A ODISSEIA NA ESCURIDÃO

GUSTAVO QUANDO CRIANÇA SEMPRE FOI MUITO MIMADO, OS PAIS AGORA QUE TINHAM BOAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS QUERIA DAR AO FILHO TUDO QUE NÃO TIVERAM NA VIDA ATENDENDO INCONDICIONALMENTE TODO E QUALQUER PEDIDO DO FILHO. DEPOIS DA MORTE DO PATRIARCA, A FAMÍLIA ENTROU EM DECADÊNCIA E PASSOU A VIVER EM UMA POBREZA EXTREMA. A MÃE DE GUSTAVO VIROU ALCOÓLATRA E ABANDONOU O FILHO À PRÓPRIA SORTE. GUSTAVO PASSOU A SER CRIADO POR UM TIO ABUSADOR QUE O ESPANCAVA DIARIAMENTE E O OBRIGAVA A ROUBAR E MENDIGAR NAS RUAS.

BIA (BEATRIZ) É FILHA DE MÃE SOLTEIRA. A MÃE TRABALHAVA EM DOIS EMPREGOS PARA SUSTENTAR A CASA, QUANDO SE CASOU COM UM POLICIAL MILITAR APOSENTADO. O CASAMENTO, MUITO FELIZ E APAIXONADO NO INÍCIO. BIA VIA NO PADRASTO O PAI QUE ELA NUNCA TEVE. ELE ERA SEMPRE MUITO ZELOSO COM A MENINA, A LEVAVA E BUSCAVA NA ESCOLA, QUASE SEMPRE LHE TRAZIA PRESENTES, ELA ERA TRATADA COMO UMA PRINCESA PELO PADRASTO. ATÉ QUE TUDO MUDOU, ELE MUDOU, PASSOU A FICAR MUITO AGRESSIVO COM A MULHER. E QUANDO A MENINA FEZ 11 ANOS COMEÇOU A ESTUPRÁ-LA QUASE QUE FREQUENTEMENTE ATÉ SEUS 15 ANOS, QUANDO ELE DESAPARECEU COMPLETAMENTE DE SUAS VIDAS SEM DEIXAR VESTÍGIOS DE SEU PARADEIRO, APENAS FERIDAS ABERTAS E MÁGOAS INCURÁVEIS. BIA NUNCA CONTOU À MÃE SOBRE OS ABUSOS, SUA MÃE JÁ CARREGAVA UM FARDO MUITO PESADO, E CERTAMENTE NÃO AGUENTARIA SABER QUE ALGO DE TÃO TERRÍVEL ACONTECERA COM A FILHA DIANTE DE SEUS OLHOS.

PETRUS É UMA RAPAZ TÍMIDO E DESAJEITADO. ELE VÊ NOS DOIS ÚNICOS AMIGOS QUE TEM UM ESCAPE DA FATIGANTE VIDA QUE LEVA. E FAZ DE TUDO PARA SER ACEITO NO GRUPO MESMO NÃO CONCORDANDO COM ALGUMAS DAS COISAS QUE OS AMIGOS FAZEM PARA SE DIVERTIR. EM CASA PETRUS CUIDA DOS TRÊS IRMÃOS MENORES. COMO SEUS PAIS SEMPRE FORAM AUSENTES ESTANDO SEMPRE OCUPADOS COM O TRABALHO, E NOS RAROS MOMENTOS QUE ESTÃO EM CASA SÃO FRIOS E DISTANTES COM OS FILHOS, PETRUS MEIO QUE TOMOU O PAPEL DE PAI E MÃE DOS IRMÃOS PARA SI.

