ANGELITA E SUA TURMA

NO QUARTO ROSA QUE FICA LOCALIZADO NO FINAL DO CORREDOR DA CASA DA D. ALZIRA, MÃE DA MARIA, E QUE EM ALGUNS MOMENTOS, ACONTECIAM COISAS SURPREENDENTES E INUSITADAS. ERA O LUGAR ONDE OS FANTOCHES PODERIAM REALMENTE SER ELES MESMOS.

CERTA TARDE DE SÁBADO, QUANDO TODOS DA CASA HAVIAM SAÍDO, COMEÇOU O QUE NINGUÉM SABIA: O MOMENTO DELES.

- ALGUÉM AÍ? OI? – ANGELITA INICIOU O DIÁLOGO. PORÉM POR ENQUANTO NINGUÉM RESPONDIA. – AFF! NÃO ACREDITO QUE ESTÃO TODOS DORMINDO AINDA. ACORDEM SEUS PREGUIÇOSOS. VAMOS APROVEITAR QUE TODOS DA CASA SAÍRAM.

O SILÊNCIO REINOU NO QUARTO DOS FANTOCHES. ERAM SEIS, NO TOTAL. ENTRE ELES, HAVIA ANGELITA, UMA FANTOCHE DE MÉDIO PORTE LINDA DE CABELOS NEGROS E VESTIDO COLORIDO. SEMPRE ALEGRAVA O AMBIENTE, APESAR DE SER UMA TAGARELA. TAMBÉM FAZIA PARTE DO GRUPO A OVELHINHA JOSÉ; O ESMINLIGUIDO LALÁ; PEDRINHO, QUE ERA O IRMÃO DA ANGELITA, VESTIA ROUPAS COLORIDAS TAMBÉM; CAROLA, A NEGRA MALUQUINHA E DOGUINHO, O CÃOZINHO QUE LATIA CHORANDO. TODOS MORAVAM NO QUARTO ROSA E SUA TUTORA ERA MARIA, QUE NAS HORAS VAGAS, OCUPAVA O TEMPO DELES EM EVENTOS NA IGREJA OU FESTAS NA ESCOLINHA.

- POR QUE ESTAIS A GRITAR, MOCINHA NERVOSA? TENHAS MAIS UM POUQUINHO DE PACIÊNCIA. – RETRUCOU A OVELHINHA JOSÉ, TODO ELOQUENTE.

- KKKKKKK, O SENHOR FALA ENGRAÇADO! – DISSE ANGELITA. – VAMOS APROVEITAR O MOMENTO QUE ESTAMOS SOZINHOS E POR O PAPO EM DIA. MAS PARECE QUE NINGUÉM QUER CONVERSAR. – FALOU BAIXANDO A CABEÇA.

- OPA, OPA! QUEM DISSE QUE NÃO QUERO CONVERSAR? ESTAVA APENAS ME CERTIFICANDO SE ESTÁVAMOS REALMENTE SOZINHOS. – APARECEU O PEDRINHO TODO DESCONFIADO E METIDO A GALÃ. – E ENTÃO BONITONA? SINTO ALGUÉM ME OLHANDO! KKK

- PARA Ó METIDINHO. – CAROLA JÁ SE ESTRESSANDO. – OLÁ ANGELITA, ESTAMOS TODOS ACORDADOS. ESSE MALUCO DISSE QUE ALGUÉM ESTAVA A NOS OBSERVAR. POR ISSO FICAMOS CALADOS, NA SURDINA. SÓ DE TOCAIA.

- ISSO MESMO! FICAMOS COM MEDO DE SERMOS DESCOBERTOS E SEPARADOS PARA SEMPRE. – ARGUMENTOU O ESMINLIGUIDO LALÁ, TREMENDO FEITO CARA VERDE SÓ DE IMAGINAR.

