Onde fica Gaia

Dia destes estava eu sentado num dos bancos no bosque da UESC, pensando em minha vida de acadêmico e respirando um pouco de ar puro, quando se aproximou de onde eu estava uma mulher. Altura mediana, cabelos pretos, usava óculos e deveria ter aproximadamente uns quarenta anos de idade. Aproximou-se e sentou-se no banco ao meu lado. Não me olhou, mas eu a olhei de soslaio e percebi algo diferente naquela mulher, tinha um ar contagiante de tranqüilidade, o que me fez imaginar que ela sabia muito sobre a vivência e existência humanas. Foi como se eu já a conhecesse e já tivesse conversado com ela sobre estes assuntos.

Passaram-se alguns minutos, eu cá tentando descobrir de onde a conhecia, mas sem olhar para ela, e ela lá, sentada, imóvel, como se tivesse admirada com os prédios, as árvores, e com as pessoas que passavam próximas ao bosque. Passados alguns instantes voltei aos meus pensamentos e quando estava concentrado neles ouvi uma voz suave perguntando:

- Qual o seu nome?

- Matias. Respondi surpreso e assustado ao mesmo tempo. Não é corriqueiro aluem puxar conversa sem nunca ter visto o outro antes.

- Você mora aqui?

- Sim, moro.

Ela deu uma olhada à sua volta com expressão de quem via tudo aquilo pela primeira vez e disse:

- O lugar de onde venho não tem árvores, as florestas foram quase todas destruídas pelos habitantes. E a poluição é tamanha que sequer podemos ver o sol.

- E de onde a senhora vem? Perguntei incrédulo.

- De Gaia.

Ela respondeu com tanta naturalidade que pensei comigo: será que essa mulher é louca! Nunca ouvi falar de algum país chamado Gaia. Mas mesmo assim fiquei curioso por que me lembrei de um filme que vi na televisão outro dia que contava estória de um extraterrestre de um planeta chamado Kpax que veio visitar a terra. Quem sabe ela era de algum planeta chamado Gaia.

- Onde fica Gaia? Perguntei.

- Longe. Respondeu ela secamente.

- É outro planeta? Provoquei.

- É outro mundo, diferente deste. Vocês têm muita sorte. Lá de onde venho tudo é muito ruim.

- Como é?

- Como já disse as florestas de lá estão sendo destruídas, os rios recebem diretamente os excrementos dos habitantes sem nenhum tipo de tratamento. Isso faz com que morram todos os peixes e outros tipos de vida que possam existir no rio. Há lugares lá que os habitantes morrem por falta de comida. Enquanto outros desfrutam de tudo que há de melhor e não se preocupam nem um pouco com os que não tem, mas poucos estão preocupados com isso, a maioria dos moradores de Gaia quer apenas o mínimo necessário para sobreviver. Recebem a ração no fim de um longo período de trabalho duro e ficam contentes. Fazem muita festa, às vezes para comemorar a própria desdita.

Honestidade, generosidade, solidariedade, justiça, são valores esquecidos por eles. O que é importante para os gaianos é ter dinheiro e poder e não ser honesto, amigo, solidário. Um dia apareceu um homem estranho em Gaia falando e pondo em prática esses valores. O seu fim foi trágico: os que tinham poder e eram incomodados pelo que este homem dizia e principalmente fazia, mandaram prendê-lo, lhe torturaram e o assassinaram covardemente.

Em Gaia há crianças jogadas nas ruas, sem casa, comida, carinho. E quando elas pegam algo que não lhes pertence para mata a fome, são chamadas de menores infratores e são presas em grandes senzalas e são torturadas, mal tratadas e às vezes mortas. Os pais destas crianças, os pobres, vivem em guetos chamados favelas. As favelas são lugares horríveis: sujos, desorganizados, mau cheirosos. Mas eles não se importam, parecem estar sob hipnose. E na verdade estão. Os ricos usam um método bastante eficaz para deixa-los assim: chama-se televisão. A pessoa que olha para a televisão fica alheia a tudo que acontece a sua volta, não consegue ver nada além do que a televisão mostra: um mundo maravilhoso, cheio de gente “bonita”, que na verdade não existe. O poder da televisão é tão grande que quem governa Gaia representa apenas uma pequena parte da população. São os fazendeiros, industriais, grandes empresários todos formam a elite da sociedade onde há muita corrupção, falcatruas, traição, exploração, etc.

A eficácia da televisão explica por que os governantes de Gaia são representantes da minoria. Por que os pobres, sendo maioria, deveriam ser os governantes e não só governados. Explica também por que o povo escolhe sempre os ricos para serem os governantes. Isso acontece porque a TV passa uma imagem oposta do que realmente são os poderosos. Para se ter uma idéia disto, o superintendente da aldeia onde moro é suspeito de assassinato e comprovadamente corrupto. Mesmo assim foi escolhido pelo voto do povo para ser o governante da aldeia.

Ela fez uma pausa, suspirou fundo como se lamentasse muito esse ultimo fato e continuou:

- Em Gaia as pessoas não vivem plenamente suas vidas. Vivem em constante corre-corre, não têm tempo para a família, não contemplam a natureza, só trabalham. Por isso vivem em estado de nervos, infelizes...

Inesperadamente a imagem daquela mulher foi se desfazendo em minha frente, sua voz foi ficando distante, até que eu não podesse mais ouvir.

Eram três da manhã quando acordei. Um misto de nostalgia e tristeza me invadiu o peito ao perceber que Gaia é aqui. Dali a três horas eu iria ter que levantar da cama. Então voltei a dormir.

Taciturno Calado
Enviado por Taciturno Calado em 13/02/2011
Código do texto: T2789148
Classificação de conteúdo: seguro