Boa intenção

Jonas percorria o caminho até o açude há tanto tempo que não tinha interesse na paisagem a sua volta.

Neste dia foi diferente. Entre os mandacarus na beira da estrada encontrou um forasteiro desacordado. Olhando mais de perto, constatou que o homem estava desidratado e precisava de socorro rápido, antes que o sol da caatinga o matasse.

Com dificuldade, jogou o homem no lombo do jumento e acelerou o passo rumo à cidade.

Em casa, botou o estranho na rede e o deixou aos cuidados de sua esposa.

Os dias a seguir foram difíceis para o pobre - febre e delírios constantes - mas a esposa de Jonas não arredou pé e logo ele estava melhor.

Numa manhã, Jonas entrou no quarto e o estranho tomava canja sentado na beira da cama. Antes que dissesse alguma coisa o agradeceu ajoelhando-se a seus pés.

Homem simples, Jonas não soube como reagir mas ficou contente por ter a sua ajuda reconhecida.

Ao se levantar o homem foi logo dizendo:

“Sr. Jonas podes pedir o que quiser…”

O sertanejo sorriu e disse que não precisava de nada, estavam quites.

Agradecido, o forasteiro insistiu…

“O senhor não me entendeu, posso realizar o mais profundo desejo de sua alma, basta dizer”

Jonas desabafou:

“Eu gostaria, do fundo do coração, que o povoado deixasse de sofrer tanto, é muita seca, fome e doença, gostaria que tudo isso acabasse, não merecemos sofrer tanto”.

Com satisfação o estranho decretou:

“Está feito. Assim que eu partir o sofrimento será varrido desta cidade.”

No dia da partida o casal esperou na porta da casa até perder o homem de vista na poeira da estrada.

Ainda riam lembrando-se da promessa do forasteiro quando foram surpreendidos por um trovão seguido de muitos raios. No céu nuvens negras já cobriam toda a cidade.

Não podiam acreditar. Há anos não se via aquilo. Será que Deus finalmente ouviu as preces daquela gente?

A essa altura os vizinhos já estavam nas ruas esperando a abençoada chuva. Muitas crianças estavam assustadas pois desde que vieram ao mundo nunca tinham visto e, entre gargalhadas e brincadeiras, os pais as acalmavam.

Em poucos minutos a tempestade veio forte como nunca e, por mais de hora, o fogo caiu do céu, castigando toda a região e livrando todos ali de seu sofrimento nesta terra.