OS HEROIS DO REINO ANIMAL

 

 

A educação é o seguimento mais importante na vida do ser humano, para que se tenha uma perfeita formação de personalidade, no decorrer de sua existência. De igual valor está sua obediência respeitando a natureza e seu meio ambiente com amor e ética. É primordial que se tenha uma consciência apurada e saudável do convício humano com os animais, respeitando a fauna e a flora silvestre, das quais depende nossa forma de vida. Precisamos do oxigênio, vitaminas e proteínas para que tenhamos uma vida saudável. Daí nosso o dever para com o meio ambiente, um fator fundamental. Afim de que sua automatização seja perfeita e funcional.

Do nascimento à finitude vamos sendo educados de acordo com a cultura do meio em que vivemos, somos eternos aprendizes na ciência pedagógica da escola da vida. Eu nasci no meio rural e nele atuei a maior parte do tempo que Deus me concedeu. Moldado por a dinâmica da cultura sertaneja. Habituei-me aos erros primitivos cometidos pelo homem do campo. Os pequenos animais silvestres que fugiam de mim apavorados nas minhas caçadas, atualmente são os amigos que me recebem vindo ao meu encontro, ao perceber minha presença abastecendo seus comedouros onde vivem em paz no meu cantinho na roça o que aliás, amo de paixão com muito prazer.

Num passado não muito distante quando o meio de transporte em sua maioria foi executado por os mártires indefesos, os animais, puxando o carro de boi e as carroças, ofegantes com o peso das cargas, debaixo de um sol escaldantes ou as chuvas torrenciais pisando lama e poeira, por estradas esburacadas, sujeitando a perversidade, os maus tratos de seus algozes, os carreiros, inclusive eu, que muitas vezes os chicoteavam sem dó nem piedade, aplicando ferroadas nas costelas pancadas na cabeça e por todo o corpo. Arrependo-me imensamente de ter praticado tamanha injustiça, meã culpa, mea-culpa!

“Os cavalos... Ah pobres cavalos” galopavam longas distancias debaixo das selas, às vezes mal confeccionadas causando as feridas crônicas nos seus lombos,( as tais pisaduras como eram chamadas). Sangrando riscados por as esporas ponte agudas. Apanhando de chicote e tacas puxando as carpideiras, nos roçados espargindo o sal provocado pelo suor. O boi, o cavalo foram os grandes heróis do passado, alavancando a economia nas batalhas da vida, travadas por um sistema primitivista e cruel que jamais tivera piedade, como se o animal não sentisse dor e não tivesse sentimento. E assim como o cachorro os melhores parceiros do homem, deveriam ser condecorados ao invés irem pro açougue ou morrer abandonados, como é caso do cão o melhor e mais fiel amigo do homem.

 

 

Ilustração (acervo do autor) provando a 

veracidade   citada  no conto acima 

OBS : foto de meu pai  de pé junto a

roda do carro e eu o  autor no papel de carreiro 

aos  meus  i7 anos de idade dia 01/05/1.960 /

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 31/08/2024
Reeditado em 11/09/2024
Código do texto: T8141205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.