O HOMEM QUE DESAFIOU A MORTE
A perda do pai foi um duro golpe para o pequeno Gabriel, que tinha apenas onze anos e durante o velório não se conformava com a despedida. Por que logo o pai dele, um homem de apenas quarenta e dois anos? Eram indagações que Gabriel se fazia, apesar de não entender direito que enfartos acometem pessoas de diferentes idades. O fato de sermos criaturas mortais e estarmos todos destinados ao mesmo fim levou Gabriel a procurar soluções através da Ciência, estudando os fatores que leva os organismos vivos a definhar e perecer.
Gabriel tornou-se um obcecado pelos estudos. Já adulto, tornou-se especialista em Citologia, Genética e Nanotecnologia, desse modo, acreditava que poderia encontrar a resposta para a questão que nenhum ser humano jamais conseguiu solucionar: Como vencer a morte. A sua meta era a fórmula para reverter o processo degenerativo dos tecidos vivos. Testava seus experimentos em ratos, e a cada fracasso, verificava onde poderia estar o erro. Basicamente a fórmula seria injetável, agindo em todo o organismo por meio do sistema circulatório.
Mas o relógio era cruel e os anos se passavam. Gabriel temia ser vencido pela velhice e não conseguir concluir seu experimento, pois já contava com oitenta e nove anos. Um certo dia, ele olhou para a seringa cheia da mais recente versão da fórmula e concluiu que aquela era a definitiva, após eliminar todas as possíveis falhas já registradas em seus longos anos de pesquisa. E a cobaia seria ele mesmo. Segundo os seus cálculos, ele iria rejuvenescer até os trinta anos e a partir daí, voltaria a envelhecer. Então, novamente com oitenta e nove anos, tomaria outra dose da fórmula, e o processo se reiniciaria, quantas vezes quisesse.
E realmente ele havia conseguido. Milagrosamente rejuvenescia a cada ano. Sua façanha o consagrou como o maior cientista da História, o descobridor do elixir da juventude. Gabriel ganhou fama mundial e propostas milionárias pela sua fórmula mágica. Mas ele advertiu a todos que seria necessário aguardar a segunda fase do processo, quando voltaria a envelhecer após seu organismo estar biologicamente com trinta anos. A expectativa era grande. Ele sabia que o mais difícil já havia conseguido, que era reverter os efeitos da velhice no seu combalido corpo de oitenta e nove anos.
Mal podia acreditar. A raça humana estava prestes a ser uma raça de seres imortais. Quem sabe, futuramente, a fórmula pudesse ser aperfeiçoada a ponto de corrigir a desagradável sensação do indivíduo ter de envelhecer para poder tomar a nova dose. Mas algo inesperado aconteceu. No dia seguinte em que seu metabolismo se equiparou ao de um homem de trinta anos, confirmado pelo calendário, suas células não voltaram a mostrar sinais de degeneração, como ele esperava que acontecesse. Gabriel não parou de rejuvenescer. Seus cálculos não apontavam para isso.
Procurou em todas as suas anotações onde poderia estar o erro. Mas eram muitos registros. Décadas de estudos agora tinham que ser investigados minuciosamente. Gabriel se manteve calmo e debruçou-se sobre os seus papéis. Agora ele tinha bastante tempo para corrigir essa terrível falha do seu projeto. Os anos se passavam e as novas versões da fórmula que Gabriel elaborava ainda não estavam conseguindo impedir o seu rejuvenescimento. Ele agora era um adolescente outra vez, preocupado com o fato de ser um garotinho novamente e seu cérebro começar a esquecer o conhecimento adquirido.
Tal pensamento chegava a causar-lhe certo pânico. Isso não poderia acontecer em hipótese alguma. O desespero fez com que Gabriel continuasse a errar e as novas doses que tomava da fórmula refeita continuavam inócuas. Seu rejuvenescimento continuou inexoravelmente. Agora ele era um garotinho confuso entre tantos papéis de cálculos químicos. Já não tinha mais noção do que havia de fazer. Sua mente cada vez mais jovem ia esquecendo o conhecimento acumulado, como temia que acontecesse. Pior ainda era para algum outro cientista encontrar a solução daquela loucura.
Todos assistiam ao incrível destino que Gabriel traçou para si mesmo, um homem que após uma longa vida de estudos científicos, produziu uma fórmula mágica que o fez rejuvenescer, na vã tentativa de driblar a morte. Mas o que Gabriel conseguiu foi fazer seu organismo regredir até o estado de feto, sendo mantido vivo com a ajuda de aparelhos, continuando a encolher cada vez mais... e a morte venceu.
FIM