A insignificância do vendedor na feira

Dia agitado desde as primeiras horas da madrugada.

Caminhões pesados manobram pesadas mercadorias, caixas vão sendo empilhadas, barracas vão sendo armadas, lonas farfalham, gritos, risos e cumprimentos unem-se ao range-range das rodas de carrinhos de mão.

Dia claro; barracas espalhadas homens mulheres crianças cães e pombos enxameiam as vielas e as ruas do centro.

Um vendedor em particular grita aos passantes enquanto bate palmas:

“batata cebola cenoura beterraba abóbora quiabo manga maçã laranja tangerina maracujá melão uva tomate seriguela melancia abacaxi”

Ri alto trocando pilhéria com outros vendedores. Na boca lhe faltam dentes, mas o sorriso não se intimida. As mãos ágeis dividem a melancia, apalpam os melões, enchem as sacolas, apanham o dinheiro e mete-o numa bolsa a tiracolo onde no fundo moedas tintilam. A boca com poucos dentes anuncia preços negocia agradece mastiga uma refeição fria entre um e outro freguês.

O dia se estica e finda com uma chuva fina caindo.

À beira da calçada o esgoto flui levando consigo frutas podres e vidas. Ninguém nota.

Wenderson M
Enviado por Wenderson M em 27/07/2017
Reeditado em 23/07/2018
Código do texto: T6066315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.