O menino e o passarinho

O Menino e o Passarinho

(Lucas Oliveira)

Era uma tarde qualquer e o menino estava sentando no quintal de sua casa em uma pequena cidade do interior. Em suas mãos traziam dois objetos que para ele era a melhor invenção da humanidade: Um lápis e um caderno. Tentava escrever algo, tentava puxar de sua mente qualquer coisa que pudesse começar a escrever, mas frustrava-se com a síndrome da página em branco. Tocou a ponta do lápis no papel e aguardou que algo magicamente fizesse as palavras aparecerem, mas só havia o silencio, e sem querer, ele acabou fazendo um risco no papel. Com raiva, lascou a folha e amassou com violência a jogando pelo ar, e um dos seus sentidos detectaram uma coisa estranha, seus ouvidos não escutaram o papel bater no chão, mas estava quase escutando os meninos brincando na rua. Resolveu olhar para onde o papel havia ido. E perante seus olhos assustados viu que o papel pairava sobre o ar e que sozinha estava se desenrolando e tomando uma forma que aos poucos fizeram sentido. Ora, aquele papel havia se transformado em um passarinho, não um passarinho criado pela natureza como a que voavam pelo pé de abacate que tinha no quintal da casa, não, era um passarinho diferente, e que possuía aparentemente asas de um beija flor, mas definitivamente não era um beija flor, era um passarinho com cores diferentes e com um canto diferente. Era um canto de palavras humanas.

- O que fazer menino? – Cantarolou o passarinho e o menino arregalou os olhos ainda mais, sabia que era impossível um passarinho falar. Ora, mas ele havia saído do papel que ele havia jogado fora e aquilo já não era estranho o suficiente?

- Quem é você passarinho? Quem é você? – O menino perguntou com toda aquela curiosidade que sua idade permitia ter.

- Responda-me primeiro, fiz a pergunta primeiro, exijo minha resposta primeiro – O passarinho falava, sua cabeça mexia e seu bico batia estranhamente.

- Estou tentando escrever, mas nada sai da minha mente. Mas quem é você passarinho? Como apareceu do nada? – O menino queria a sua resposta, queria matar sua curiosidade em saber mais daquela criatura.

- Do nada? Como assim do nada? Eu não surgi do nada, nada surge do nada, você surgiu do nada?- Perguntou o passarinho que agora havia voado um pouco mais para baixo.

- Não, não surgi do nada, surgi dos meus pais e estes surgiram de meus avós e meus avós dos pais deles... – Disse o menino.

- Pois então, nada surge do nada, porque eu surgiria do nada? Só pelo fato de ter vindo de um papel? Mas me diga garoto... O que procura escrever? Garotos da sua idade deveriam estar lá fora fazendo barulho com os gritos de gol – Disse o passarinho.

- Não me sinto no mundo deles, estou mais seguro com as palavras, elas nunca mentiram para mim e sempre me deixaram saber a verdade sobre elas, mas hoje não sei o que escrever – Disse o menino com os olhos tristonhos e decepcionados.

- Que interessante. Você esqueceu seu nome? – O passarinho perguntou.

- Não, como vou esquecer meu nome? Eu me chamo...

- Não precisa me dizer como se chama. E o meu nome? Você ainda se lembra? – Perguntou o passarinho.

- Eu perguntei quem é você, mas você não havia me respondido, como saberei seu nome?

- Você me conhece menino, sabe quem eu sou. – O passarinho mostrou as asas para que o menino visse – Minhas cores, minhas cicatrizes, minhas marcas não te trazem lembranças? – Perguntou o passarinho e dessa vez desceu mais para o chão.

- Quem é você passarinho? – O menino perguntou e suplicou para que a criaturinha responde-se a ele.

- Veja de onde eu vim; veja porque eu vim; veja as coisas que são minhas, menino; e então você saberá quem eu sou. – O passarinho desceu até o chão e tornou-se novamente um pedaço de papel amassado.

- Obrigado – O menino falou para o passarinho que não estava mais no papel amassado que fora brutalmente jogado ao chão. Escutou vividamente os garotos jogando bola. O lápis novamente em seus dedos tocou a folha do papel e quatro palavras foram escritas no topo da não mais folha em branco.

Lucas Yagami
Enviado por Lucas Yagami em 04/07/2017
Código do texto: T6045414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.