CAMINHADA
- Acorda, querida, e vamos caminhar!
- Já vou! Bom dia, Ju! Que Deus nos dê um santo dia!
No calçadão da praia, fizemos o nosso aquecimento e partimos um para cada lado, pois, não consigo acompanhar o meu marido.
O dia estava maravilhoso, como todos os dias aqui em Vitória, e senti um desejo enorme de agradecer a Deus por tudo que os meus olhos viam.
- Bom dia!
- Bom dia, Doutor! Daqui a pouco estaremos no seu consultório!
- Obrigada, Senhor, pelos médicos que nos assistem. Engraçado. Depois de 36 anos de matrimônio, Ju e eu estamos com as mesmas queixas. Dr. Augusto disse que isso é solidariedade.
Obrigada, Senhor, por todos os irmãos que estão caminhando neste calçadão. Obrigada pelos jovens, pelos velhos e pelos desnorteados, que estão aqui por acaso. Pelos que andam, pelos que correm e pelos que pedalam. Pelos que conversam, pelos que rezam e pelos que ouvem o seu walk-mam. Pelos obesos, pelos magrinhos, pelos simples e pelos exóticos. Pelos espertos e lerdos. Êpa! Passaram-me de novo! Obrigada pelo mar, que me faz lembrar aquela passagem da Bíblia, que o Senhor caminhou sobre as águas.
-Bom dia! Está sumidinha, hein Anna?
-Bom dia! É que eu faço hidroginástica três vezes na semana!
Obrigada, Senhor, pela paisagem exuberante. Tenho pena dos que são privados de ver esta maravilha, por serem cegos, por estarem presos ou nos hospitais. Obrigada pelas ondas se arrebentando nas pedras; pela areia limpinha, que o vento se encarrega de varrer; pelos pescadores, nos seus barquinhos e pelos irmãos nadando. Como eu os invejo! Um dia vou aprender a nadar. Obrigada pelo sol que fortalece os meus ossos. Puxa, já deu meia hora e tenho que voltar ao ponto de partida!
-Bom dia, Anna!
-Bom dia, Yara! Estou amando os seus e-mails. Passo todos para um monte.
Obrigada, Senhor, pela inteligência que o Senhor deu ao homem para inventar o computador. Que bênção que é a Internet, aonde recebo mensagens lindas, que aumentam a minha fé! E quanto amigos eu fiz!
- Bom dia, Anna, com Jesus e com Maria!
- Bom dia, Lúcia! Pegou o meu script, né? Eu cumprimento os meus catequizando assim. Digo bom dia e eles respondem: com Jesus e com Maria. Aí, eu lhes pergunto: como fica o dia? A resposta é: cheio de paz e de alegria.
Obrigada, Senhor, pelos pássaros que não param de louvá-Lo; pelas pitangueiras se enchendo de frutos; pelos coqueiros, que embelezam a praia e pelas castanheiras, que nos aliviam a quentura do sol. Obrigada pelos barraqueiros, armando os seus pequenos comércios. Abençoe-os, para que façam uma boa féria. Obrigada pelas duplas de guardas, protegendo-nos dos nossos irmãos, que não respeitam os seus semelhantes.
Nossa!!! Uma hora certinha de caminhada! Juca já está impaciente! Também... Quem manda ser tão ágil e ter as pernas tão compridas!
-Até que enfim, querida! Tem um tempão que estou esperando você!
Obrigada, Senhor, pela vida do José, mas bem que ele poderia ser menos afobado e curtir mais este local divino.