NAQUELA TARDE PETRUS MESMO TENDO QUE CAMINHAR 5 KM ATENDEU PRONTAMENTE O CHAMADO DE BIA E FOI AO SEU ENCONTRO NA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ELE FAZIA DE TUDO PARA AGRADÁ-LA ENQUANTO SECRETAMENTE NUTRIA UMA PAIXÃO ARREBATADORA PELA AMIGA, MAS NUNCA TEVE CORAGEM DE DECLARAR SEU AMOR À GAROTA. AO CHEGAR NA ESTAÇÃO BIA JÁ ESTAVA LÁ ESPERANDO PELOS DOIS AMIGOS. ELE SENTOU-SE AO SEU LADOS NOS TRILHOS ENFERRUJADOS E OS DOIS TIVERAM O QUE SE PODE CHAMAR DE UMA CURTA E ESTRANHA CONVERSA UNILATERAL EM QUE BIA FALAVA UMAS PALAVRAS VAGAS E PETRUS RESPONDIA COM OUTRAS POUCAS PALAVRAS VAGAS E BALANÇADOS COM A CABEÇA. MESMO QUE INTERNAMENTE QUISESSE DERRAMAR UMA LADAINHA DE ADORAÇÃO À SUA AMADA, ELE SE SENTIA MUDO E IMPOTENTE. LOGO O OUTRO AMIGO CHEGOU PARA QUEBRAR O SILÊNCIO DAS PALAVRAS DE AMOR NÃO DITAS E BALANÇADOS DE CABEÇA, GUSTAVO DIRIGIA UM CARRO EXTRAVAGANTEMENTE VERMELHO QUE SEGUNDO ELE PEGARA EMPRESTADO DE UMA TIA. OS DOIS ENTRARAM NO CARRO E SEGUIRAM PELA ESTRADA QUE BEIRAVA A FERROVIA. OS VIDROS ESTAVAM FECHADOS PARA CONTER A FUMAÇA DA MARIJUANA QUE TRANSFORMOU O VEÍCULO EM UMA CHAMINÉ AMBULANTE, A GARRAFA DE WHISKY ROUBADA DO MERCADO NO DIA ANTERIOR JÁ ESTAVA QUASE VAZIA, SUAS MENTES VIAJAVAM ENQUANTO SLIPKNOT ESTOURAVA OS AUTOFALANTES, GUSTAVO QUERIA EXPLORAR A POTÊNCIA MÁXIMA DO MOTOR FAZENDO O CARRO QUASE QUE DECOLAR DA PISTA. UMA BATIDA REPENTINA SEGUIDA DE UMA FREADA BRUSCA PÔS UM FIM AO MOMENTO DE ADRENALINA DO TRIO, UM CORPO MORTO NO CHÃO OS AGUARDAVA ANSIOSO EM FRENTE AO CARRO, O SANGUE NA LATARIA FOI OFUSCADO PELO VERMELHO EXTRAVAGANTE DA PINTURA.

-O que você pensa que está fazendo?

-Ligando pra a ambulância.

-Você tá doido Petrus? Porra, você sabe que merda é essa? Isso se chama ho-mi-cí-dio seu idiota burro.

-QUE PORRA! -GRITOU BIA AO DESCER CAMBALEANDO DO CARRO, ELA PASSA A MÃO NA TESTA E VÊ QUE ESTÁ HÚMIDA, POSSIVELMENTE SANGUE. SE ENCOSTA NO CARRO PARA NÃO CAIR, SUAS PERNAS NAQUELE MOMENTO NÃO QUERIAM FAZER SEU TRABALHO DE A MANTER DE PÉ. UM JATO DE VÔMITO JORRA SOB O CAPÔ VERMELHO EXTRAVAGANTE DO CARRO COMO UM VULCÃO INCONTROLÁVEL EM ERUPÇÃO, O VÔMITO ERA QUASE QUE COMPLETAMENTE COMPOSTO DE WHISKY E SALGADINHOS PARCIALMENTE DIGERIDOS. ELA LIMPA A BOCA NA BLUSA PRETA QUE IRONICAMENTE ESTÁ ESCRITO "ALWAYS DRUNK", CONFUSA BIA AINDA NÃO HAVIA PERCEBIDO QUE AQUELE BORRÃO AMORFO CAÍDO EM FRENTE AO CARRO ERA UM CORPO DE UMA PESSOA.

