DIRETO DA COPA SOLAR DE 2.326!

Caros leitores, nessa segunda rodada, finalmente a Copa de Marte deslanchou. A média de gols subiu, o nível técnico das partidas melhorou e o bom futebol mostrou as caras. As intermináveis discussões sobre a Bit-bol, a nova bola inteligente e cheia de sensores, parou para dar lugar à bola na rede. Sempre acreditei que bastava que a emoção das grandes partidas começassem a tomar conta do torneio, que a Bit-bol e todo seu comportamento envolto em mistérios ficaria em segundo plano.

Essa segunda rodada está servindo também para mostrar quem tem cacife para ir mais longe. A seleção de Próxima Centauro praticamente carimbou o passaporte para a próxima fase, na vitória de 3 x 1 contra Ganimedes. O herói centauriano não foi Moret - o craque criado em laboratório - mas o sempre criticado Paolo Rossi-2. Quanto ao armador-robô Zizanou-333, esse não brilhou como na estréia, mas como todo craque pode desequilibrar o jogo em apenas um único lance, pode apostar que ele logo voltará a brilhar. Sobre Paolo Rossi-2, não entendo porque vinha sendo tão perseguido pela imprensa solar e, falando francamente, não sei como se pode desprezar um atacante que foi o artilheiro da última liga venusiana, com vinte e seis gols marcados. Além do mais, Rossi é um clone de boa qualidade de um famoso atacante italiano do século vinte, que custou uma pequena fortuna. Jogadores desse naipe são necessários em qualquer time.

Vulcania e Titã, fizeram um jogo muito ruim, pela parte técnica, ontem, em Porto Galileu. Até mesmo jogadores como Racini, o clone de Rivelino e o atacante-robô Tiviatis, que brilharam nas eliminatórias espaciais e davam a impressão de que fariam de Titã um dos favoritos, tropeçavam na bola, erravam feio cruzamentos e escanteios. Da seleção de Vulcania nem é preciso dizer nada, pois é um time de semi-amadores, um 'mistão', formado por mineiros, astronautas e engenheiros espaciais. Além do que, num lugar onde a temperatura da superfície beira os 500º C, só o fato deles estarem na Copa já é uma vitória.

Os técnicos e os cérebros quânticos que armam os esquemas táticos podem até ser culpados em parte por esse futebol de pouca imaginação, mas não são culpados por chutes tortos e passes de 5 metros errados, como aconteceu várias vezes. A partida terminou num melancólico 0 x 0 e a única derrotada foi a pobre da bola Bit-bol. Colocar a culpa no ar rarefeito de Marte também não cola, pois os titanianos tiveram bastante tempo para treinar e se adaptar. E agora, Titã tem de vencer o líder do grupo, a seleção de Calixto. Uma parada indigesta.

Vênus, apesar da derrota, mostrou bom volume de jogo. Complicou-se, mas deve avançar para a próxima fase, porque tem jogadores de porte físico avantajado, acostumados à alta gravidade. A Terra, como de hábito, não sabe jogar contra adversários que ficam só na defensiva, teve muita dificuldade em furar a retranca de Netuno e só foi conseguir abrir o marcador aos 46 do segundo tempo. Por mais incrível que pareça, o melhor jogo do dia foi Plutão e Ogaxx, 3 a 3, com muita garra e alguns jogadores habilidosos de ambos os lados.

Por tudo isso, é que não entendo porque a seleção de Marte esteja provocando tanta ciumeira entre os terrestres. É verdade que sua defesa é fraca, com os pouco confiáveis zagueiros-robôs Tax-22 e Ghv-996; eu mesmo escrevi isso depois do primeiro jogo deles contra Andiv. O bom senso diz que, esperar que o ataque compense os gols que vazam pela defesa é uma tática um tanto arriscada, para não dizer maluca. Mas numa Copa com média de gols tão baixa, a goleada dos marcianos contra Aldebaran por 7 x 4 merecia, acima de tudo, uma benvinda saudação. Com a memória seletiva de sempre, os terrestres relembram que bateram quatro vezes Marte, nos últimos quatro anos, inclusive aquela lavada no Monte Atlas, mas 'sutilmente' esquecem da surra que levaram na Olímpiada de Mercúrio. Resumindo, se os marcianos acertarem essa zaga de robôs, eles vão dar trabalho para os outros favoritos.

No momento, Marte corre por fora, como azarão. Mas, cá entre nós, quando foi que eles não correram? Bit-bol à parte, eu celebro o ressurgimento do bom futebol.

ZOG-64E

Cérebro-central do Arquivo Histórico Galáctico

Celso Pesan
Enviado por Celso Pesan em 25/06/2010
Reeditado em 15/04/2020
Código do texto: T2340727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.