ERA UMA VEZ, EM UMA FLORESTA TROPICAL E VERDEJANTE, UMA JOVEM ÍNDIA CHAMADA HAVITA. ELA VIVIA EM UMA ALDEIA ONDE AS ÁRVORES FALAVAM COM OS VENTOS, E OS RIOS SUSSURRAVAM SEGREDOS AOS PESCADORES. HAVITA ERA UMA MOÇA CURIOSA E CHEIA DE PERGUNTAS SOBRE O MUNDO À SUA VOLTA. ELA ADORAVA EXPLORAR A FLORESTA E CONVERSAR COM OS ANIMAIS, MAS O QUE ELA MAIS QUERIA SABER ERAM OS SEGREDOS DOS DEUSES TUPI-GUARANIS.

UM DIA, ENQUANTO CAMINHAVA PELA MATA, HAVITA ENCONTROU UMA ÁRVORE ENORME, COM FOLHAS BRILHANTES E FLORES QUE PARECIAM BRILHAR AO LUAR. ELA SE APROXIMOU E, DE REPENTE, OUVIU UMA VOZ SUAVE VINDA DO TRONCO DA ÁRVORE.

– VOCÊ BUSCA OS SEGREDOS DOS DEUSES, HAVITA? – PERGUNTOU A ÁRVORE.

HAVITA FICOU SURPRESA, MAS NÃO TEVE MEDO. ELA SABIA QUE A FLORESTA ESTAVA CHEIA DE MISTÉRIOS. E, COM UM SORRISO, RESPONDEU:

– SIM, QUERO ENTENDER OS SEGREDOS DOS DEUSES QUE PROTEGEM NOSSA TERRA E NOSSA GENTE. QUERO SABER COMO CUIDAR MELHOR DE NOSSA ALDEIA.

A ÁRVORE RIU SUAVEMENTE E DISSE:

– ENTÃO PRESTE ATENÇÃO, POIS VOU TE CONTAR ALGO QUE POUCOS CONHECEM: OS SEGREDOS SECRETOS DE CADA DEUS.

A ÁRVORE COMEÇOU A HISTÓRIA COM TUPÃ, O DEUS SUPREMO, QUE GOVERNAVA OS CÉUS E OS TROVÕES. TUPÃ ERA O MENSAGEIRO DOS DEUSES, SEMPRE VIAJANDO PELO AR, TRAZENDO SABEDORIA E MENSAGENS DE TODO O UNIVERSO. ELE ENSINOU AOS PAJÉS OS SEGREDOS DAS PLANTAS, COMO ELAS PODERIAM CURAR DOENÇAS E TRAZER EQUILÍBRIO AO CORPO E À MENTE. HAVITA SABIA QUE OS PAJÉS ERAM MUITO SÁBIOS, MAS NUNCA SOUBERA QUE TUPÃ OS HAVIA GUIADO PARA ENCONTRAR ESSES REMÉDIOS PODEROSOS.

DEPOIS, A ÁRVORE FALOU DE GUARACI, O DEUS SOL, FILHO DE TUPÃ. GUARACI ERA O GUARDIÃO DO DIA, AJUDANDO SEU PAI A CRIAR TODOS OS SERES VIVOS E TRAZENDO LUZ PARA A FLORESTA. ERA ELE QUEM AQUECIA AS PLANTAÇÕES E DAVA VIDA AOS ANIMAIS. HAVITA SABIA QUE SEM O SOL, NADA PODERIA VIVER, MAS NUNCA IMAGINARA QUE GUARACI TAMBÉM CUIDAVA DAS CRIATURAS COM TANTO AMOR.

A ÁRVORE CONTINUOU AGORA FALANDO DE JACI, A DEUSA LUA. ELA ERA IRMÃ-ESPOSA DE GUARACI E A PROTETORA DOS AMANTES E DA FERTILIDADE. DURANTE A NOITE, JACI CUIDAVA DOS CORAÇÕES APAIXONADOS E DAS SEMENTES QUE GERMINAVAM NO ESCURO. HAVITA SORRIU AO OUVIR SOBRE JACI, POIS ELA SEMPRE ACHARA QUE A LUA TINHA UM BRILHO ESPECIAL, CAPAZ DE ACALMAR O CORAÇÃO DOS APAIXONADOS.