-MEU DEUS! ELA MORREU? -PERGUNTOU BIA, AINDA SENTIDO O VÔMITO ÁCIDO LHE QUEIMAR A GARGANTA. AO CHECAR O CORPO GUSTAVO VÊ QUE A MENINA QUE APARENTAVA TER ENTRE 9 E 10 ANOS NÃO SE MEXIA, NEM RESPIRAVA, E SEU PESCOÇO PARECIA ESTAR QUEBRADO. BIA NOVAMENTE PERDE O EQUILÍBRIO CAI NO CHÃO, DESSA VEZ EM PRANTOS.

-O QUE A GENTE VAI FAZER AGORA. -PERGUNTOU PETRUS DESESPERADO AO AMIGO.

-Eu não sei cara, eu não sei. Porque é que vocês tão me perguntando essas merdas, porra? Eu não sei. Vamos cair fora daqui antes que alguém apareça. Tá escuro, ninguém vai saber que foi a gente.

-Mas e ela, e a menina, vamos deixar ela aí mesmo?

-Petrus, deixa ela aí, já tá morta mesmo, não dá pra fazer porra nenhuma por ela mais cara. Agora é salvar a nossa pele. Espera, espera você tem razão, é melhor a gente dar um jeito no corpo, se alguém encontrar ela aqui vai dar merda pra gente.

-DAR UM JEITO? -PERGUNTA BIA CHORANDO.

-Você tá doido cara, a gente vai fazer o que com ela, eu não falei de dar jeito nenhum em corpo?

-Eu vou pensar em alguma coisa. Bota ela no carro Petrus.

-Eu não vou tocar nela.

-Porra. Você tá com medinho de pegar nela?

-OLHA AQUI, É SÓ MORTE, NADA DE TÃO ASSUSTADOR. -DISSE GUSTAVO SEGURANDO O CORPO DA MENINA NOS BRAÇOS.

-Eu vou abrir a mala então.

-Não, a mala não. Tá quebrado, não abre. Pode abrir a porta de trás, ela vai pegar uma carona com a gente.

-E quem você tá achando que vai sentar ali atrás com ela?

-Você Petrus, é claro. Ou você acha que eu vou.

-Relaxa cara, você pode sentar comigo na frente.

-Porra nenhuma, ele vai aqui com a morta. Deixa de ser medroso e sobe nessa porra Petrus. Ou talvez você queira dizer pra Bia que quer ir sentado no colo dela porque não é homem suficiente pra ficar perto da menina morta.

-Você não precisa fazer isso Petrus, o Gustavo é um babaca.

-Eu sou o quê, sua puta? Vamos subam nessa porra logo e deixem de frescura, ou vocês querem esperar a polícia chegar?

-Pra onde vamos.

-Relaxa, relaxa curte o momento, eu conheço um lugar bom pra deixar nossa amiginha aqui.

-Não seja cuzão Gustavo ela é só uma criança. Você deveria ter o mínimo de respeito.

-Você vai parar aqui porquê?

-É rapidinho, só vou pegar uma cerveja.

-Pegar? Puta que pariu.

-É, PEGAR. -RESPONDE GUSTAVO LEVANTANDO A CAMISA E MOSTRANDO UM REVÓLVER. ELE VAI ATÉ A O POSTO DE GASOLINA, PEGA UMA CAIXA DE CERVEJA E UMA GARRAFA DE O WHISKY.

-São R$ 79,50 Senhor. Mais alguma coisa?

-A porra da grana seria bom, seu filho da puta.

-Por favor senhor, por favor eu tenho uma filha para criar.

-E eu lá quero saber da puta da tua filha. Anda, passa essa porra pra cá.

A PORTA DO DEPÓSITO SUBITAMENTE SE ABRE ASSUSTANDO GUSTAVO QUE INVOLUNTARIAMENTE PUXA O GATILHO MATANDO O HOMEM COM UM TIRO NO PEITO A QUEIMA ROUPA . UMA ADOLESCENTE CORRE PELA PORTA E SE PÕE A CHORAR EM CIMA DO CORPO.

