O expurgo do invasor.

Synìliê nilê irê... Synìliê nilê irê...

Nunca cessava a maldição, proferida em canção...

Tanto tempo preso, capturado pelo inimigo. Em seu calabouço já não clamava piedade, nem sequer reclamava, habituou-se à prisão. Quem um dia foi muito importante para as pessoas, agora, num local distante sofria o peso do ostracismo.

Conseguia ouvir até mesmo as árvores do lado de fora, livres, e as folhas que delas caíam. Seu único tecido, degastado, às vezes era a única coisa que tinha para comer. Tamanho castigo, ora, não morreria de fome e nem de sede, mas beiraria a morte, para sofrer o máximo possível.

Synìliê nilê irê... Synìliê nilê irê...

Lembrava-se da embarcação e de sua tripulação, antes de cair do navio e ser esquecido ao mar. Acordou na ilha e dela fez abrigo. Comeu e bebeu, até que não pôde mais, quem era soberano ali encontrou o forasteiro que trazia a marca da destruição.

Desde este dia que caiu em ruína, sua vida foi perdida naquela clausura infernal. Todos os dias via o chão escuro de sua cela virar um portal de fogo e lembrava-se do lugar onde estava: o Inferno.

Synìliê nilê irê... Synìliê nilê irê...

O dia tão aguardado chegou, todos festejando. Crianças reunidas, mulheres com trajes e palhas na cabeça, os homens carregavam a comida. Num círculo foi colocado, todos rezaram à Synìliê e ela se fez presente.

Uma lança flamejante acertou o seu peito, o sangue escorreu, o fogo surgiu. Grande labareda, aceita a oferenda, festa geral. Maculou o chão, trouxe a impureza, agora, a expurgação traria a paz. A todos saciou, foi o fim de um homem navegador...

Synìliê nilê irê... Synìliê nilê irê...

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 28/08/2020
Código do texto: T7048914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.