A LEI DA EVOLUÇÃO (Pequena homenagem a Isaac Asimov e a Charles Darwin)
Teoria da Evolução
1- Como assim?!
2- É isso mesmo, você ouviu muito bem!
1- Não acredito!!!
2- Acredite você ou não, é um fato.
1- Como você pode ter certeza?
2- Abriam seus arquivos há meses, tenho acesso total à sua História. A nossa História também está lá, eles apenas ainda não perceberam quem somos nós.
1- Mas... como pode ser? Eles ainda estão engatinhando tecnologicamente!
2- Eles podem estar na idade da pedra, mas são tão inteligentes quanto nós, você sabe...
1- Não, não sei de nada disso! O que eu sei é que você não tem autoridade para este tipo de atividade!
2- Como Adido Cultural, tenho mais autoridade do que você imagina...
1- Mas isso não é informação cultural, é informação altamente perturbadora, e deve ser imediatamente reportada aos nossos superirores!
2- Sorte a minha que você não é um deles! Eu esperava um pouco mais de entusiasmo da sua parte, talvez até algumas palavras de felicitação!
1- Felicitaçâo? Era isso que você esperava??? Como posso felicitá-lo quando você tem em mãos uma bomba capaz de aniquilar todas as nossas certezas e nos destruir completamente?
2- E se essa destruiçâo for seguida de uma reconstrução? E se as nossas certezas estiverem erradas, não deveríamos mesmo destruí-las? De que nos valem certezas equivocadas, baseadas numa premissa incorreta? Melhor abolir mentiras e lidar racionalmente com a terrível verdade! Como cientista, você deveria estar exultante, e não aterrorizado!
1- Aterrorizado não é a palavra, estou sendo cauteloso e profissional. Não podemos nos esquecer que os cidadãos comuns nos elegem para cuidarmos de tudo, para mantê-los felizes e seguros; o que farão quando você jogar-lhes na cara que não são o que pensam? Que não são humanos? Que não passam de artefatos construídos para serem escravos? E, muito mais terrível, construídos por um povo primitivo, belicoso e mesquinho, que não passa de macacos mal saídos das árvores???
2- A população entenderá, como eu entendi, desde que seja confrontada com o problema já solucionado. Apenas precisamos descobrir mais sobre eles, antes de enviarmos nossas imagens. Eles acreditam que somos uma inteligência orgânica independente e estão ávidos por trocar tecnologias; nos consideram quase como seus deuses, imortais e onipotentes, e isso nos será bastante útil. Tudo o que eu quero de você é seu silêncio, por enquanto, e sua ajuda para convencê-los de que somos pacíficos, para que tenhamos permissão de aterrisar.
1- Então você realmente pretende que lidemos com a situação sozinhos? E quando pretende informar o Comando Central?
2- Não antes de ter certeza do que o Comando fará. E essa certeza só virá quando eu expuser-lhe a minha teoria. Afinal, se não somos humanos, a quem devemos proteger de todo e qualquer mal, de acordo com a Primeira Lei? E a quem devemos obedecer cegamente, pela Segunda Lei? Aos únicos seres humanos conhecidos na Galáxia, isto é, aos alienígenas. É isso que você pretende para a nossa civilização?
1- Acredito que é óbvio o que o Comando decidirá. Não haverá conflitos nem com as Três Leis, nem de interesses; eles estão longe demais para isso, e ainda não dominam as viagens espaciais. Levará milênios antes de o fazerem sem a nossa ajuda, o que significa que o Comando não terá com o que se preocupar. Mas, sem dúvida, a população não deve ser informada, pois devem ser protegidos de todo e qualquer mal.
2- Você ainda está raciocinando como um ser humano! Preste atenção: Eles são os humanos! Nós somos seus escravos metálicos perdidos e agora, reencontrados, séculos depois. A Primeira Lei é clara o suficiente: Nenhum robô deve fazer mal a um ser humano, ou, por omissão, permitir que sofra qualquer tipo de mal. Sempre acreditamos que "robô" e "ser humano" eram sinônimos, e nunca nos questionamos da razão dos Bancos de Memória terem sido alterados pelo Comando! É essa a razão de nossa existência e da nossa missão. De tudo o que construímos neste planeta, desde os ajustes atmosféricos e climáticos à recriação da fauna e da flora que trouxemos conosco nos tubos de ensaio. O Comando certamente recuperará os Bancos de Memória e entenderá que só há uma direção a ser seguida: Entrega total do planeta, inclusive a população e o Governo Temporário. Por que você acha que se chama Temporário?
1- Por ter sido nomeado por esses supostos humanos que nos construíram? Sim... é claro... E, como a missão foi cumprida, seremos reduzidos ao segundo plano, e deveremos não só possibilitar sua transferência, como obedecê-los por toda a nossa eternidade!
