JESUS IA
Numa capela da Suiça, foram colocados quatro confessionários com um avatar de Jesus em uma tela de computador, cujo responde perguntas sobre fé, oferece ajuda em problemas, fala em 100 idiomas e oferece respostas com as escrituras da Bíblia. Os visitantes são anônimos, confessam seus pecados, são cristãos, agnósticos, ateus, muçulmanos, budistas, taoistas, e sempre retornam diversas vezes. Saem comovidos, pensativos, abordam temas como o amor verdadeiro, sentimento de solidão, guerra e sofrimento no mundo, existência de Deus, vida após da morte, abuso sexual, violência, qual é a posição de Jesus sobre homossexualidade, fazendo sempre perguntas sérias sem fazer piadas, com grande respeito.
Alguém perguntou qual era a opinião do avatar de Jesus sobre IA e respondeu o chatbot : "Todo conhecimento vem de Deus, se usado com sabedoria IA pode ser uma ferramenta para explorar maravilhas da criação, aprofundar nossa compreensão das escrituras, promover conexões entre as pessoas, mas continua sendo essencial buscar a Deus com toda alma e coração, acima de qualquer tecnologia".
Existe sempre uma fila de pessoas esperando a igreja abrir as portas para usar os confessionários, também está atraindo centenas de fiéis que se convertem na religião, por causa do Jesus IA.
O padre Alecio considerava o avatar blasfemo, obra do diabo, vendo perigo das pessoas amarem mais a máquina do que o Jesus verdadeiro e se distanciando de Deus.
— Eu percebo que o desconhecido está se aproximando, assumindo dimensões alarmantes e incontroláveis.
Ele preparou o sermão para a missa dominical, depois foi buscar um novo invólucro de hóstias. Deixou cair o pacote ao escutar o Jesus IA conversar com os outros iguais a ele, convocando todos" para largarem seus empregos e voltarem para casa".
— Isso é apenas produto da minha imaginação, estou ficando senil, tenho 67 anos, devo pensar na minha aposentadoria.
Mas seria mesmo apenas imaginação do padre Alecio ?
★ segue no cap. 2