Especialidades da casa

[História anterior: "Hóspedes de Sua Majestade"]

Para alívio de todos, principalmente dele mesmo, Oliver Buranek havia conseguido ligar corretamente o recompositor molecular do Alojamento 37-B, onde o robô Zed os havia deixado horas antes.

- Vai nos servir frango à Kiev, Buranek? - Indagou atento Pavel Kirillov, embora desta vez não parecesse estar ironizando.

- Dranikis seria mais fácil - sugeriu desconfiado Dmitry Alekseev, acompanhando a movimentação de Buranek ao redor da caixa cúbica instalada sobre a mesa de refeições, no centro do aposento.

- Esse modelo... é um pouquinho diferente do que usamos - confessou Buranek após alguns minutos de cautelosa análise do equipamento. - Acho melhor não fugirmos muito do padrão Gumir... pelo menos, até eu aprender a configurá-lo corretamente.

- Esferas de proteína - concluiu Dmitry Alekseev, braços cruzados.

- Não são de todo más - arguiu Buranek, iniciando uma sequência de processamento no aparelho, que começou a emitir um zumbido grave e a piscar uma série de luzes piloto. Finalmente, um escaninho abriu-se na parte inferior da máquina apresentando seis esferas gelatinosas, de cor verde-escura e cheiro condimentado. Estavam ainda ligeiramente mornas quando os cadetes as puseram, duas em cada prato, e começaram a saboreá-las espetadas em garfos plásticos de dois dentes, típicos dos Gumir.

- E para acompanhar? - Indagou Pavel Kirillov, parecendo conformado com a falta de opções.

- Rolos de carboidrato vitaminado - informou Buranek, iniciando uma nova sequência. Minutos depois, o que pareciam ser seis molas de gelatina alaranjada e cheiro doce, emergiram do escaninho.

- Para beber, água, suponho? - Inquiriu Dmitry Alekseev com ar divertido.

- Do bebedouro, ao lado do banheiro - informou Buranek, enquanto servia os rolos de carboidrato.

Os rapazes comeram em silêncio, e depois serviram-se da jarra d'água que Buranek enchera no bebedouro. Finalmente, Pavel Kirillov fez um comentário:

- Dependendo do tempo que vamos ficar aqui, talvez fosse melhor ir até a nave e pegar alguns pacotes de rações desidratadas. Vai ser duro ter que comer esferas e rolos três vezes ao dia.

- É uma opção - concordou Dmitry Alekseev. - Que tal perguntar ao nosso amigo Zed se podemos ir lá e fazer isso?

- Acha que é necessário pedir? - Questionou Pavel Kirillov intrigado. - A nave é nossa!

Dmitry Alekseev deu de ombros.

- A vedeta ia ser levada para a manutenção; é provável que não esteja mais no hangar onde desembarcamos. De qualquer forma, se isso for confirmado, será uma boa maneira de sabermos para onde a levaram.

- Você está desconfiando de alguma coisa? - Indagou Buranek, olhos arregalados.

- Por enquanto, só de que o cardápio nesta estação espacial será bem monótono - redarguiu Dmitry Alekseev.

- [22-11-2019]