CUIDADO COM AS APARÊNCIAS.
CUIDADO COM AS APARÊNCIAS.
Nascimento, ocupava o posto de chefe dos garções da rede de restaurante mais sofisticada da capital Paulista, com ramificação em outros estados.
Só de ganhos extra faturou o suficiente pagar a compra do apartamento que fizera. Ele era muito rígido, no atendimento e com a etiqueta social. Sempre orientando o pessoal e aparando as arrestas das inconveniências. Como ninguém é perfeito às vezes ele transpirava falta de humanidade.
Célia tinha acabado de ser contratada e logo apos o período de experiência foi lotada na unidade onde Nascimento chefiava.
No início lhe passou as recomendações que julgava importante: dizia ele aqui, atendemos com a maior deferência, e fácil reconhecer os nossos clientes, eles estão sempre bem vestidos e em boas companhias e nos recompensam muito bem.
Certo dia entrou no restaurante no horário de grande movimento um idoso vestido de maneira simples e Célia foi lhe tender ele pede desculpas, diz: estou com muita sede e solicita um copo d'água, ela educadamente foi providenciar o pedido e recebe um puxão de orelha do chefe. Que com veemência lhe pergunta: O que você pensa que está fazendo? Não vê que esse velho não tem o perfil da nossa clientela? Despache o imediatamente, temos clientes vips chegando e precisamos do espaço, ainda te digo mais nem uma moeda deve ter para te dá.
Ela abalada com a repreensão, sofrendo pelo lado humanitário não acolheu a determinação dele. Nervosa, vai, ate a mesa, pede desculpa pela demora e serve a água com a finura de praxe da casa e lhe diz fique a vontade, volto já para lhe atender. O senhor agradece e ela se retira.
Nascimento vendo que ela não acolheu sua ordem e inconformado foi ate o senhor e rudemente pediu que ele se retirasse e fosse pedir água num bar ali próximo. Dessa forma expulsou o senhor do estabelecimento.
O idoso não disse nada abaixou a cabeça saiu envergonhado devido os olhares das pessoas ali almoçando. Desapontado sentou no banco da praça quase em frente o restaurante.
Depois de um certo tempo ele voltou ao mesmo restaurante só que dessa vez, acompanhado de uma jovem senhora muito bem vestida adornada com joias lindas e caras.
Ele procura uma mesa discreta senta e ali aguada. Ela percorre todo o local como que supervisionando, e sendo reverenciada pelos empregados e pelo chefe que solícito se comportava com um verdadeiro pucha saco.
Ela retorna da vistoria e sentar lá com o senhor, que até ali era um ser invisível, ofuscado pela presença da bela jovem.
Nascimento reconheceu o idoso, vai até à mesa e pegunta: Dra. ele está incomodando? Vou, retira-lo daqui.
Ela então lhe revela que esse senhor é seu pai, a mola propulsora que move toda a rede de restaurante para quem ele trabalha.
Que já me contou do tratamento recebido de você, muito embora ele não aprovar a minha decisão te comunico que a partir de amanhã não precisa comparecer ao serviço. O tua função agora será exercida pela Célia.
Lembre-se: O que você faz para os outros sempre volta para você.