Mimos para minotauro

Pouco antes de sair do abrigo da floresta, vi um movimento no prado em frente; automaticamente, levei a mão ao cabo da espada e sussurrei para Lára, que cavalgava ao meu lado:

- Tem alguém ali adiante... alguém grande.

Lára apertou os olhos e depois comentou, em tom displicente:

- É só o Parraug. Não tenha medo.

Saímos para a luz do sol que banhava o prado verde, pacificamente pontilhado com pequenas flores amarelas e brancas. E ali, de pé bem no meio delas, estava um minotauro de cerca de dois metros de altura, usando apenas um saiote de linho e uma faixa de couro que cruzava seu peito musculoso. Nas mãos enormes, um machado de guerra cujo gume parecia bem afiado.

- Esse é o Parraug? - Inquiri, mão crispada no cabo da espada.

- Se eu lhe dissesse que ele era um minotauro você viria? - Replicou Lára, acenando amistosamente para Parraug, que baixou o machado e acenou de volta.

- Pelo que sei, minotauros comem gente... - sussurrei, sem largar o cabo da espada.

- Se você fosse aprisionado num labirinto, e a única coisa que lhe oferecessem para comer fosse carne humana, você aceitaria ou morreria de fome? - Questionou Lára, apeando.

- Mas então... - murmurei.

- Lára, diga ao seu amigo que não vou fazer churrasco dele - assegurou o minotauro com voz profunda.

Fiquei tão perplexo em ouvir o monstro falar, que soltei o cabo da espada.

- Johen nunca viu um minotauro antes, Parraug - informou ela, enquanto eu apeava cautelosamente.

Era verdade; pelo menos, não vivo. E falante.

- Como você é capaz de falar? - Questionei, braços cruzados.

Parraug espichou uma língua enorme - com um piercing na ponta.

- A minha amiga Lára fez para mim; é um piercing-intérprete, me permite falar qualquer idioma... inclusive os dos humanos.

Depois, apontou para os brincos de ouro que lhe pendiam das orelhas:

- Também me deu esses brincos mágicos, que traduzem automaticamente tudo o que me dizem.

Virei-me para Lára, ainda de braços cruzados.

- Como nunca me ofereceu nenhum desses mimos?

Ela deu de ombros.

- Quantas vezes você salvou a minha vida, Johen?

- [09-04-2021]