"TROCANDO EM MIÚDOS"

"TROCANDO EM MIÚDOS"

O patrão de dona Benedita viajara para São Paulo e, por 4 longos dias, a casa dele ficara sob os cuidados da "Bené", empregada há mais de 20 anos do doutor Celso. Este resolveu fazer uma brincadeira com a simplória doméstica, sem imaginar a confusão que isso lhe traria.

-- "Bené, querida, estive em Paris... sabes onde fica" ?

-- "Não é perto de "Belzonte" ?!

-- "Muito mais longe do que isso... fica depois do Atlântico" !

Ela se calou, temeu mostrar que nem imaginava onde ficaria esse "troço". O patrão continuou:

-- "Olha aí, perfume Dior pra você, caríssimo, metade do teu salário" !

E era realmente, a serviçal ganhava bem pouco e há mais de anos estava sem nenhum aumento.

-- "É pra você usar, hein ! Veja bem, não vá guardar no armário" !

-- "Tem mais... o dono da Perfumaria, quando soube que você estava há mais de 20 anos comigo, te mandou de presente 100 euros. Acho que vale uns 300... (e analisou a reação da serviçal) não, 400... (a cinquentona arregalou os olhos, de cara pra êle) ou melhor, 500 reais" !

A tampa da panela de arroz foi ao chão, com estrépito.

-- "Santo Deus, tudo isso" ?! exclamou, assustada.

-- "Como assim, você não sabe quanto custa 1 EURO" ?!

-- "Nem sei o que é euro, doutor" !

-- "Huumm... então, 500 está bom ! Quando você souber quanto vale 1 euro, recebe o resto" !

-- "Então, tem mais" ?!, espanta-se.

-- "Não sei ! Você é que tem que descobrir" !

Finda a tarde, chegou ela à noitinha no Morro do Borel, onde contou ao jovem filho petista as novidades.

-- "Mamãe, você foi enganada, vale mais de 6 reais hoje" !

Ligou em seguida para um amigo, com PC e internet:

--"Olha aí, eu não disse... 'tá 6 e 53 hoje, e subindo. Falta 150 reais nessa conta, aquele "verme capitalista" roubou a senhora, pode dizer isso pra êle" !

A humilde trabalhadora, mal retornou ao emprego, "abriu o verbo":

-- "Meu filho disse que o senhor me roubou... lhe chamou de "verme capitalista" !

Dr. Celso deu bela gargalhada:

-- "'Pera lá, "Bené"... eu disse que, quando você soubesse o valor do euro, lhe daria o restante " Quanto falta" ?!

Refeita a "conta", "acertaram os ponteiros" !

******

"Trocar em miúdos", no dizer do povo, é explanar minuciosamente um problema ou situação. No caso desse auxílio emergencial, foi uma idéia infeliz da CEF a autorização para saque digital. Muitas "Beneditas" dão todos os seus dados e documentos em lanhouses e lojas DE XEROX. Quando chegam ao Banco, horas depois ou no dia seguinte, aquele dinheiro já foi retirado por pilantras, via Mercado Pago, PicPay e outros "Bancos" virtuais. Em copiadora de nosso bairro, ao fazer xerox colorida da identidade, meu irmão Renato teve TODOS os seus dados digitados no PC da loja... o que farão com essas informações ?!

"NATO" AZEVEDO (em 25/dez. 2020, 18hs)