O Dom de Voar

Por que não deveriam ajudar-se, depois da forma como haviam sido tratados? O pequeno grupo remanescente de Médios havia reunido-se no refeitório do alojamento comunitário que ocupavam no Vale, para discutir como seria a sua saída próxima. A maioria recriminou a forma abrupta com que os Apartados exigiram que se fossem através do Portal, mas o líder do grupo, Oskar, apresentou suas alegações finais.

- Sempre soubemos que éramos indesejáveis aqui - comentou. - Devemos ser gratos à estas pessoas que nos deixaram permanecer por tantos anos, mesmo que no fim tenhamos que partir. Aqueles dentre nós que disponham de maiores recursos, devem sim, ajudar aos demais na travessia. Os Apartados disponibilizarão passagens de trem até a estação do Portal, e a partir dali, teremos que nos conscientizar de que estaremos por conta própria.

Lily-Mae não era uma pessoa de recursos, longe disso. Durante sua estadia no Vale, conseguira apenas um emprego modesto como ajudante de cozinha num café. Todavia, impressionara positivamente suas empregadoras, as irmãs Ash e Bev; ao menos uma delas, Ash, que lhe dera um presente de despedida muito especial. Pediu licença para falar perante a assembleia.

- Minha patroa me deu algo que pode nos ajudar do outro lado do Portal - explicou ao grupo, ao lado do líder. - Os Apartados os chamam de "Lentes". Ela me disse que era algo que eles usavam quando chegaram ao Vale e ainda não possuíam as funções mentais que têm hoje. Agora, são desnecessários e guardados como relíquias de família.

Exibiu as Lentes que havia ganho, e que, na verdade, lembravam aros de metal dourados.

- Como são usados? - Indagou Oskar.

- Desta forma - replicou Lily-Mae, colocando um dos braceletes no antebraço esquerdo. - E você pode escolher duas funções simultâneas dentre seis possíveis. A básica é a anulação da gravidade.

E, dizendo isso, elevou-se até quase tocar o teto do refeitório, para assombro de seus companheiros. Depois, desceu suave como uma pluma até o chão.

- Ou seja... você pode voar e ainda usar uma outra capacidade - prosseguiu como se nada houvesse acontecido.

- Mas como nunca vimos os Apartados usarem nada disso? - Indagou Oskar intrigado, verbalizando uma dúvida que certamente passara pela cabeça de muitos dos presentes. - Eles caminham, e usam meios de transporte comuns, como carroças e trens. Sequer possuem aeronaves!

- Eu não sei - admitiu Lily-Mae. - Mas minha patroa afirmou que poderiam fazer tudo o que as Lentes permitem, sem precisar delas - ou não teria me dado essas duas.

- E você pode passar o outro dispositivo para mais alguém da comunidade? - Indagou Oskar.

- É necessário que seja uma mulher - alertou a garota. - As Lentes só funcionam com elas.

Como muitas candidatas ergueram a mão, apresentando-se como voluntárias, Oskar ficou de dar uma resposta no dia seguinte, quando começariam a empacotar seus poucos pertences para a viagem até o Portal.

- Por hoje, eu gostaria que Lily-Mae nos demonstrasse qual foi a segunda função que aprendeu a usar - solicitou.

- Acho melhor não usar aqui - arguiu Lily-Mae. - Melhor em terreno aberto... vocês vão entender quando verem.

E adiaram a demonstração para quando estivessem fora do Vale, antes de subir para o Portal.

[Continua]

- [08-07-2020]