- POR FAVOR, AUAUAUUUU, AJUDEM-ME! ESTOU PRESO AQUI NESTA CAIXA. MINHAS PATINHAS SÃO CURTINHAS. – DOGUINHO JÁ LATINDO ESTRANHO, DESESPERADO DENTRO DA CAIXA. – NÃO SEI PORQUE MARIA FEZ ISSO COMIGO. NÃO CONSIGO SAIR DAQUI. AUAUUUUU!

- VAMOS LÁ GALERINHA AJUDAR O DOGUINHO A SAIR DALI. – ANGELITA DEU A ORDEM E TODOS OBEDECERAM.

UNIDOS, COM MUITA DIFICULDADE, SUSPENDERAM A CAIXA E VIRARAM FAZENDO COM QUE O CÃOZINHO CAÍSSE E ASSIM SAÍSSE DA CAIXA. NA MAIOR FELICIDADE, AGRADECEU.

ENQUANTO TODOS CONVERSAVAM DISTRAIDAMENTE, DO OUTRO LADO DA PAREDE DO QUARTO, ATRAVÉS DE UMA PEQUENA ABERTURA, ALGUÉM OLHAVA TUDO ATENTAMENTE. UMA PESSOA QUE NÃO HAVIA SAÍDO COM OS OUTROS DA CASA. PEDRINHO, NA VERDADE, ESTAVA CERTO. MAS, NÃO TINHA COMO PROVAR A SENSAÇÃO DE QUE ALGO ESTAVA ERRADO.

- EU SABIA QUE HAVIA ALGO DIFERENTE COM ESSES FANTOCHES DA MARIA. E AGORA TENHO CERTEZA. ESTÃO VIVOS. VIVOS! OLHA SÓ COMO ELES CONVERSAM E SE MEXEM – FALOU ESPANTADO – MEUS DEUS! QUE NERVOSO! – ESTAVA ALI, JÁ FAZIA UM TEMPINHO A VÊ-LOS DE FORMA SOBRENATURAL. – SERÁ QUE A MARIA SABE DISSO? QUE SÃO VIVOS? – PENSOU! – JÁ SEI, VOU ENTRAR E INTERROGÁ-LOS. E SEGUIU RUMO A PORTA. CONTOU ATÉ TRÊS E ENTROU.

TUDO ACONTECEU MUITO RÁPIDO, NO MOMENTO EM QUE A PORTA SE ESCANCAROU, OS FANTOCHES TIVERAM UM SUSTO TÃO GRANDE, MAIS TÃO GRANDE, QUE TODOS CAÍRAM DA PRATELEIRA DE PONTA CABEÇA. O SEGREDO DELES FORA DESCOBERTO. NÃO DEU TEMPO DE COMBINAR NADA, E ASSIM CADA UM AGIRIA POR SI.

- AGORA DESCOBRI TUDO, SEUS FANTOCHES FINGIDOS! VAMOS FALEM EU VI TUDO, ESCUTEI A CONVERSA TAMBÉM. NÃO ADIANTA FINGIREM QUE SÃO APENAS BONECOS SEM VIDA. EU SEI DE TUDO. VENHO OBSERVANDO-OS HÁ ALGUM TEMPO.

O INTRUSO, FALAVA SEM PARAR. E ANGELITA CONSEGUIU VIRAR OS OLHOS PARA VER QUEM ERA O DITO CUJO. O SUSTO QUE ELA TEVE FOI AINDA MAIOR, PORQUE O INVASOR NADA MAIS ERA QUE O IRMÃO MAIS NOVO DA MARIA, O RODOLFO. UM GAROTO DE APENAS NOVE ANOS. UMA CRIANÇA MUITO ESPERTA E INTELIGENTE PARA PERCEBER O QUE NENHUM ADULTO PODERIA IMAGINAR.

- FALEM OU EU CORTAREI A CABEÇA DE TODOS VOCÊS ANTES QUE MINHA IRMÃ CHEGUE. ELA IRÁ CHORAR HORRORES, MAS, SEI QUE A DOR SERÁ PASSAGEIRA. – O MENINO ESTAVA DETERMINADO A OBRIGÁ-LOS A FALAR. – VAMOS! VOU CONTAR ATÉ TRÊS. UM... DOIS...

