Econobox

O Caprice Hardtop verde-metálico de Steve Wilcox estava parado em frente à casa dele, como durante todo o resto da semana. O proprietário fora até o posto de gasolina com um bidão, e voltara com ele vazio. Do outro lado da rua, o vizinho, Eugene Jacobson, que regava o gramado com uma mangueira, fechou a água para falar com ele.

- Novidades do posto?

Wilcox fez um gesto negativo.

- Bandeira vermelha, sem gasolina, sem óleo diesel. Já estão falando em cupons de racionamento...

- Que coisa! - Exclamou Jacobson, ajeitando o boné de beisebol na cabeça. - Só me lembro de algo assim durante a II Guerra...

- Estávamos em guerra, não é? Mas e agora? - Inquiriu Wilcox, exasperado. - Os árabes decidem nos chantagear e fica por isso mesmo?

- O que você sugere, Steve? - Indagou Jacobson, braços cruzados. - Que invadamos os países árabes para tomar o óleo deles?

- Eu não acho correto o que a OPEP vem fazendo conosco - insistiu Wilcox. - Veja, trata-se de chantagem!

- Parece-me que é apenas a aplicação da lei da oferta e da procura... capitalismo, em suma - replicou Jacobson, inabalável. - Talvez essa crise do petróleo seja um alerta para que mudemos a nossa visão do mundo e dos seus recursos. Por exemplo, gastar menos combustível.

- Eu gosto de carros grandes - defendeu-se Wilcox. - E além do mais, tenho três filhos!

- Muita gente na América compartilha do seu ponto de vista. E aqui estamos - filosofou Jacobson.

- O que você espera que eu faça? - Questionou Wilcox, mãos na cintura.

- Eu ia sugerir que você comprasse um dos novos carros compactos, mas acabou de declarar que prefere essas banheiras que bebem gasolina - ironizou Jacobson.

- Sério que não ia me recomendar um Ford Pinto? - Wilcox franziu a testa.

- Não precisamos chegar a tanto... - assegurou Jacobson em tom apaziguador. - Já viu os modelos japoneses? O Honda Civic parece ser bem econômico...

- Curioso você, que lutou contra os japoneses, vir me recomendar justo um carro deles - ironizou Wilcox.

Jacobson fez um gesto de "deixa pra lá".

- Outros tempos, faz quase 30 anos isso. O que importa é que aprenderam as lições que lhes ensinamos. E agora...

Apontou para o imenso Caprice reluzindo ao sol da manhã.

- Parece que estão prontos a nos ensinar alguns truques novos.

- [30-11-2019]