(OS CARAVANEIROS!)

(OS CARAVANEIROS)

O DIA ESTAVA NUBLADO, INTENSO VENTO GELADO PROCEDENTE DAS ALTAS MONTANHAS DO NORTE, TRANSMITINDO PROFUNDA TRISTEZA AOS COMPONENTES DAQUELA CARAVANA, EM DETERMINANDO MOMENTO TEMOR. FOI QUANDO O GUIA PARANDO, OLHOU NOVAMENTE OS CÉUS, PENSOU.

É SERÁ UMA DIFÍCIL ETAPA QUE TEREMOS DE TRANSPORMOS.

VOLTANDO AS VISTAS EM DIREÇÃO DAQUELES SERES ÁVIDOS EM APORTAREM EM NOVAS PARAGENS, TORNORUM, ESTE ERA O NOME DO GUIA. EXPERIMENTOU NO PEITO UMA INFINDÁVEL MELANCOLIA, POIS OS CAMINHOS QUE FORAM LHE MOSTRADOS, ERAM OS, MAS COMPLEXOS DE PERCORRIDOS. MAS COMO ELE ERA UM INTRÉPIDO AVENTUREIRO, ACEITOU AQUELE DESAFIO COM PROFUNDA DISPOSIÇÃO. SEGUINDO SEMPRE EM FRENTE, CHEGOU A UMA RAMIFICAÇÃO, PRADARIA NA QUAIS OS RECURSOS AGRÍCOLAS ERAM PRATICAMENTE PARCOS. VEZ OUTRA ELES DEPARAVAM COM DETERMINADOS CACTOS NABUGENTOS, SEM GOSTOS ALGUM. MAS ADIANTE, DESCOBRIRAM ARREPIANTES SÁURIOS COMO A OLHA-LHOS PREGUIÇOSAMENTE, TRANSITAVAM SOBRE A DESERTA PARAGEM. RESUMINDO: AQUELA PARAGEM, ESTAVAM HIRTOS, COMO OS OLHOS DOS POBRES CARAVANEIROS. VAMOS! ... VAMOS! EXCLAMOU O VALOROSO TORNORUM. POIS O PANORAMA ATUAL É COMPARADO COM AS GRANDES TORMENTAS QUE ACOITAM COM SEUS TÁRTAROS LÁTEGOS AOS AGUERRIDOS VIAJANTES OS QUAIS TENAZMENTE PROCURAM UM RAMAL PARA APRUMAREM DIANTE DOS TORVELINHOS DA VIDA. VAMOS! ... VAMOS! POIS DENTRO EM BREVE APORTAREMOS EM UM APRAZÍVEL LOCAL, CUJAS CRISTALINA, E DOIRADA ÁGUAS DE UMA EXUBERANTE CASCATA RETEMPERAM A TODOS. SIM! ... VAMOS! CABISBAIXOS, SEGUIRAM OS PELEGRINOS. ELES NÃO POSSUÍAM NOÇÃO COMO CHEGARIAM A ALMEJADA TERRAS. MAS TENTARIAM, POIS FORAM ELES PRÓPRIOS QUE ENTREGARAM AO INTRÉPIDO TORNORUM O CAMINHO QUE ELE DEVERIA OS LEVAR. ELE ESTAVA EXERCENDO FIELMENTE SUA MISSÃO. E ERGUIAM AQUELES QUE SE SENTIAM CANSADOS DIANTE DAS INTEMPÉRIES QUE MUITAS DAS VEZES SURGIRAM, COMO A HORRÍVEL HIDRA DE LERNA. MAS COM BRAVURA, TENACIDADE DO VALOROSO ELE PODERIA ENCONTRA UNS APRAZÍVEIS GLEBAS DE TERRAS PARA AQUELAS SOFRIDAS PESSOAS, COMO SEU MEDITERRÂNEO, ONDE A ALCIONE TRIGUEIRAMENTE CAMINHAM PREGUIÇOSAS ENTRE O MAR E OS ROCHEDOS. FOI ASSIM, QUE PROSSEGUIRAM AQUELES COMPONENTES DAQUELA CARAVANA. SE ELES CHAGARAM NO LUGAR PRETENDIDO, NÃO POSSO RESPONDER; MAS NA MINHA ÍNFIMA PERCEPÇÃO, TENHO CERTEZA QUE ELES CHEGARAM, GRAÇA AO BRAVO, E DESTEMIDO TORNORUM!

&&&

AA. ----- J. ----- C. ----- DE MENDONÇA.

DATA. ----- 06. ----- 09. ----- 2011.

Maroty
Enviado por Maroty em 08/09/2011
Código do texto: T3207040
Classificação de conteúdo: seguro