CONCORRÊNCIA DESLEAL

Faltavam duas semanas para a realização do grande evento do ano da igreja - a 20ª Jornada da Fé - quando o pastor Mendes chamou seu assistente.

- Pois não, pastor? - o rapaz perguntou, ao entrar na sala.

- Olhe aqui Flávio! Finalmente chegaram os anúncios no formato autocolante - o pastor disse, com alegria no semblante, mostrando-lhe uma pilha de papéis sobre sua mesa.

- Ótimo, senhor. Eu pensei que não chegariam a tempo... - Flávio respondeu, visivelmente aliviado.

- Agora precisamos correr contra o tempo. Vocês precisam espalhar esses anúncios por toda a cidade!

- Sim, senhor.

- Eu quero que colem eles em todos os lugares possíveis: pontos de ônibus, praças, comércios, muros públicos, etc, etc.

- OK. Pode deixar, pastor.

- E o mais importante - falou o pastor - não esqueça de colá-los também pelos orelhões da cidade. São locais estratégicos, por onde passa muita gente todos os dias.

- Entendido, senhor - o assistente pegou os pacotes e desapareceu da sala.

Sem dúvida, a idéia era boa e tinha tudo para funcionar. Viriam novos fiéis e, com eles, mais contribuições para aliviar o caixa deficitário da igreja. O pastor Mendes esfregou as mãos, satisfeito. Agora tinha plena certeza que a 20ª Jornada da Fé seria um grande sucesso.

*

No entanto, as previsões otimistas não se confirmaram e, nos dias seguintes, o telefone permaneceu mudo.

- Que coisa estranha! Os anúncios que fizemos não estão dando nenhum retorno. Até agora não apareceu ninguém... - O pastor comentou apreensivo, depois de uma semana.

Flávio, que estava tão ou mais perplexo que o pastor, sem saber o que acontecia, perguntou: - É verdade, senhor. Por que será que o anúncio não está funcionando?

O pastor começou a caminhar pela sala, de um lado para o outro, para lá e para cá, pensativo...

- Esses anúncios foram mesmo colados em todos os cantos da cidade? - perguntou o pastor, com uma expressão desconfiada, depois de algum tempo.

- Claro que sim, pastor!

- Colaram os cartazes nos comércios?

- Sim.

- E em todos os lugares públicos possíveis?

- Também.

- Você tem certeza?

- Tenho. Eu mesmo supervisionei o trabalho!

- Alguma coisa saiu errado! - afirmou o pastor, com ar grave e carrancudo. - Vá para a rua ver porque ninguém está vindo.

- Mas senhor, não sei por onde começar, ou o qu...

- Não quero saber de desculpas - interrompeu o pastor irritado. - Quero que você saia pelas ruas agora, e não volte até descubrir o que saiu errado!

- Sim, senhor.

Flávio saiu do prédio com grades dúvidas passando pela sua cabeça: o que estava acontecendo? Será que os anúncios tinham sido arrancados por vândalos? Ou será que alguma poderosa igreja rival havia marcado uma atividade para aquela mesma data?

Com o semblante preocupado, ele começou a inspeção pelo primeiro poste que apareceu na sua frente. Com alívio, ele constatou que o anúncio da igreja não tinha sido arrancado e ainda estava lá...

Mas, curiosamente, ele não deixou de notar, que havia também um outro 'anúncio', um rival, colado bem ao lado do seu.

Flávio continuou a andar pela cidade e, em todos os lugares, ele pode observar que acontecia a mesma coisa: ao lado do anúncio da igreja, tinha sido afixado estrategicamente um anúncio do concorrente. Foi só então, que ele compreendeu o que estava acontecendo.

Eles estavam lutando contra um inimigo astuto e que tinha poderosos argumentos.

Flávio foi até um orelhão que ficava em uma das praças. Esperou até que uma senhora terminasse a ligação, e então, entrou na cabine. O anúncio da igreja estava fixado, anunciando:

“Atenção você que quer sair do pecado!”

“Venha participar da 20ª Jornada de Fé e de Milagres da Igreja Internacional da Graça do Nosso Senhor Divino. Nós queremos buscá-lo e trazê-lo de volta, integrando-o ao rebanho de Jesus, o Bom Pastor, que deixou as noventa e nove e foi à procura da que se perdeu e a restaurou. Se você ovelha perdida está cansado de sofrer, ligue já!”

Porém, logo abaixo do anúncio, havia sido colado o outro anúncio concorrente, que dizia:

“Atenção você que quer continuar no pecado!”

“Sabrina Safada 23, iniciante, corpo de violão, seios grandes, bumbum bronzeado e empinado. Vag. apertada. Realizo todas as fantasias. Atendo homem, mulher, casal. Anal e dupla penetr. taxa extra de 25%. Atendo 24 Hs, hotel, motel e residência. Aceito todos os cartões de crédito. Ligue já!”

Celso Pesan
Enviado por Celso Pesan em 26/03/2009
Reeditado em 14/01/2010
Código do texto: T1508001
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.