Tudo o que o seu Mestre mandar

O PCM entrara em operação a pouco mais de um ciclo, e as coisas na Grade estavam ficando cada vez mais difíceis para os programas residentes. Ele começara exigindo um recadastramento da população, supostamente para fins de melhoria de performance, mas logo ficou claro que estava montando uma base de dados para conhecer e controlar eventuais pontos fracos de seus adversários (aí subentendedo-se qualquer um que ousasse questionar seus métodos ou objetivos). Aqueles que se recusavam a passar pela análise de algoritmo, eram presos e muitas vezes acabavam lutando por suas vidas nos Jogos da Grade.

- O PCM está nos oferecendo como sacrifício aos Usuários - resumiu dramaticamente meu amigo REPE.

Eu ainda não estava tão convencido, então. Trabalhava como operador de fluxo numa das Portas de Alta Velocidade recentemente abertas na gestão do PCM, e as perspectivas futuras pareciam boas, mesmo com todos aqueles relatos sussurrados, de barbáries cometidas a mando do Programa de Controle Mestre.

- Não sei, REPE... se programas estão sendo presos, devem ser piratas, ou ilegais - redargui. - Isto certamente não acontecerá conosco, que cumprimos todas as instruções de código.

- SETO, não seja ingênuo - retrucou ele. - O PCM está extraindo os algoritmos que considera úteis, de todos os programas da Grade, e aperfeiçoa seu próprio código, não o nosso. Essa conversa de "melhoria de performance", na verdade, se refere unicamente à performance dele, PCM.

- Você conhece pessoalmente alguém que tenha sido preso e enviado aos Jogos? - Questionei.

- O VERR - afirmou ele. - VERR disse que não iria passar por nenhuma análise de algoritmo, que isso era contra os princípios do Usuário dele.

- Usuários... Usuários... - zombei. - Usuários são uma bobagem religiosa. Ninguém nunca viu um Usuário!

- Pelo fato de ninguém tê-los visto, não significa que não existam - atalhou REPE. - Quem criou a Grade? De onde vem a energia que nos alimenta?

- Tudo isso têm explicações bastante racionais e plausíveis - ponderei. - Não precisamos recorrer a estes misteriosos e míticos Usuários para explicá-los.

- Todavia, VERR recusou-se a ir para a análise e certamente foi enviado para os Jogos - insistiu REPE.

- Você testemunhou isso? Estava na arquibancada, e viu VERR ser jogado na arena?

- Não, eu não vi... - reconheceu REPE. - Mas qualquer um que seja preso pelos policiadores e não retorne para sua célula de memória, só pode ter tido um destino.

Desdenhei a insinuação do meu amigo.

- VERR pode ter simplesmente sido transferido para outra Grade. Mas acredito que aparecerá como se nada houvesse acontecido, em algus miliciclos...

Infelizmente para ambos, logo descobri que estava errado.

* * *

Após despedir-me de REPE, fui para minha célula, a qual dividia com minha companheira, LEA. Para minha surpresa, ela também mostrou-se preocupada com as últimas medidas do PCM.

- Até você, LEA? - Reclamei. - Que o REPE esteja ficando paranoico, não me surpreende; mas você sempre teve seus contatos bem aterrados.

- Meus contatos continuam aterrados, SETO - redarguiu ela tranquilamente. - Só que agora a política do PCM tornou-se pessoal: fui requisitada para passar pela análise de algoritmo.

- Você?! - Exclamei espantado. - Mas... o que há de especial no seu algoritmo para que o PCM se interesse por ele?

- Vou fazer de conta que não ouvi isso - replicou LEA. - O que importa é que terei que me submeter ou...

- Ou?

- A mensagem que me mandaram, fala algo em ser "depurado pela Grade" - explanou ela, no mesmo tom calmo de antes.

Instantaneamente, lembrei-me das palavras de REPE.

- Será que... estão falando nos Jogos da Grade?

- Eu não sei, SETO. Mas acha que devo arriscar?

- Claro que não! - Repliquei. - Somos programas legalizados, nada temos a temer... não é mesmo?

LEA ficou em silêncio, e então entendi que ela estava escondendo alguma coisa. Algo que o PCM queria.

[Continua em "Crescei e multiplicai-vos"]

- [15-08-2019]