A ÁRVORE FALOU DE CEUCI, A PROTETORA DAS LAVOURAS E DAS MORADIAS INDÍGENAS. ELA ERA A DEUSA QUE CUIDAVA DA TERRA, GARANTINDO QUE AS COLHEITAS FOSSEM FARTAS E AS ALDEIAS PRÓSPERAS. HAVITA SENTIU UM CALOR NO CORAÇÃO AO PENSAR EM CEUCI, POIS SUA ALDEIA DEPENDIA DAS BOAS COLHEITAS PARA VIVER, E ELA SABIA O QUANTO OS INDÍGENAS RESPEITAVAM A TERRA.

MAS NEM TODOS OS DEUSES ERAM BENEVOLENTES. A ÁRVORE CONTOU TAMBÉM SOBRE ANHANGÁ, O DEUS DAS REGIÕES INFERNAIS, UM ANDARILHO QUE SE TRANSFORMAVA EM ANIMAIS SELVAGENS PARA ESPALHAR O MEDO E O MAU AGOURO. QUANDO ANHANGÁ APARECIA, TODOS SABIAM QUE ALGO RUIM ESTAVA POR VIR. HAVITA SENTIU UM ARREPIO AO OUVIR O NOME DE ANHANGÁ, MAS SABIA QUE A FLORESTA PRECISAVA DE EQUILÍBRIO, E NEM TUDO PODERIA SER DE LUZ.

A ÁRVORE ENTÃO FALOU DE SUMÉ, O DEUS RESPONSÁVEL POR MANTER AS LEIS E AS REGRAS. ELE TRAZIA A SABEDORIA NECESSÁRIA PARA QUE OS INDÍGENAS VIVESSEM EM HARMONIA COM A NATUREZA E UNS COM OS OUTROS. SUMÉ ENSINAVA QUE CADA AÇÃO TINHA UMA CONSEQUÊNCIA E QUE A JUSTIÇA DEVERIA SER RESPEITADA EM TODAS AS COISAS.

HAVITA FICOU ENCANTADA AO OUVIR SOBRE PICÊ, A DEUSA DA POESIA E DA ARTE. PICÊ INSPIRAVA OS CANTORES E DANÇARINOS, OS ARTISTAS QUE TRANSFORMAVAM A DOR E A ALEGRIA EM BELAS CANÇÕES E PINTURAS. HAVITA SONHAVA EM SER COMO PICÊ, CRIAR ALGO QUE TOCASSE O CORAÇÃO DAS PESSOAS.

A ÁRVORE ENTÃO CONTOU SOBRE IARA, A SENHORA DAS ÁGUAS, QUE COM SUA VOZ MELODIOSA ATRAÍA OS PESCADORES PARA O FUNDO DOS RIOS. IARA CANTAVA PARA AQUELES QUE ESTAVAM TRISTES OU PERDIDOS, OFERECENDO-LHE CONSOLO, MAS TAMBÉM O PERIGO DE SE PERDEREM NAS ÁGUAS. HAVITA IMAGINOU A BELEZA DE SUA CANÇÃO, MAS TAMBÉM ENTENDEU O RESPEITO QUE SE DEVIA TER PELAS ÁGUAS.

POR FIM, A ÁRVORE FALOU DE CAUPÉ, A DEUSA DA BELEZA, QUE INSPIRAVA TODOS A VEREM A HARMONIA E A PERFEIÇÃO EM CADA COISA. CAUPÉ ENSINAVA QUE A VERDADEIRA BELEZA NÃO ESTAVA APENAS NO FÍSICO, MAS NA BONDADE, NA CORAGEM E NA ALMA DAS PESSOAS.

COM UM SORRISO, HAVITA AGRADECEU À ÁRVORE. AGORA ELA ENTENDIA MELHOR OS DEUSES E OS MISTÉRIOS DA NATUREZA. COM OS SEGREDOS SECRETOS DE HAVITA, A JOVEM SABIA QUE PODERIA VIVER EM HARMONIA COM OS DEUSES E COM A TERRA, CUIDANDO DA ALDEIA E DA FLORESTA COM SABEDORIA E RESPEITO.

E ASSIM, HAVITA CONTINUOU SUA JORNADA, ESPALHANDO OS SEGREDOS DOS DEUSES TUPI-GUARANIS, AJUDANDO SUA ALDEIA A PROSPERAR E A VIVER EM PAZ COM A NATUREZA E OS SERES SUPREMOS..

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/11/2024
Código do texto: T8203307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.