O Julgamento do Amor

O amor roubou um coração, dizia o jornal A Tribuna da Justiça.

-O coração mais rico de um robusto peito fora roubado por um tal amor que sorrateiramente penetrou o peito através de um olhar.

O Coração bem que resistiu, tentou fugir, mas o amor o envolveu nos seus braços, arrebatando-o consigo. Carregado pelo amor o coração fora levado ao paraíso, sua prisão eterna, onde ainda lutou para escapar.

O tempo passou e o coração roubado não mais quis fugir. Encantado ali permaneceu. Conheceu a vida, provando da felicidade.

Certo dia, porém, o amor se foi deixando-o solitário. O coração apaixonado, agora partido, sofreu tanto que sangrou. Enquanto o amor outro coração roubava.

Triste, o pobre coração partido procurou o destino, denunciando o terrível crime. O destino imediatamente ordenou que o amor fosse encarcerado e que fosse julgado pelo crime cometido.

Durante o julgamento ninguém o quis defender. A razão, advogada da vítima o acusava com frieza, enquanto outros corações também vitimados faziam terríveis acusações. Eh, o amor estava em apuros!

Quase no final do julgamento, pouco antes do destino proferir o veredicto, adentra no tribunal um estranho e falante coração com uma grande cicatriz, pedindo para defender o réu.

A razão interferiu alegando não haver defesa para os crimes cometidos pelo amor. O coração falante replicou alegando ao destino que todos têm o direito a defesa, ainda que sejam culpados.

-Destino, conceda o direito de defesa a este réu que sequer foi escutado!

O destino reflete por um instante, concedendo ao amor o direito de defender-se.

Sem mais demora o coração falante inicia sua defesa, chamando a única testemunha de defesa do acusado.

Neste momento, adentra no tribunal um homem cujas mãos sangravam e sobre sua cabeça uma estranha coroa de espinhos. Calmamente aproxima-se da razão que o interroga:

- Quem sois vós?

Jesus de Nazaré, fala o homem. O tribunal é tomado pelo silêncio.

Ao escutar aquelas palavras o amor volta-se para Jesus dizendo:

-Senhor, o que fazes aqui?

Jesus voltando-se para os acusadores, lhes fala;

-Sabeis quem acusas neste tribunal? Condenas hoje o sentimento supremo criado pelo Deus Pai, criador de tudo o que há no céu e na terra. Condenas o amor, sentimento pelo qual sofri o maior de todos os martírios. Sim! Porque foi por amor a humanidade que meu pai me enviou, para que através do meu martírio e da minha morte todos os homens fossem salvos.

Alguém replica no tribunal:

-Mas Senhor, o amor nos roubou, enganou a todos!

-Engana-te filho! O amor nada roubou de vós. Quantos anseiam veementemente por amor e vós que fostes agraciados o julgam, condenando-o! O culpam porque sentiram o amor, porque foram felizes?

Sofri dentre todas, a maior dor, e por amor. E ainda assim não o vejo culpado. O amor não nasceu para ser prisioneiro, mas para tocar no coração de cada um, ensinando-o a amar!

Sou a maior prova do que é verdadeiramente amor! Nasci por amor, vivi por amor, morri por amor aos meus semelhantes e ressuscitei por amor do meu pai. Ensinei a todos vós a amar, levei a todos o amor incondicional e verdadeiro. E hoje, aqui estou pelo amor!

Jesus voltando-se para o destino, apela:

-Deixa-o livre!

O destino naquele momento levanta-se, clamando:

-Amor, este tribunal determina tua absorção! Vai, segue teu caminho ensinando ao mundo a amar, propagando a paz, semeando a felicidade e a fé por onde passares!

Subitamente as correntes que prendiam o amor quebraram-se. O sentimento agora radiante ajoelhou-se, beijando as mãos de Jesus. O amor seguiu pelo mundo com sua missão de tornar os homens felizes e mais próximos de Deus. Porque através do amor é que conhecemos a Deus e nos tornamos mais próximos dele.

Anne Monteiro/Belém/12 de Junho de 2004.

Anne Monteiro
Enviado por Anne Monteiro em 28/11/2007
Reeditado em 02/09/2008
Código do texto: T756496
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.