A gruta de Narendra - continuação

Na medida em que avançavam,o trajeto aumentava,progressivamente em aclive, obrigando a pequenas paradas para recompor as energias.Jaimini era a única que não exibia cansaço e estava sempre a frente ,porém entendia a limitação de IANODA.Os intervalos permitiam saborear frutinhas silvestres cujo sumo adocicado escorria pelos cantos da bõca.A visão do caminhos do monte Arati era a de imenso vale,onde o espelho d'agua do lago Bengoa ia diminuindo,paulatinamente.Pouco a pouco,encontraram-se os tres no mais ermo do caminho.Os sons variados festivos e agitados do vilarejo que contornava as águas do Bengoa foram substituidos por um suave uníssono,uma sinfonia etérea de beleza inacreditável.Algo estava mudando no outrora vale das lamentações.

Kapila,então falou:"Amigos ,estamos nos aproximando da gruta de narendra,pois,o que sentimos já são as vibrações do grande sábio.Após percorrerem duas curvas acentuadas,poderão observar a entrada natural da moradia de Narendra,que é ladeada por enormes pedras.

Mazda elevou os olhos e verificou o quanto ainda faltava para atingir ao cume do monte.Tal visãoprovocava admiração,pois a impressão que se tinha era de que se poderia chegar ao céu escalando o monte Arati...Após trocarem olhares signi'ficativos,os romeiros se aproximaram

da gruta onde puderam avistar alguns devotos que ,em silêncio,velavam o mestre em seu estado de profunda contemplação.

Os olhos do sábio percorriam perdidos,o infinito,enquanto um leve e

bondoso sorriso iluminava a face.Tratava-se do único ser que atingira aquele estado de supraconsciência ,onde desejos e afições não mais o atingiam.Certa vez,umvisitante indagou a Narendra:"Por que abandonaste o lar para viver na solidão da montanha?"Narendra,com simplicidade,respondeu:_"Onde meu coração estiver ,ali será meu lar"...

Ensinava que ,a verdadeira moradia está,em verdade,em nosso cerne,o que nos faz habitantes nômades do cosmo imunes as contingências externas.Uma pequena fogueira foi acesa na sproximidades da entrada,bem comoduas tochas no interior para que

afugentassem a treva que teimava tomar conta do lugar na medida em que a claridade da tarde se extinguia.Narendra falou:"Vivi todas as sensações e aprendi que todas são reflexos de um único sentimento."A minh'alma é o abrigo de todos os deuses e nela brilha a chama que Os cultua"As palavras do sábio tinham um sabor de determinação,mas soavam estranhas e indecifráveis aos ouvidos de IANODA...