BRUTO QUE NEM ARGOLA DE LAÇO - SaMaVi

Poeta Novais Neto

Parte I / SaMaVi - BA

Nesta crônica, apresento os homens, supostamente mais brutos, de Santa Maria da Vitória e o folclore alimentado por seus causos de "brabeza". Confiram e divirtam-se.

De tempo em tempo, em Santa Maria da Vitória, circula uma lista com nomes dos homens supostamente mais brutos da cidade.

Nos botecos, onde provavelmente esta relação é arquitetada, surgem comentários variados e histórias visíveis de brutalidade que acabam por alimentar ainda mais o rico e belo folclore da minha terra.

Interessante mesmo é que essa listagem, em lugar de provocar a ira daqueles que, porventura, dela façam parte, pelo contrário, é motivo de vaidade, certamente por entender se tratar de uma brincadeira.

Segundo um amigo barbeiro, Valinho, em não ver seu nome numa dessas listas teria feito, indignado, o desdenhoso comentário:

– É!... Hoje em dia não se pode confiar em mais nada. Nem que uma lista dessa seja feita com honestidade!. Não tá vendo que nem Chicão Okofô nem Tonhão Três-Toras não são mais bruto do que eu!?

- Todo mundo sabe! só esse meia-tigela fazedor de lista num vê isso! Aí, com certeza, deve ter o dedo da oposição! Só pode ser um corrupto quem a fez. Devem tem molhado a mão dele, na certa!

É bem verdade que tudo isso se deve à televisão. Depois que as tevês passaram a mostrar Seo Lunga, um cearense mais bruto do que argola de laço; surgiram muitos e muitos imitadores, tentando inutilmente, ameaçar o posto do nordestino brabo.

É original!

Ainda a propósito, dessas listas, que de tempo em tempo circulavam em Santa Maria; lembro-me de quando ainda morava em Salvador, na Casa do Estudante, década de 1980, e por lá circulou uma dessas relações com nomes de pessoas de caminhados mais feios da cidade.

Nessa relação constavam Erlônio de Eli Tonhá, Cornélio de Antônio da Mata, Zé Manoel de Nana Lisboa, James de Vavá de Cirilo e o meu nome.

- Isso, mesmo! meu nome.!

Não sei se nesta ordem, comigo em último lugar, claro. (Risos!).

Continuando...

Parte II - Fanacos

Esta questão dos últimos serem os primeiros é relativo; depende do momento, do dia, e do animo do valentão, pois tem aquela velha e sabia máxima, que nos esclarece o dia da caça e o dia do caçador.

Lá em Correntina também tinha essas tais listas, que mesmo não sendo fixadasem um ponto específico, estava gravada na memoria popular e eram discutiva de forma enfatica, nos tradicionais butecos da cidade.

Zé de Cinza era famoso em acabar com a harmonia de qualquer forró ou baile. Bastava uma encarada de outro macho, ou a "taboca" de uma dama e a coisa ficava feia.

Liozão era um agricultor do interior do municipio, que ao tomar suas cachaças nos butecos de ponta de rua. armava a grande muvuca que acaba na delegacia.

Nonato de Pedro Ferreira não levava desaforo e não suportava aqueles valentões que ficaram rosnando valentia poerto dele, não!

O CAPUXIM era um cabra macho que não tinhya medo de policia. Correu uma quarteirão sobre os telhados enquanto a policia corria paralela a rua, e um determinado teclado cedeu. A policia creu! Dai ele ficou famoso e entrou nas lista dos valentes de Correntina.

Ze Cariri, diziam ser um matador de aluguel, esse sim era perigoso, e sua fama também ficou em SaMaVi, onde foi morar depois que saiu de Correntina, onde promovera cenas de bang... bang. em plena praça da Ireja Matriz, como os tempos não eram de cavalos, o Jeep serviram de montaria para os cowboys.

Esses sim, eram homens brutos, na base do brucuto mesmo.

Agora dizer que Novais estava nas cabeças da lista dos brutos ou valentões de Santa Maria da Vitória... é história pra mais de metro de papel. Só rindo mesmo!!!

Não o conheço de longas datas, mas de longas eras que o conheço de ouvir falar. Depois, em 1973, quando fui morar em Santa Maria, o conheci mais de perto. Pude conhecer SaMaVi em sua intimidade; frequentei o BarKinho Clube, o Santa Clara, Caneção e club 2 de julho, conheci o cabaré Pingo D´água e vi de perto alguns de seus valentões, além do mais, SaMaVI é como um livro aberto, nada que lhe acontece, fica de tudo encoberto e se Novais, tivesse se metido nalgum ato de brabeza, certamente eu teria tomado conhecimento do fato ou do inquerito.

