As Maçãs da Cura

E depois de uma longa jornada por terras bravias, o cavaleiro chegou ao monte onde cresciam as Maçãs da Cura e descobriu que alguém havia cercado toda a área com arame farpado e colocado placas onde se lia: "PROIBIDA A ENTRADA" e "INVASORES SERÃO EXPULSOS". Ele contornou a cerca até achar um portão, atrás do qual havia um guarda portando uma ameaçadora balestra.

- Venho de terras distantes em busca das Maçãs da Cura - anunciou o cavaleiro. - Quem colocou essa cerca espinhosa e os cartazes?

- Este monte e tudo o que o rodeia agora pertencem à Companhia de Cura Natural - anunciou o guarda, apontando a arma para o cavaleiro. - Se você está interessado em comprar a geleia das Maçãs da Cura, deve dirigir-se à sede da Companhia, no vale abaixo.

- Por que deveria eu pagar por algo que sempre foi obtido de graça? - Questionou o cavaleiro com cautela.

- Os tempos mudaram - retrucou o guarda. - Melhor você tomar seu rumo.

O cavaleiro tomou o caminho que conduzia ao vale indicado, mas depois de perder o portão de vista, deu meia-volta e subiu pelo monte, para um ponto da cerca diametralmente oposto ao portão de acesso.

A sua espada não poderia cortar o arame farpado, constatou logo depois, mas os mourões eram de madeira, e ele começou a cortar dois deles pela base. Depois, foi só deitar o arame abaixo e passar por cima a cavalo.

Aparentemente, não havia outro guarda vigiando a propriedade. Ele chegou facilmente ao alto do monte, onde estavam as Maçãs da Cura, e contemplou as macieiras.

Não havia uma única maçã pendendo delas.

- [20-03-2021]