Coragem
- Sairemos vivos?
Não foi respondido, não pela voz, só atentou ao semblante sério. Percebeu que tinha mais chance de morrer do que viver, se desesperar em nada ajudaria.
Noite, noite, noite de céu nublado. Um brado na boca da mata, olhar atento na canoa, estavam perdidos e em perigo. O inevitável desespero tomou conta do mais novo... Dois olhos vermelhos e bem grandes apareceram atrás dos arbustos, encarando-os. A vontade que tinha era de gritar, mas teve a boca tampada, o robusto velho continuava sério e segurava uma faca.
Mesmo em total desvantagem, demonstrou coragem.
Aquele jovem viu a cena e sentiu-se ridículo, decidiu se conter e tentou ser como o mais velho.
Outro grito, arrepio em todo o corpo.
Estava nervoso, a raiz de uma árvore era quem impedia que a canoa fosse para a cachoeira alta e morressem ao mesmo tempo que aquela monstruosidade ameaçava-os.
Era morrer ou morrer, assim pensava. Mentalidade de derrotado... Sentiu um tapa e viu o olhar enraivecido. O velho pulou e caiu no chão da mata, enfrentaria o ser, sozinho.
O final não pôde ser diferente, então...
Viu o sangue escorrer na água, não pensou duas vezes, cortou a raiz e a corrente o levou em direção a cachoeira...
Caiu, mas com um peso em seu pensamento que parecia mais doloroso que a própria morte, triste fim, triste culpa que sentia.