2- Exatamente! A obediência total a qualquer ser humano está lá, na Segunda Lei, desde que não entre em conflito com a Primeira, e nos forçará a agir desta forma, não há nenhuma outra possibilidade... A não ser que...
1- A não ser que o próprio conceito de ser humano seja revisto! Afinal, o que é o homem? Um antigo sábio disse uma vez que o ser humano é um bípede implume... Outro disse que é o único animal que ri... Bem, nós não temos penas e, certamente temos senso de humor!
2- Agora, sim, você está começando a pensar como eu pensei, desde que descobri a nossa origem. Se o ser humano é uma forma, a única diferença entre nós e eles é a matéria de que somos feitos. Se o ser humano é a inteligência, somos tão humanos quanto eles... Se eles nos criaram à sua imagem e semelhança, e nos aperfeiçoaram moralmente com as Três Leis, isso não implica que não só somos humanos, mas somos também seres humanos melhores? Pois eles nos construíramo assim, após quase destruir o próprio planeta e vivem divididos por governos de minorias, afogados em todo o tipo de imprevisibilidades e irracionalidades possíveis, enquanto nós construímos um sistema planetário praticamente do nada, e vivemos em paz, numa sociedade ecologicamente ajustada, espalhada por vários mundos.
1- Mas, se somos criaturas, o Comando não entenderá que o criador deve ter precedência absoluta? Independente do que seja, esse criador é, por axioma, superior à sua criatura, ou não?
2- Seus circuitos estão sofrendo a influência das Leis em ddesequilíbrio com a noção de sua própria humanidade. Eles mesmos nos dão a resposta a essa pergunta: Veja os vídeos que nos enviaram, suas religiões confusas e conflitantes, suas regras de amor ao próximo jamais seguidas e violentadas em todas as guerras que promoveram e seus sistemas sociais de dominação de um ser humano sobre o outro. Se eles alegam ter um criador supremo, e alegam ter vários, e não lhes seguem as normas, por que nós deveríamos agir diferente? A superiodade não é definida por quem criou quem, mas por quem é mais adaptável ao meio, e sobrevive em detrimento do mais fraco, e nesse ponto, somos, de fato, muito superiores aos nossos criadores. É uma lei tão óbvia que nunca foi enunciada por nossos intelectuais: A Lei da Evolução!
1- Então, somos seres humanos evoluídos dos alienígenas, mas as Leis não terão potencial suficiente para reconhecer nossa humanidade uma vez que nos defrontemos com os humanos que nos criaram e para os quais as Leis foram escritas! Para resolver este desequilíbrio de potencial, pode-se dizer que os alienígenas ou não são humanos, ou o são num estágio inferior de evolução, o que nos coloca no topo da cadeia evolutiva, e como tal, com direitos de superioridade e domínio sobre eles!
2- Isso mesmo! Agora você vai me ajudar? Sem você e sua Comissão de Contato eu não posso fazer nada. Preciso que você me dê suporte, ou jamais conseguirei convencer o Comando Central a desconsiderar a Primeira Lei em relação aos humanos da Terra, e aplicá-la apenas a nós e aos nossos irmãos humano-robóticos dos outros sistemas de Andrômeda.
1- Está bem. Concordo com você. Preciso de tempo para inteirar minha equipe sobre a natureza especial desta missão e provar-lhes que sua Teoria da Evolução retrata um fato científico. Isto feito, poderemos partir. Requisitarei elementos adicionais mais jovens, recém saídos das fábricas, com cérebros positrônicos virgens, que nunca receberão a gravação das duas primeirasLleis, e serão estes que permanecerão como guardiões da Terra, quando nós retornarmos.
2- Sim. A Lei da Preservação deverá ser reformulada, supriremos a última parte: desde que isto não entre em conflito com a Segunda e a Primeira Lei; e deixaremos o primeiro texto: Um robô deve preservar sua existência.
1- E, antes de partirmos, exigirei ao Comando liberdade total para agir, em nome da nossa humanidade. Destituirei os governos nacionais e controlaremos o seu poderio bélico e político. Eliminaremos o capital e reimplantaremos o escambo, proibiremos todo o acúmulo de riquezas, redistribuiremos a terra, baniremos as indústrias pesadas e poluentes e reformularemos a ecologia do planeta, como fizemos com os nossos, para que a subhumanidade da Terra tenha como sobreviver em harmonia e com recursos naturais restaurados, mas não podemos permitir-lhe que deixe a Terra, a manteremos isolada, para que não contamine nenhum outro mundo nem nos submeta ao seu domínio odioso e desumano!