O Joanete

Numa badalada loja de calçados, Ivana experimentava alguns novos modelos de sapatos. Era dessas mulheres fiéis à moda, porém prudente nas suas escolhas.

Alguns instantes se passaram, surgindo na mesma seção um casal de namorados. O rapaz de altura mediana, vestindo jeans e camisa esporte, parecia ser muito paciente. A jovem que o acompanhava, cuja indecisão lhe era visível, segurava alguns pares de sapatos. O namorado insistia que ela levasse o modelo fechado, que lhe parecia o ideal, ela discordava. Começaram ali uma pequena discussão modista.

AJovem dizia que o modelo fechado alargava os pés que mais pareciam um esquife. O namorado tentava convencê-la dizendo que ela tinha pés de Cinderela e que qualquer modelo lhe calçava bem, mas que o fechado era o ideal.

Ivana que estava na mesma seção, levantou-se da poltrona com seus pares escolhidos indo na direção do caixa, quando foi abordada pelo casal;

-Moça! Poderias me ajudar?

-De que maneira posso ajudá-la?

-Meu namorado quer que eu compre este modelo fechado. Diz ele que é o ideal para meus pés. Mas acho que está horrível! Veja só! Fico com os pés mais largos e chatos! Se você fosse comprar, qual dos modelos levaria?Este de tiras ou o modelo fechado?Na sua opinião qual o ideal?

A mulher tranquilamente olha para os pés da jovem, observa atentamente e, em seguida responde:

-Veja bem! O sapato fechado é mais bonito e muito mais elegante que o de tiras, e combina com seu estilo de vestir. Contudo, seria melhor para que eu pudesse opinar e mais confortável para seus pés, se você tirasse o bolo de papel que eles costumam colocar dentro dos sapatos fechados. Com ele o sapato fica realmente estranho no seu pé.

A jovem completamente irritada volta-se para a mulher exclamando:

-Não é um bolo de papel que está dentro do sapato, é meu joanete!

Embaraçada Ivana tenta desculpar-se:

-Perdão! É que não enxergo direito sem meus óculos, por isso não percebi que se tratava de seu joanete!

Descontrolada com aquela situação, a jovem passa a agredir o namorado que nada falava:

-Não te falei que este sapato ficava horrível no meu pé! Até um cego pode ver isso! Que espécie de namorado és, que não serve nem para me ajudar a comprar um simples sapato!

Toda aquela situação deixou Ivana numa tremenda saia justa. Ela jamais imaginou que a escolha de um simples par de sapatos fosse algo tão complicado e embaraçoso.

Anne Monteiro
Enviado por Anne Monteiro em 29/11/2007
Reeditado em 02/09/2008
Código do texto: T757924
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.