CATEQUISTA

-Crianças, hoje eu trouxe uma mini-catequista, que é a minha netinha Isadora. Por favor, Isa, sorteie os catequizandos que farão o papel de São Tarcísio e o soldado. E quando os “anjinhos” da tia Mirtes e da tia Rita chegarem, vamos começar a peça. Enquanto isso, vamos relembrar: maio é o mês de Maria. Junho é o mês de São Pedro, São Paulo, São João e Santo Antônio. Julho é o mês das nossas férias e agosto é o mês das?

-Vocaçõõõõõõõõões...

-“Para brisa”! “Pára-choque”! Muito bem! E setembro?

-É o mês da Bíííííííííííbliaaaa...

-Outubro é o mês das missões. E novembro é o mês de todos os Santos. Vocês sabiam que precisamos ser santos aqui na terra, para sermos santos no céu? Os primeiros santos brasileiros são: santa Madre Paulina e São Frei Galvão, que o papa Bento XVII veio ao Brasil canonizá-lo. Olhem! Os “anjinhos” chegaram. Atenção! Era uma vez um menino religioso e obediente, que se chamava Tarcísio. Ele pediu ao bispo para levar a Eucaristia para os cristãos que estavam presos. Ao levar o saquinho com as hóstias, encontrou-se com um soldado, que lhe perguntou: menino, aonde você vai?

-Meu nome não é menino; é Tarcísio.

-O que é que você está levando aí?

-Nada. – E o policial lhe bateu até a morte, mas ele não entregou as hóstias consagradas. Tarcísio ficou conhecido como o Menino Mártir da Eucaristia.

No final do encontro, encontramos com a mãe da Júlia e lhe disse:

-Isadora escolheu a sua filha e lhe deu uma medalhinha com a oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

-Não foi por acaso. Júlinha fará uma cirurgia e eu vou rezar esta oração.

-Vovó, por que a mãe de menina chorou?

-Porque ela está com medo de acontecer algo de ruim com a Júlia.

-Eu não tenho medo de hospital e nem choro, vovó, porque a mamãe falou que Jesus está sempre comigo.