POSSÍVEIS ENCONTROS - CAPITULO 7

O médico fica um tempo olhando para todas ali na sala até que muito calmo diz:

__ O pai do paciente Rafael poderia me acompanhar por favor a recepcionista me disse que ele estaria aqui, e eu queria falar com ele agora.

E Gustavéz nervoso diz:

__ Sou eu doutor, sou eu.

E o médico cordial diz:

__ Pode vir comigo até a minha sala por favor.

E Gustavéz prontamente diz:

__ Claro sim. Ele diz isso se despede de todos que ficaram ali na sala ou seja Mário, Beatriz e Luciene, e acompanha o médico que também se despede de todos que ficaram na sala muito respeitosamente.

Os dois então entram na sala do médico, que muito gentil deixa Gustavéz passar primeiro, os dois ficam em pé um olhando para o outro até que o médico natural diz:

__ Pode sentar-se por favor. Ele diz isso e lhe indica a cadeira que estava ao seu lado.

E Gustavéz meio sem jeito diz:

__ Sim muito obrigado. Ele diz isso e em seguida se senta pausadamente.

A sala era grande bem bonita e aconchegante, com uma mesa grande de madeira clara, uma cadeira giratória branca acolchoada para o médico e duas fixas de cor bege para os pacientes do outro lado da mesa igualmente acolchoadas, de pisos brancos no chão e nas paredes, possuía um quadro emoldurado com vidro com o desenho de um estetoscópio que parecia ter sido feito a mão, duas balanças digitais, uma para adultos e outra para crianças, um sofá de cor verde claro no canto direito da sala para dois lugares, um armarinho branco de ferro perto da porta, dois ar- condicionado, e um ventilador comercial branco, em cima da mesa podia-se ver um computador novo, uma impressora, alguns papeis e canetas.

E antes mesmo que o médico pudesse dizer qualquer coisa Gustavéz se apressa e repentinamente diz:

__ Doutor bom dia como está o meu filho, como ele está e há me desculpa já ia me esquecendo de me apresentar meu nome é Gustavéz é que eu estou muito apreensivo.

E o Médico se senta e compreensivo diz:

__ Claro eu te entendo, e eu me chamo Dr. Ronildo eu sou Neurologista. Ele diz isso e estende a mão para Gustavéz e os dois apertam as mãos.

Dr. Ronildo era um medico de aparência jovial, de altura média, branco, cabelos castanhos meio longo, de rosto alegre, vestia um jaleco impecavelmente branco e bem alinhado, por baixo do jaleco trajava uma blusa social branca até o punho, uma calça social cinza claro, estetoscópio em volta do pescoço, e calçava um sapato marrom lustroso que tinha tipo um fecho-ecler nas suas laterais.

E Dr. Ronildo centrado diz:

__ Bom o seu filho Rafael está descansando neste momento em uma outra sala logo perto daqui toda via eu preciso te dizer algo um pouco difícil sobre o estado de saúde dele.

E Gustavéz sem se conter diz:

__ E o que que é doutor, ele está bem?. está em um estado grave?

E Dr. Ronildo tranquilo diz:

__ Calma senhor Gustavéz o estado do seu filho Rafael não é critico, ele respira normalmente e logo poderá andar e falar assim que acordar e ir se recuperando melhor, se alimentar, beber água e ter outros cuidados habituais que todo ser humano deve ter.

E Gustavéz desconfiado diz:

__ Mas e então Doutor Ronildo o que ele tem então?.

E Dr. Ronildo reconfortante diz:

__ Rafael o seu filho está com alguns machucados físicos aparentes que logo serão cicatrizados com os devidos cuidados, toda via não é o seu estado físico que é preocupante apesar dele ter sido atropelado a questão é que Rafael devido ao trauma que ele recebeu na cabeça fez com que ele perdesse a memoria.

E Gustavéz perplexo diz:

__ Mas como assim o meu filho perdeu a memoria, ele não se lembra mais de nada de quem ele é de mim, da mãe dele, como isso pode ter acontecido tudo por causa daquele motorista desgraçado que atropelou o meu filho e agora doutor...

E Dr. Ronildo muito profissional diz:

__ Senhor Gustavéz se acalme por favor, porque mediante ao acidente que houve com Rafael é natural que ele tenha ficado com alguma sequela e eu posso lhe garantir que essa foi a sequela menos grave depois de um atropelamento como foi o dele, poderia ter sido pior e eu já vi pacientes com consequências piores do que uma perda de memoria.

E Gustavéz nervoso diz:

__ Mas doutor. memoria meu filho perdeu a memoria como ele vai conseguir se recuperar se lembrar de todo mundo olha é muito difícil para mim poder assimilar isso assim do nada de uma hora para outra meu filho sai de manhã bom e perfeito e agora está desmemoriado olha não da para...

