Dia de Manutenção

Sentiu uma ponta de apreensão no momento em que encaixou uma das células de combustível no compartimento traseiro do "Muro de Jericó" dos Beryte. Zak, o líder da tribo, estava bem ao seu lado, braços cruzados e cenho franzido. O receio, aliás, começara quando retornara à aldeia depois de sua bem-sucedida missão às terras dos Yelocaah; o sentinela que controlava o acesso através do campo de força o questionou, antes de permitir que passasse.

- Você está usando um crachá dos Yelocaah - indicou, apontando para a placa de PVC colorido que pendia de um cordel no pescoço de Jepp.

- Estou aqui representando oficialmente o Chefe Jobs dos Yelocaah - replicou Jepp, tentando parecer confiante. - Preciso ver Zak imediatamente.

Agora que a primeira célula estava no lugar, apertou o botão que ligava o velho dispositivo de defesa passiva e prendeu a respiração. Por um instante, nada aconteceu, mas em seguida o JC-2200 emitiu um ronronar satisfeito: estava operacional novamente. Jepp soltou a respiração e consultou o mostrador de carga da bateria: registrava agora 60%, contra 10% quando desligara para colocar a nova célula. Exultante com seu próprio trabalho, chamou a atenção de Zak para o indicador. Este abriu um vasto sorriso.

- Você conseguiu, faz-tudo! - Parabenizou-o, dando uma palmada em suas costas. - Desde os dias do meu avô que o Muro de Jericó não funcionava num nível tão alto.

- E pode ficar ainda melhor - assegurou Jepp. - Posso fazer com que funcione com 100% de carga.

Zak levou a mão ao queixo, pensativo.

- Se conseguisse isso, o alcance da barreira chegaria às terras dos Yelocaah. Como era no princípio, quando viemos para as montanhas.

- E o que aconteceu depois? - Indagou Jepp, embora já tivesse uma ideia da resposta.

- Com o passar das gerações, o Muro de Jericó foi perdendo a força - explicou Zak. - Os Yelocaah sentiram-se traídos e quiseram mudar a posição dele, mas nós não concordamos, pois nos deixaria a descoberto. A partir daí, tornaram-se nossos inimigos.

- Compreende que tudo isso pode ser superado agora? - Sugeriu Jepp, tocando no ombro de Zak. - Que ambas as tribos podem novamente voltar à viver sob a proteção do Muro de Jericó?

- Mas você trocou apenas uma bateria - ponderou Zak. - Isso estende o alcance da barreira, mas não o suficiente para chegar às terras dos Yelocaah.

Foi então que Jepp ergueu o crachá para o líder dos Beryte.

- Armin, o Chefe Jobs dos Yelocaah, me enviou para que uma negociação de paz fosse feita com os Beryte. Se chegarmos a um acordo, ele vai mandar uma segunda célula de combustível, nova. Com carga total, a barreira também os incluirá em sua proteção.

Zak cruzou os braços.

- Compreendo que isso seria conveniente para os Yelocaah, mas e quando ambas as baterias pifarem? Voltaríamos à situação atual, e a briga recomeçaria.

Jepp tocou novamente no ombro de Zak.

- E se os Yelocaah estivessem dispostos a trocar as baterias queimadas por novas, sempre que os Beryte precisassem?

- Bem, acho que agora estamos começando a falar a mesma língua - redarguiu Zak, descruzando os braços. - Mas eles não têm conhecimento para fazer isso, essa é a verdade. São um bando de ignorantes.

- Eles não têm - assentiu Jepp. - Mas eu, sim.

E foi assim que, colocando a si próprio como garantia do trato, Jepp foi até o local, fora da aldeia dos Beryte, onde escondera a segunda célula de combustível, e em seguida fez a sua instalação no Muro de Jericó. A célula velha com 10% de carga, foi guardada para alguma emergência.

- E o que quer como pagamento? - Inquiriu Zak após concluído o trabalho.

- Vi que possui alguns rifles de plasma na sua cabana - comentou Jepp em tom casual.

Zak ergueu um sobrolho.

- Todos descarregados, mas já sei onde quer chegar. Bem, posso lhe ceder um, se conseguir uma bateria de reserva para outro.

- Mas esse um, terei que levar agora - especificou Jepp com firmeza.

Com a anuência de Zak, partiu de volta para as terras dos Yelocaah levando a arma e uma bateria descarregada. Agora já tinha como enfrentar o Módulo de Vigilância, caso topasse com ele fora dos limites da barreira de proteção.

[Continua]

- [02-07-2020]