Frei Tosã
Papai, que costumava ser didático para responder às nossas indagações infanto-juvenis, daquela vez foi clínico com mana Bebel:
- Olhe, Maria Isabel, é assim: você escreve Tauzim e pronuncia Tosâ.
O tema da conversa era um frade dominicano belga que passara por Pitangui: Sébastien Tauzim, entre os anos das décadas de cinquenta e sessenta. Desse frei, o que me lembro é bem pouco, senão por uma calva prematura, e já bem pronunciada, exaltando-lhe a circunferência cranial, sintomática da propensão à santidade.
Curiosamente, já na primeira metade dos anos oitenta, enquanto lotado na Embaixada do Brasil em Varsóvia, reencontrei o indigitado frei, desta vez num obituário do Jornal O Globo, que lá nos chegava por via postal, geralmente com menos de uma semana de atraso. Pois é, eu me tornara leitor voraz daquele noticioso, só que começando - a leitura - por detrás. E tinha que fazê-lo bem rápido e de forma ordenada para não criar indisponibilidade com Sua Excelência que, além de Extraordinário, era Plenipotenciário, fazia questão de se manter em absoluta primazia.
Quiném o nosso Judiciário...? se apressaria em se manifestar algum bolsonilário...
Pois bem, surpreendeu-me reencontrar o frei Tosã naquela elevada distinção... ciente contudo de que mais elevada ainda já deveria estar sua alma, desfrutando das celestiais primícias junto do Criador.
Hoje, quarenta anos passados, recorro ao google para ver se descubro mais sobre a vida daquele religioso. E sem me demorar vejo-o logo a pontificar num congresso em Curitiba, em 1943, liderando uma cruzada filosófica Ou seria um grau acima, teológica, como era sua profissão de fé...?
A derradeira descoberta, um tanto enigmática para meu gosto, foi quando argüí mamãe sobre suas eventuais lembranças do incansável pregador. A sua resposta foi ..."demais..." logo seguida de..."o seu pai tinha um sentimento com ele..." por causa de sua avó... "
Aí, com a chegada de alguém com assunto de maior premência, ou o aflito apito da panela de pressão, suspendeu-se, sine die, o fio do diálogo que parecia destinado a render...e desde então passei a matutar se o digno Tauzim não teria quiçá se extrapolado em sua aspereza de pastor justamente, ou injustamente, com a devotada vovó Inhana...