A ALEGRIA NASCE DA ILUSÃO

Bastou-lhe apenas um banho para que toda  sua beleza fosse dissolvida pela água e perdida pelo ralo.  Agora,  desprovida das artificialidades,  era quase irreconhecível.      

Sua voz permanecia a mesma; por isso, e unicamente por isso,  era possível ter certeza de que se tratava da mesma pessoa. Aquilo que era, até então, um fator atrativo, era agora algo a ser ocultado, devido a repugnância que lhe causava: incomodava-lhe deixar a luz acesa!

Depois de uma  hora, após realizar com mestria aquilo que se propusera a fazer, dirigiu-se ao espelho, abriu a bolsa  e começou a cobrir o rosto com as artificialidades que há pouco a água dissolvera. Após concluir, sorriu: voltou a se achar bela! E realmente tinha ficado bela! Mas que alegria poderia proporcionar uma beleza escravizada pela artificialidade?!      

  – “ Toda alegria nasce da ilusão'', disse-me ela como se tivesse lido meus pensamentos.

  Pensei em travar uma discussão filosófica a respeito da beleza, da alegria, da verdade... Mas como poderia acabar uma discussão filosófica com alguém que teme mostrar a cara, alguém que sempre se esconde camuflando-se?!

Não!! Não deveria eu dizer coisa alguma!

Talvez ela tenha razão ao afirmar que toda alegria nasce da ilusão. Sua alegria, da ilusão de ser bela; a minha, da ilusão de saber a verdade!

Maikon Jekson, 26/06/2016

MAIKON JEKSON
Enviado por MAIKON JEKSON em 27/06/2020
Reeditado em 27/06/2020
Código do texto: T6989094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.