Por toda parte

O comandante conduziu seu convidado para conhecer as instalações da ponte de comando do cruzador "Arauto Sideral". Era também um modo de valorizar o seu trabalho e da tripulação.

- É daqui que são conduzidas as operações de pesquisa e aquisição de novos mundos - explicou para seu interlocutor, um homenzinho de aparência inexpressiva. - Temos um departamento que analisa possíveis candidatos dentro das especificações requeridas pelo cliente, e as melhores soluções para entrega dentro de um prazo razoável.

- Esse "prazo razoável" seria exatamente de quanto tempo?

- Depende do nível de dificuldade e da urgência do pedido. Normalmente, levamos algumas décadas para entregar um produto acabado, caso o mundo-alvo já seja habitado.

- É um tempo razoável - ponderou o investidor. - Mas não poderiam reduzir para alguns anos, escolhendo planetas desabitados?

- Perfeitamente compreensível a sua colocação! - Declarou o comandante. - Mas há que se compreender que mundos habitáveis são escassos, mesmo numa galáxia vasta como a nossa, e procurar por eles às cegas é tarefa que exigiria recursos de tempo e pessoal de que não dispomos. Portanto, qual é a melhor solução? Investir em planetas que sabemos serem habitados por espécies de baixo nível tecnológico, mas que revelam sua presença através da emissão de ondas eletromagnéticas!

- Que idiotas! - Riu o investidor.

- Realmente! É como se colocassem um grande cartaz, visível em todo o cosmo, convidando-nos a ir lá e lhes aplicar um chute no traseiro... para aqueles que possuem traseiro, naturalmente.

- E como funciona a sua estratégia de ocupação?

- É bem simples, na verdade. Quem emite ondas eletromagnéticas, quase sempre acaba evoluindo para a transmissão de dados sem fio. Nós examinamos a tecnologia empregada, infiltramos alguns dos nossos na civilização local, e criamos uma tecnologia matadora - literalmente - que viabilize isso a baixo ou nenhum custo... e a espalhamos por todo o planeta. Obviamente, os centros tecnologicamente mais avançados, e que poderiam oferecer maior resistência, são os primeiros a absorver a nossa tecnologia em larga escala... e também os primeiros a serem destruídos. Com estes fora de combate, fica fácil dominar os remanescentes.

- Brilhante! - Admitiu o investidor. - E já estão trabalhando em algum planeta dentro das nossas especificações?

O comandante fez um gesto para a grande tela panorâmica frontal, onde o disco escuro de um planeta eclipsava o sol central do sistema.

- Este aqui. Exatamente por isso o trouxemos para esta viagem... para que conheça em primeira mão o próximo lar do seu povo!

O "Arauto Sideral" saiu da sombra do planeta e sobrevoou o hemisfério iluminado, nuvens brancas sobre mares azuis e grandes extensões verdes e castanhas de terra.

- É muito bonito! - Aprovou o investidor.

- Vai ficar ainda mais bonito depois que tivermos eliminado 95% da sua população atual... os que restarem, poderão ser confinados em reservas de vida selvagem.

- Talvez não queiramos ficar nem com esses 5% - retrucou o investidor. - E como os nativos denominam seu mundo?

- Tem vários nomes... mas creio que pode chamá-lo de "Terra".

- [28-11-2017]