E Dr. Ronildo encorajador diz:

__ É importante eu te dizer que a perda de memoria de Rafael não é algo permanente e sim momentânea e ele poderá sim recuperar a memoria com o passar do tempo toda via não se tem muito como precisar este tempo pois pode ser algo a longo, médio ou ainda muito pouco a curto prazo, porque existem diferentes causas para a perda de memoria seja ela aos poucos ou não como cigarro, álcool, drogas, depressão, estresse, privação do sono, deficiência nutricional( causada pela falta ou quantidade insuficiente de vitaminas B6 e B12 presentes em alimentos como banana, maça, carne, peixe e ovos), AVC(acidente vascular cerebral o conhecido derrame), demência, Mal de Alzheimer, além de alguns medicamentos como anti-depressivos e relaxantes musculares porem, a causa da perda de memoria de Rafael foi por uma lesão na cabeça o que é menos serio.

E Gustavéz mais aliviado diz:

__ Ainda bem né doutor.

E Dr. Ronildo atento diz:

__ E mais Rafael já passou por todos os exames precisos necessários para um detecção de algo no cérebro além de outros complementares como, tomografia da cabeça, hemograma completo, urina, raio x, enfim até porque ele sofreu um atropelamento e os resultados deveram sair em algumas horas.

E Gustavéz preocupado diz:

__ E como o meu filho chegou aqui Doutor Ronildo?. Ou melhor digo ele chegou muito agitado aqui?.

E Dr. Ronildo verdadeiro diz:

__ Olha eu não vou mentir não, ele chegou aqui até calmo toda via depois começou a se aborrecer um pouco até pela sua condição de não se lembrar de quem ele é e nem de ninguém ou seja sem ter uma referencia para se situar e assim eu pedi para que a enfermeira lhe aplicasse um calmante leve na veia para ele poder relaxar e assim nós podermos lhe examinar melhor e poder colher seus matérias biológicos para realizar os exames e poder realizar outros exames que ele claramente por estar muito nervoso não deixaria ser feito, contudo não foi nada traumático para ele não isso eu posso lhe garantir senhor Gustavéz, sendo procedimentos normais e necessários.

E Gustavéz curioso diz:

__ E como doutor, como será o tratamento do meu filho?

E Dr. Ronildo serio diz:

__ Bom senhor Gustavéz o tratamento de Rafael se o senhor estiver de acordo eu pretendo que seja da seguinte maneira não será com medicamentos...

E Gustavéz o interrompe e confuso diz:

__ Como assim sem medicamentos doutor Ronildo..

E Dr. Ronildo sensato diz:

__ Como eu já lhe expliquei antes senhor Gustavéz, o caso clinico de perda de memoria de Rafael não é decorrente de nenhum problema neurológico causado por alguma doença no cérebro e sim por causa de uma pancada muito forte, que será melhor dita nós resultados dos exames, mas mediante a minha experiencia é quase certo que ele não perdeu a memoria por outro motivo adverso que não tenha sido o atrito na cabeça ao cair no solo e sendo assim não há a necessidade de eu entupir Rafael com tantos remédios e por isso eu prefiro estimular a sua mente com estímulos externos com atividades mentais como com jogos seja jogo de memoria, damas, xadrez, quebra-cabeça, caça palavras ou seja jogos que exigem raciocínio logico, com uma alimentação adequada e saudável rica em frutas, legumes, verduras, carne branca como peixes, frango, azeite entre outros, como produtos integrais e a base de soja, integrar Rafael a um convívio social constante passando o dia e conversando muito com você pai dele e demais pessoas que já eram do seu circulo de amizades ou não ou seja interagir com as pessoas cada vez mais agora, praticar atividades físicas leves regulares como jogar, bola, vólei, tênis, exercícios aquáticos, andar de bicicleta ou academia enfim, mante-lo perto de tecnologias atuais como celulares, computadores e vídeo-games, e procurar mante-lo com a mente ocupada com atividades artesanais seja pinturas, convecção de objetos de madeiras entre outros, resumindo tudo que possa de alguma forma despertar Rafael a ir se lembrando de atividades que ele já realizou em algum momento da sua vida e por mais que você possa pensar que mesmo fazendo coisas que ele nunca tenha feito como jogar xadrez ou exercícios na água por exemplo isso não importa por que de algum jeito ele já ouviu falar ou viu essas atividades serem realizadas antes dele se esquecer de tudo e sendo assim fazendo com que ele realize essas atividades esperasse que ele desperte em sua cabeça de alguma forma a lembrança daquela aparente simples atividade, mas que vai ter todo um significado por traz daquilo, entendeu senhor Gustavéz porque eu não vou utilizar medicamentos seja leve ou pesado.

E Gustavéz compreendendo diz:

__ Sim estou entendendo sim, doutor Ronildo, ainda bem porque eu pensei que o tratamento seria a base de choques elétricos.

Continua!!!!

mario rubens silva
Enviado por mario rubens silva em 11/09/2017
Reeditado em 11/09/2017
Código do texto: T6110708
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.