Não posso fazer isso

- Nunca vi uma mulher nua.

As três deusas entreolharam-se. Depois, num piscar de olhos, começaram a se despir na frente do pastor de ovelhas.

- Qual de nós três? - Indagou então Hera.

O pastor deu um longo assovio, analisando cada uma delas de cima a baixo.

- Todas as três são belas além do meu limitado repertório lírico... eu casaria com qualquer uma!

- Isso está fora de cogitação, - atalhou Hera - até porque, o que desejamos de você é uma resposta: qual de nós é a mais bela?

- Muito difícil decidir... - retrucou o pastor, sentando-se numa pedra sem tirar os olhos das mulheres nuas por um segundo sequer. Parecia querer gravar a cena nas retinas para a eternidade.

- Escute, pastor... se me escolher, eu lhe concederei a sabedoria dos filósofos, a habilidade no uso das armas, e a destreza dos grandes guerreiros! - Sugeriu Atena em tom melífluo.

O pastor não pareceu lá muito impressionado.

- Escolha a mim! - Bradou Hera. - Eu lhe farei o mais sagaz de todos os políticos e lhe darei o controle sobre toda a Ásia!

O pastor esboçou um ar de tédio.

- Pois se me escolher... - sussurrou Afrodite, acercando-se dele, - prometo-lhe que terá o amor da mulher mais bonita do mundo!

O pastor levou a mão ao queixo.

- Ei! Isso parece interessante! Mas...

E, dedo indicador em riste:

- Eu escolho a mulher!

Afrodite deu uma risadinha de triunfo.

- Isso pode ser arranjado!

O pastor virou-se então para as preteridas e disse:

- Vocês são testemunhas.

* * *

- Eu não posso fazer isso.

O pastor deu uma dentada na maçã que trazia na mão, antes de retrucar:

- Claro que pode. Pode e vai. Trato é trato!

- Não posso fazer isso - insistiu Afrodite.

- Mas que raio de deusa é você?

A irritação na voz do pastor era crescente.

- Eu lhe disse que poderia escolher a mulher mais bonita do mundo...

A resposta veio em tom peremptório.

- Eu quero AQUELA ali... a Issa!

E deu outra dentada na maçã.

- Olha... como é que eu vou dizer isso... - ponderou Afrodite, torcendo as mãos em aflição. - Issa é bonitinha, está vestida como mulher, está sendo criada como filha pelo rei Licomedes... mas não é mulher!

A resposta do pastor veio entre pedaços cuspidos de maçã:

- Escute aqui... deusa... cumpra a sua parte no acordo! A mulher mais bonita do mundo para mim é Issa, e eu lhe dou dois minutos para que ela se apaixone perdidamente por mim! Fui claro, caloteira?

[E foi assim que Issa, a ruiva - na verdade, Aquiles disfarçado de mulher - apaixonou-se perdidamente por Páris, o pastor. Com isso, o plano de Zeus de reduzir a população da Terra através de uma guerra de grandes proporções entre gregos e troianos foi por água abaixo. Isto é, até que ele apareceu com outra ideia igualmente mirabolante...]

[30-11-2017]