Meu país
Abaixo da linha do equador há um país tropical.
O lugar é uma beleza.
Belas praias, paisagens maravilhosas, há até uma floresta com a maior diversidade de plantas do mundo e é claro, rios, grandes rios, uma riqueza hidrográfica de causar inveja a vários países.
Há, não posso esquecer do clima.
E que clima.
O calor faz parte, de praticamente, o ano inteiro.
Além das belezas naturais, não dá para esquecer das mulheres, belas, aliás, muito belas, maravilhosas.
Para todos os gostos.
Loiras, morenas, ruivas, negras, orientais, esse país é um paraíso, onde todas as raças, credos vivem em perfeita harmonia.
Ou quase.
Infelizmente.
Nem tudo são flores neste lugar.
Deus fez a sua parte é verdade.
No entanto...
Neste país, a maioria da população vive na miséria, não há educação de qualidade, saúde, nem pensar, são dias e dias aguardando uma consulta médica com especialistas, sem contar, com as inúmeras pessoas que, morrem nas filas dos Prontos Socorros espalhados pelo país.
Segurança. Bem, nem é bom falar. Neste país, todos deveriam andar com coletes a prova de bala, aliás, tal objeto deveria ser de uso obrigatório, tipo cinto de segurança em carros, capacete, para motos.
O índice de assassinatos é maior do que na faixa de gaza ou da guerra no Iraque.
O sistema carcerário é um caos. Facções dominam, fazem o que querem, coordenam o crime organizado de dentro das prisões.
Habitação é uma negação.
Há muitas favelas, e muitas pessoas, sem teto também, parece mentira, mas, a muitas pessoas que, não tem, sequer, condições de morarem em uma favela, moram nas ruas das grandes, médias e pequenas cidades.
Saneamento básico. O que é isso, heim? Deixa pra lá.
Emprego, também, não há.
Quando há emprego o salário é tão baixo que, sequer, da para uma alimentação adequada.
Muito moradores deste país, vendem o almoço para comer o jantar (força de expressão).
Comem, comem mal, muito mal por sinal.
Comprar roupas é luxo.
Vestem, vestem mal.
Estava me esquecendo dos aposentados, estes, trabalharam a vida inteira, e quando não podem mais trabalhar, recebem uma pensão, que não paga nem os remédios necessários.
Muitos habitantes, a maioria, vive com a ajuda de certos auxílios dados pelos governos federal e estadual.
São vários. Auxilio para isto, auxilio para aquilo.
Tem também, os sem terra.
Não que a falta de terra seja problema neste país, afinal ele é um dos maiores do mundo, só que a maioria destas terras são improdutivas, estão abandonadas, sem plantação, sem criação, sem nada.
Tudo na mão de grandes latifundiários e grileiros, também.
O melhor deste país, ou o pior é a política, a política simplesmente merece um estudo a parte.
Dizem que neste país há uma democracia, no entanto o que vemos é uma aristocracia maquiada.
São sempre os mesmos governantes, que, fazem de tudo para enriquecerem, e, para que cada vez mais aumentem os seus poderes e as suas influencias.
Dominam cidades inteiras.
Alguns, estados inteiros.
Governam com a mão forte, fazem de tudo para que o país não cresça e que o povo, em sua maioria, fique na mais profunda miséria.
Aliás, essa é a maior força deles.
A miséria do povo é a grande força destes políticos, que, em sua bondade, doam cestas básicas, aos mais necessitados, aprovam leis que “beneficiam” o povo, vide auxilio reclusão, bolsa escola, vale gás, etc...
Muitos se intitulam, como os pais do povo.
Os enganam.
Mostram uma bondade que não tem.
São irônicos, sorriem, abraçam o povo.
Choram com o povo.
Sentem as mesmas dores de “seu povo”.
Do mesmo povo, que matam, de fome, de doenças que a muito estariam erradicadas, se tivessem um sistema de saúde competente.
Fazem grandes propagandas acerca de seus atos, o povo, “beneficiado” os adoram os idolatram.
Ganham muito dinheiro.
Seus salários são exorbitantes, no entanto, acham que ganham muito pouco, por isso todos as anos tem seus salários atualizados, afinal, eles tem toda a responsabilidade do país sobre suas costas.
Afinal, eles têm que cuidar de seus filhos.
Tem vários benefícios.
Tem até cartões corporativos, onde gastam, gastam, e o estado paga.
Cuidam do país como se fossem suas empresas, que geram lucros a si próprios.
Recebem propina.
Trocam apoio político por mais propina.
Trocam apoio financeiro de empresários, por mais propina e certos favorecimentos.
Desviam dinheiro da educação da saúde e de todos os ministérios possíveis.
Fazem deste país uma empresa, de sua propriedade, usam-no para enriquecerem, mais e mais.
Não respeitam as leis.
Afinal fazem leis para que sejam beneficiados.
Para que suas empresas sejam beneficiadas.
Governam o país ao seu bel prazer.
Época de campanha política.
Eles choram, fazem o povo chorar. Criam estórias, boas estórias, ótimas estórias.
Prometem, prometem muito.
Prometem tudo aquilo que, nos anos anteriores não fizeram.
Não fizeram, por que, se cumprirem, não terão o que prometer nas próximas eleições.
Melhores condições de vida ao povo, segurança pública, saúde de qualidade, ensino de qualidade, tudo é prometido, mas nada cumprido.
Afinal daí a quatro anos tem eleição de novo.
Por fim, para terminar a discrição deste país, digo, sem medo de errar.
Este país é o maior produtor de pizza do mundo.
Neste país se encontra, pizza de mensalão, pizza de ilhas cayman, pizza de cartões corporativos, pizza de anões do orçamento, pizza de banespa, pizza de banestado, pizza de privatizações, pizza de compra de votos, pizza caso sudam, pizza caso sudene, pizza de banco marka/fonte cindam, pizza barbalho, pizza de lalau, pizza de máfia dos fiscais, pizza de máfia dos ambulantes, pizza de calheiros, pizza vale do rio doce, etc....
Tem até escritor achando que este país foi colonizado por italianos.
Este é o meu país.