Será mesmo que se trata de nosso poeta Novais? que seja no primeiro ou no último lugar?. Isso não é lista de se ter o seu nome, como um dos valentões do lutar.

Novais is a gentle knight.

Isso mesmo, Novais é um cavalheiro gentil. Imaginem o tamanho do absurdo, um poeta tratado por bruto! Inda mais quem!, Novais !!

O homem de olhar sensível a ponto de vê detahes numa flor e num beija-flor, além da rima; um homem incapaz de dar um tapa numa borboleta, até mesmo pela questão da agilidade de não acerta-la a tempo e até porque não tem no coração, o intento de interromper o voo languido do sobe e desce e sobe e desce do delicado e colirido inseto.

NOVAIS BRUTO? NÃO!! posso afirmar que é um sacrilégio, contra os adoradores do universo do alfabeto, de A a Z, inclusive com K, W Y, ou se tratar de um honômimo.

Novais é poeta delicado por educação, dedicado por convicção. Bruto, só mesmo na imaginação de quem leu, por certo, algum poema repentista de um poeta nordestino, rude e bruto como uma foice; ou bondade de quem fora corrompido por uma garrafa de cachaça, para incluir na lista um certo nome: Novais! Isso é mesmo corrupção, como bem disse o barbeiro Valinho. Afinal, a corrupção esta nas entranha desta nação desde a chegada das caravelas de Cabral, com indigentes e prisioneiros politicos de Portugal, para colonizar as Terras de Vera Cruz ou Santa Cruz, hoje Brasil. Triste sina que até hoje nos pesa sobre os ombros. Mas esse valetão não pode ter sido o nosso Novais.

NOVAIS CAVALHEIRO, em qualquer idioma ou nação estrangeira. Esse menino, desde menino é dedicado a servir. Ele desvia de seu caminho para fazer uma gentileza, um favor, a quem dele precisar; Novais dá a mão a madama e a mocinha no descer ou subir de uma calçada, entrar e sair de um carro. Esse cara é uma poesia ambulante, alegre, de riso constante; naquele rosto comprido olhos saltitantes não se vê maldade ou resquicios de valentia. Nos parece nunca ter conhecido a tristeza. Chego até duvidar se esse cara chorou, além das entrelinhas de seus versos... se ele verteu lagrimas que molharam o rosto foi o pranto de um adeus, pai, irmão ou amigo... só se foi pranto de adeus! Pois não há quem não chore na despedida, quando se tem amor .

NOVAIS BRUTO! NÃO!!! Podem procurar outro poeta nordestino de sangue no zois, para o titulo de bruto, Novais não!

Não pense que não pensei, no que você está pensando. Novais é cabra macho, o que não, obrigatoriamente, tenha que ser valetão. Eu já fui chamado de “flor” e nem por isso me zuei, só não pisem no meu calo. Pelo que aconselho não confundam delicado e educado, macho e valentão. Neste mundão violento, meia palavra pode ser uma ofensa, e não há duelos em condições de igualdade, como outrora.

Eu que não pisaria no seu calo para vê o seu avesso, Eu não xingaria sua mãe. Quer saber se um homem ou um menino é “brabo” xingue a mãe dele e te aguenta! luta ou corre! Xingue a mãe de quem você acha manso demais e você verá o gigante que surge diante de ti!

É isso!

Quase todo poeta é manso por natureza... mas não se “fie não fio” é correr risco. Poeta é que nem boi manso... não berra atoa! E quando menos espera o coice é certeiro, e quando coiça, é coça brava; é dor de borrar as calças, é pancada profunda, é barafunda que fica marcada por mais de uma vida, a alma, a cara ou a bunda.

Pensando bem! Acho que não foi atoa nesta lista constar o nome do Poeta NOVAIS... Alguem já deve te-lo visto com sangue no “zois”... e com certeza, deu trabalho pra juntar e aquietar o moço num canto. Eu mesmo quando me espalho, só Deus me ajunta... (cabra bom de briga que fui!!). O bom é não pagar pra vê. Boi boi manso quando testa ou coiça, arrebenta.

Ao meu amigo Novais Neto