- ESPERE! NÃO SOMOS RUINS. NÃO PODES NOS TOCAR. SE FIZERES ISSO, MORRERÁS. – BRADOU A OVELHA JOSÉ, FICANDO EM PÉ PARA CAUSAR MAIS IMPRESSÃO.

- O QUE ELE PENSA QUE ESTÁ FAZENDO? COCHICHOU CAROLA PARA LALÁ QUE APENAS SACOLEJOU.

NA EXPECTATIVA DO QUE IRIA ACONTECER, OS FANTOCHES, TEMEROSOS, TORCERAM PARA QUE RODOLFO ACREDITASSE NESSA “VAI QUE COLA” DO JOSÉ.

FICOU CALADO, OLHANDO PARA A OVELHINHA. FOI ATÉ A ESTANTE ONDE OS FANTOCHES HAVIAM CAÍDO COM O SUSTO. E PREPARANDO-SE PARA AGARRAR A OVELHA JOSÉ DO CHÃO, A PORTA FOI ABERTA E MARIA ENTROU. VIU TODOS OS FANTOCHE NO CHÃO. FICOU IRADA COM O IRMÃO:

- NÃO ACREDITO QUE BAGUNÇOU TODO O MEU QUARTO! DERRUBOU MINHAS PRECIOSIDADES NO CHÃO. O QUE ACONTECEU AQUI? VOCÊ FICOU LOUCO, FOI? JÁ FALEI QUE NÃO O QUERO AQUI. ELES NÃO SÃO PARA CRIANÇAS METIDAS. – MARIA, FURIOSA, EXPULSOU O IRMÃO DO QUARTO. ELA ERA DEZ ANOS MAIS VELHA QUE ELE. PORTANTO, TERIA QUE OBEDECER.

- MARIA, JOGUE TODOS FORA, SÃO ASSOMBRADOS. FINGEM O TEMPO TODO QUE SÃO APENAS BONECOS. ELES FALAM E ANDAM. – RODOLFO TENTOU CONVENCER A IRMÃ. MAS E CLARO QUE NÃO IRIA ACREDITAR.

- AHHHH, DESAPAREÇA DAQUI AGORAAAAA! - GRITOU RAIVOSAMENTE. – E NUNCA MAIS PERMITIREI QUE COLOQUE SEUS PÉS AQUI.

E DESTA FORMA, ESCORRAÇOU O IRMÃO DO QUARTO ROSA. FICANDO A SÓS COM SEUS MARAVILHOSOS FANTOCHES. COLEÇÃO QUE CUIDAVA COMO UNS FILHOS. ARRUMOU TODO O QUARTO E A PARTIR DAQUELE DIA, PASSOU A TRANCAR A PORTA PARA PROTEGE-LOS DO IRMÃO.

[...]

NA CALADA DA MADRUGADA:

- EM NOME DE TODOS OS FANTOCHES, NOSSO MUITO OBRIGADO POR TER FEITO AQUILO, OVELHINHA. NÃO GOSTAMOS DE MENTIRAS, MAS CONCORDAMOS QUE FOI NECESSÁRIO PARA MANTERMOS O NOSSO SEGREDO. – FALOU ANGELITA E TERMINANDO SEU PRONUNCIAMENTO DEU UM BEIJINHO NA TESTA DA OVELHINHA JOSÉ.

E ASSIM, OS SEIS FANTOCHES DA MARIA, MANTIVERAM A PAZ POR ALGUM TEMPO, E CONSEGUIRAM MANTER O SEGREDO, ATÉ QUE...

O DESFECHO FICARÁ POR SUA CONTA!

DÉBORA ORIENTE

Debora Oriente
Enviado por Debora Oriente em 19/09/2020
Reeditado em 20/09/2020
Código do texto: T7067516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.