O BRASIL DE HOJE!

O Brasil de hoje.

O Brasil de hoje é um país famélico, com fome de esperança, de saúde, de comida para alguns e, dinheiro para outros, principalmente para aqueles que se perderam, sem achar o caminho de volta, de volta para o seu trabalho de onde vinha o sustento, de volta para sua família, teve alguns que não tiveram nem a sorte de voltarem para suas casas, teve até quem não teve a sorte de sentir o ar, na última respiração.

No Brasil de hoje os únicos que não estão à beira de uma crise emocional, estressante, são os donos do bolo, os que choram, choram, mais não saem de dentro de um avião, indo e voltando, os que sentam a mesa e saboreiam majestosas refeições, os que dizem que a pandemia veio para mudar o mundo, mudar o ser humano, mais quem será que vai mudar de fato?

O político? O empresário? Quem perdeu parente? Quem passou fome? Ou quem senta na frente da televisão e vê a miséria do outro..., o caos que se tornou o mundo, e nada faz pelo seu vizinho, as vezes até pelas pessoas bem próximas que lhe serviu a vida inteira, e agora não pode sair de casa...

João e Joaquina tiveram sorte, o vírus até agora passou longe de sua humilde casa e de sua família, mais João perdeu o emprego de limpeza em uma firma terceirizada, Joaquina era diarista, foi dispensada porque suas patroas tinham medo que ela levasse o vírus para suas residências, assim os dois ficaram presos em casa, esperando pela ajuda do governo. Demorou muito mais veio. Na primeira remessa ele recebeu as parcelas do auxílio emergencial de seiscentos reais, ela não; por serem casados e residirem no mesmo endereço. E agora um ano depois, a situação não mudou e ele recebeu a primeira parcela de cento e cinquenta reais, com todas as contas atrasadas eles não sabem o que fazer, o que pagam primeiro, ou se compram comida, então João pergunta a Joaquina.

__. O que vamos pagar? __. Agua, luz ou comprar comida?

__Bom João se nós comprarmos comida, correremos o risco de não poder cozinhar, pois o gás está nas últimas, se pagarmos a água, ficamos sem ter o que comer, se comprarmos gás, podemos não ter o que cozinhar, __ não sei o que fazer.

E João passa um tempo pensando para finalmente dizer:

__. Vamos pagar a água, que eu não sei porque ela é tão cara...E sem ela não podemos ficar.

__E vamos comer o que, só bebermos agua, João?

__E se ficarmos sem água o que faremos? João pergunta desolado.

Os dois ficaram horas pensando sem chegar a uma conclusão, até Joaquina falar:

__. Vamos comprar pão, João, se faltar água a gente pede ao vizinho, será se ele vai negar um pouco de água para nós?

__. Não sei Joaquina, o povo vive falando em ajudar ao próximo, mais só se for o próximo que não existe, porque aqui mesmo nunca chegou nem um tipo de ajuda.

__Chegou João a do governo, Joaquina fala pensativa.

__Ajuda Joaquina? __. Ajudaria mais se ele tirasse um pouquinho de cada um dos parlamenteares e desse uma ajuda de verdade para os pobres, um emprego seria bem mais vantajoso.

__. É João, mais enquanto ele não faz nada, vamos comprar pão...

socorro freire
Enviado por socorro freire em 15/04/2021
Código do texto: T7233034
Classificação de conteúdo: seguro