-Desculpe eu não queria fazer isso, desculpe, você me assustou. Eu não tive culpa

GUSTAVO PEGA AS BEBIDAS E O DINHEIRO E VAI EMBORA, ANTES DE SAIR PROCURA POR C MERAS DE SEGURANÇA NA LOJA QUE PODERIAM TER FILMADO ELE MATANDO AQUELE HOMEM, MAS APARENTEMENTE NÃO HAVIA NENHUMA. ANTES DE CRUZAR A PORTA ELE DECIDE VOLTAR, DÁ DOIS TIROS NA MENINA QUE MORREU NA HORA ABRAÇADA COM O PAI. OS AMIGOS SAEM DO CARRO E VÊM AO SEU ENCONTRO ASSUSTADOS COM OS DISPAROS.

-Vamos, vamos. Entrem na porra do carro. Você dirige Bia.

-Que merda foi aquela lá? Nós ouvimos tiros.

-Não foi nada.

-Como nada. Eu ouvi três tiros.

-O cara não queria me dar a grana. Eu tive que dar uns tiros pra cima pra assustar o filho da puta. Nada demais.

BIA SABIA QUE GUSTAVO ESTAVA MENTIDO SOBRE O QUE ACONTECEU NA LOJA, A EXPRESSÃO DE P NICO EM SEU ROSTO CONTRADIZIAM TODAS AS SUAS PALAVRAS VAZIAS DE VERDADE.

O DIA JÁ ESTAVA AMANHECENDO QUANDO ELES CHEGARAM A UM RIO NO MEIO DO NADA. GUSTAVO TINHA A CHAVE DO CADEADO DE UM BARRACO DE MADEIRA CAINDO AOS PEDAÇOS. ELE PEGA UMA PÁ NO BARRACO E VEM AO ENCONTRO DOS AMIGOS.

-Eu matei eles.

-O quê?

-Eu matei duas pessoas, na loja, um homem e a filha dele. Eu matei eles. Eu não tive culpa tudo aconteceu muito rápido.

-Bia se mantém calada, sem pronunciar uma palavra. Ela já sabia que algo muito grave tinha acontecido naquela loja, só faltavam os detalhes.

-Não, não isso não tá certo. Nós não podemos fazer isso.

-Caaalma Petrus, agora não adianta mais se desesperar, o que tá feito tá feito.

-Como calma, você acabou de matar duas pessoas inocentes, e tem o corpo de uma criança de 10 anos no banco de trás da porra do seu carro. E você me pede calma. Como é que eu posso ficar calmo seu desgraçado assassino?

-Olha, o que aconteceu aconteceu, foi uma fatalidade, eu não tive culpa, nós não tivemos culpa. Agora você tem que entender que eu não obriguei ninguém e entrar na porra desse carro, vocês tão aqui por vontade própria. Querendo ou não vocês estão presos nessa merda comigo.

-Ele tem razão Petrus, o que foi feito, já foi feito.

BATIDAS E GEMIDOS SÃO OUVIDOS VINDOS DO PORTA MALAS DO CARRO, BIA VAI VERIFICAR. GUSTAVO ERGUE AS MÃOS À CABEÇA EM UM CLARO SINAL DE DESESPERO.

-Tem alguma coisa aqui dentro.

MAIS GEMIDOS E BATIDAS SÃO OUVIDOS

-Hummm. Não, você não vai querer abrir isso aí.

-O que é que tem aqui dentro Gustavo? Meu Deus.

AO ABRIR A MALA DO CARRO BIA ENCONTRA UMA MULHER GRÁVIDA AMORDAÇADA E COM AS MÃOS E PÉS AMARRADOS.

-Bem, vocês lembram quando eu disse que peguei o carro emprestado da minha tia? Hummm. É que eu posso não ter contado toda a verdade sobre o carro a vocês, eu não queria que vocês ficassem grilados. Eu roubei o carro, infelizmente com ela dentro. Agora temos que decidir o que fazer com ela.

