uma onça alada. - disse José.

Mais uma vez riram.

Depois da conversa tratamos todos de dormir, resolvi não falar muita coisa - como sempre. Diferente de Miguel, eu não tinha tanta criatividade e muito menos vi algo de interessante na exploração.

Ê, sono... Ê, sonho...

Devo, mesmo não tendo prestado a devida atenção, ter absorvido a história do colega. Sonhei com o tal homem, vi ele vindo até mim, durante o dia, e me observando enquanto cipós me prendiam na floresta. Acordei até com falta de ar e o corpo formigando.

Tomei meu fôlego de volta e fui me vestir para mais um dia.

Sempre à beira do rio, era tranquilo o ambiente. Este dia foi como qualquer outro, a única coisa diferente que vi, antes do anoitecer, foi um nativo passando numa canoa. Era bem amistosa a relação entre nós.

Quando novamente o sol se foi, rumei, mais uma vez, para o depósito.

O percurso era de trinta minutos, já fazia duas horas que eu estava caminhando reto. O desespero tomou conta de mim quando percebi que a lua já riscava o alto do céu; eu já estaria lá há muito tempo. A escuridão crescia à densidade das tatajubas e outras vegetações amazônicas.

Onde eu estava?

Gritei, gritei e gritei. Ninguém surgiu. Sequer um dos guarampis apareceu. Estava sozinho. Perdido. Cansado. Com medo. Fui ao pé de uma árvore que pareceu-me aconchegante na hora e acoquei lá, na esperança de alguém vir me buscar.

Por trás do introvertido homem respeitado, havia alguém frágil.

Engoli em seco, já aceitando que ninguém viria. Esperei o Sol vir, então. Com o tempo, peguei no sono e fechei os olhos. Um arrepio. Levantei-me de supetão ao sentir um troço meio pegajoso encostar em meu pescoço. Não vi nada, mesmo forçando a visão.

Outro arrepio, agora em meus pés.

- Será possível que estou endoidando?

Foi quando vir rastejar até mim a temida surucutinga. Os nossos amigos da terra nos falaram sobre ela... Só uma picada... Tentei fugir, mas quando percebi...

Estava preso, igual no sonho.

Fiquei sem voz de tanta agonia, a maldita parou, mas para aguçar o meu desespero vi ela deformando-se. Algo dentro dela se mexia e inchava. Seu tamanho aumentava até ficar do meu, então, vi nela surgir braços e pernas, até dar forma a um homem.

Era ele...

A pele feito madeira, bafou um ar quente contra mim e um grito soltou.

"Ianejar! Ianejar!"

Guarampis..., assim gritavam também...

Soltou fogo no chão, formando um círculo. As labaredas logo começaram a consumir algumas árvores, chegaram nos cipós que me amarravam e já podia sentir o calor, ali eu morreria.

Quando já era dia, estava ali uma multidão diante de mim.

Nada entendi... O que acontecera, afinal? Médicos e curandeiros cuidaram de mim nos outros dias. Queimaduras nos braços e nas pernas.

Na minha cabeça só se ouvia: Ianejar! Ianejar!

~

conto despretensioso;

Oiampibi é Oiapoque;

baseado na cultura oiampi.

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 28/02/2021
Código do texto: T7195434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.