-Caralho, eu não acredito nisso Gustavo. Você fodeu com as nossas vidas seu desgraçado, nós vamos pra a cadeia. Estamos ferrados.

-Calma, a gente vai resolver isso.

-Ninguém precisa ir pra cadeia não. A gente vai resolver. -Só precisamos resolver o que fazer com ela. Lá na loja eu conferi se tinha câmeras e estava tudo limpeza, ninguém viu a gente, só ela sabe o que aconteceu.

-Olha moça eu vou tirar isso da sua boca. Tá? Agora, se você gritar eu vou pegar essa arma aqui e te encher de bala. Você promete que não vai gritar?

A MULHER BALANÇA A CABEÇA CONCORDANDO EM NÃO GRITAR. BIA PEGA UMA GARRAFA DE ÁGUA NO CARRO E DÁ UM GOLE A MULHER QUE BEBE TUDO MUITO RÁPIDO CHEGANDO A SE ENGASGAR.

-Eu não vou contar para ninguém. Eu prometo. Por favor, vocês podem ficar com o carro, eu não vou dizer nada a polícia.

-Hummm, não é tão simples assim moça. Tem muito mais coisa em jogo aqui.

PETRUS PERMANECE SENTADO NA PORTA DO PASSAGEIRO DO CARRO, AGORA ELE JÁ NEM SE IMPORTA MAIS SE TEM OU NÃO O CORPO DE UMA CRIANÇA MORTA ALI, NA VERDADE ELE ATÉ PREFERE ESTAR ALI DO QUE TER DE DISCUTIR SOBRE MATAR UMA MULHER GRÁVIDA. GUSTAVO LEVANTA E VAI ATÉ ELE

-E aí cara? Olha eu sei que você tá grilado com o lance da grávida e tal, mas a gente precisa tomar essa decisão, estamos todos nadando nessa merda agora cara.

-Isso é errado. Muito errado. E você sabe.

-Então você não acha que devemos matar ela? Você prefere correr o risco?

-Meu nome é Bia, Beatriz. Não se preocupe isso vai acabar logo. Você já sabe o que é? O sexo do bebé?

-É um menino. Rafael, o nome dele.

-Quantos meses?

-Eu estou no sétimo mês.

-E o pai?

-Ele me deixou quando soube da gravidez. Vocês vão me matar?

-Não, isso não vai acontecer, eu prometo. Nós vamos dar um jeito de sair dessa, todos nós. Muito sangue já foi derramado hoje.

-Vocês mataram ela?

-Quem?

-A menina dentro do carro.

BIA QUERIA DIZER QUE NÃO, QUE FOI UM ACIDENTE, UMA FATALIDADE E QUE ELES NÃO TIVERAM CULPA, MAS ELA SABIA QUE AQUILO SERIA UMA GRANDE MENTIRA. ENTÃO ELA APENAS SE LEVANTA EM SILÊNCIO E VAI AO ENCONTRO DOS RAPAZES NO CARRO. -VAMOS FAZER O QUÊ COM ELA? PERGUNTOU BIA.

-O Petrus acha que devemos soltar ela.

-E o que você acha Gustavo?

-Eu acho que precisamos pensar melhor.

-Não, não. Vocês dois perderam a cabeça. Vocês são loucos. Eu não vou fazer mais parte disso, de jeito nenhum.

-Calma Petrus

-Eu juro que se você mandar eu ter calma de novo ou eu prometo que eu mesmo vou te matar. Eu tô fora, eu vou pra casa, façam o que vocês quiserem fazer. Eu tô cansado.

PETRUS DECIDE IR EMBORA E ABANDONAR OS AMIGOS ALI, ABANDONAR A BIA ALI. DEPOIS DE TODO AQUELE SANGUE ELE NÃO PODIA MAIS FAZER PARTE DAQUILO. AO CHEGAR NA SAÍDA DA CLAREIRA, ELE ESCUTA UM TIRO.

-ELES MATARAM ELA -PENSOU ELE.

PARA SEU ESPANTO AO SE VIRAR PETRUS SE DEPARA COM UMA CENA QUE ELE NUNCA IMAGINARIA VER NA VIDA, QUEM SEGURAVA A ARMA DO CRIME ERA BIA. ELE PÔDE VER CLARAMENTE NAS LÁGRIMAS QUE ESCORRIAM DE SEUS OLHOS QUE ELA ESTAVA ARREPENDIDA DO QUE ACABARA DE FAZER, MAS POR OUTRO LADO AQUELA JÁ NÃO ERA A MESMA BIA QUE ELE AMAVA PERDIDAMENTE, OU TALVEZ ELE NUNCA A CONHECEU DE VERDADE. PETRUS CAI NO CHÃO E O ROSTO DA SUA AMADA BANHADO EM LÁGRIMAS FOI A ÚLTIMA IMAGEM QUE ELE VIU ANTES DA LUZ SE APAGAR.

-Você sabia que ele te amava?

BIA NÃO RESPONDE A PERGUNTA DE GUSTAVO, ELA APENAS FINGE QUE NÃO OUVIU ENCARA O CORPO MORTO DE PETRUS ESTENDIDO NO CHÃO QUE ESTÁ A RETRIBUIR O OLHAR COMO SE QUISESSE DIZER ALGO.

-Bia! Bia? -Toma pega isso, aqui tem 900, é tudo que eu tenho. Cai fora daqui.

-Mas e o Petrus?

-Eu cuido dele. Eu arrastei vocês pra isso, tudo que aconteceu e que ainda vai acontecer aqui são minha responsabilidade.

BIA SABIA O QUE AQUELE "AINDA VAI ACONTECER SIGNIFICAVA", MAS ELA SÓ QUERIA SAIR DAQUELE INFERNO, MESMO QUE ÀS CUSTAS DE TRÊS VIDAS INOCENTES. ELA VAI ATÉ O CARRO PARA PEGAR SUAS COISAS, EVITANDO OLHAR PARA A MOÇA QUE ESTÁ SENTADA NO CHÃO LAMENTANDO PELO TRÁGICO DESTINO QUE AGUARDA POR ELA E SEU BEBÊ. BIA HAVIA PROMETIDO A ELA QUE TUDO FICARIA BEM, MAS AGORA POR MEIO DE SUAS PRÓPRIAS AÇÕES EGOÍSTAS AQUELA PROMESSA JÁ NÃO SERIA MAIS CUMPRIDA.

GUSTAVO FOI PRESO PELA POLÍCIA E ASSUMIU A AUTORIA PELOS ASSASSINATOS. ELE NUNCA REVELOU À POLÍCIA ONDE ENTERROU OS CORPOS. APÓS DIVERSAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO DENTRO DO PRESÍDIO, ELE FOI DIAGNOSTICADO COM INSANIDADE MENTAL E TRANSFERIDO PARA A ALA PSIQUIÁTRICA DO HOSPITAL SÃO MIGUEL ONDE PASSOU O RESTANTE DE SUA VIDA ATÉ QUE JÁ IDOSO FOI ASSASSINADO À PEDRADAS POR OUTRO PACIENTE DO LOCAL.

ALGUNS ANOS APÓS OS CRIMES TESTEMUNHAS RELATARAM QUE BIA TERIA RETORNADO À CIDADE E SE JOGADO DA ANTIGA PONTE FERROVIÁRIA EM UM MERGULHO MORTAL NO RIO. MAS O CORPO NUNCA FOI ENCONTRADO.

O QUE ACHOU DO CONTO? DEIXE UM COMENTÁRIO, AJUDA A SABER SE ACERTEI OU NÃO AO ESCREVER A ESTÓRIA.

TENHO OUTROS CONTOS:

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=209644

PARA QUEM QUISER ME SEGUIR:

Instagram ou Face: @jairosouza02

E-mail: jairosouza02@gmail.com

Chico Alhandra
Enviado por Chico Alhandra em 23/08/2019
Reeditado em 04/09/2019
Código do texto: T6726937
Classificação de conteúdo: seguro