DIRCEU BRASILEIRO

DIRCEU BRASILEIRO

{Início

[8:00hs]

[Campainha]

- Ô Carlos, levanta aí e vai abrir o portão. Deve ser o pedreiro. Beth, já preparou o café? Parece que o Dirceu Brasileiro chegou.

- Está pronto meu bem... Será que ele termina hoje?

- Tem que terminar! Fica de cima dele viu.

- Bom dia Sr. Dirceu... Tudo bem com o senhor?

- Tudo bom Carlinhos. Seu pai ainda está aí?

- Tá sim... Ele quer conversar com o senhor antes de ir para o trabalho.

- Bom dia Dirceu... Tudo bom nê! Olha, preciso que termine está obra hoje ainda viu... Não me enrole.

- O meu senhor... Eu não sou de enrolar não... Tenho vinte e cinco anos de profissão, já trabalhei em várias casas nesta região, nos outros 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além disso, eu ...

- Chega de blá blá blá e comece logo o trabalho.

- É.. Tô vendo que hoje o senhor está mau humorado.

- Chega de conversa! Acredito que tem muito serviço! E você não é pago para saber como estou, como sou, o que fiz ou deixei de fazer... É pago para trabalhar... Então chega de papo e termine o seu trabalho, combinado?

- Sim senhor. Mesmo assim, tenha um ótimo dia.

[Buzina de carro]

- Papai a sua carona chegou.

- Peça para esperar um pouco. Sou vou dar uma palavrinha com sua mãe.

- Beth, não deixe nada de valor à mostra. O Dirceu Brasileiro é um sujeito estranho. Não confio nele.

- O que é isto amor. Ele já prestou tantos serviços pra nós. É uma pessoa de boa índole.

- Você e seu excesso de confiança me irrita profundamente.

[Buzina de carro]

- Tenho certeza que está equivocado. O Dirceu é um cabra bacana.

- Ahhh!!! Estou atrasado. Até mais tarde.

- Vá com Deus.

[Ferramentas de construção]

[9:00hs]

- Aceita um cafezinho Dirceu?

- Se não for incomodo eu aceito sim senhora.

- Tem pães aqui na mesa. Tem queijo também. Fique à vontade.

- Obrigado Sra. Beth. Tu és muito gentil. Hospitaleira como o povo lá da minha terra natal.

- De nada.

- O Sr. Eliseu está nervoso hoje?

- De fato. Mas não se preocupe com isso. De vez em quando ele é assim. Mas é uma boa pessoa.

- Realmente ele parece ser uma pessoa agradável. Só um pouquinho impaciente.

- Dirceu, ele só quer que o senhor resolva o problema deste vazamento e termine as novas instalações.

[10:00hs]

- Carlinhos, vá terminar o dever de casa. Veja se sua irmanzinha já acordou. Daqui a pouco o almoço está pronto. Tenho que levá-la para a escolinha mais cedo.

- Já vou mamãe. Espere só um pouco.

- Agora!

[Choro]

- Mamãe ela já acordou. Quer que leve-a até você?

- Não precisa. Vou aí amamentá-la e depois de alguns minutos, darei um delicioso banho para refrescar. Tá quente hoje.

[Ferramentas de construção]

[11:00hs]

- Mamãe Já terminei o dever de casa. Posso brincar um pouco lá no terreiro.

- Só um pouco. Não esqueça que já está quase na hora de tomar banho e arrumar para o colégio.

- É só um pouco mamãe.

- Cuidado para não atrapalhar o serviço do Dirceu.

[Ferramentas de construção]

[12:00hs]

- O almoço está pronto. Venha logo Carlinhos. Venha almoçar conosco Dirceu.

- Não Sra. Beth. Muito obrigado e bom apetite.

- Não seja bobo. Venha almoçar e depois você termina.

- Falta pouco para concluir. Esqueceu que o homem está nervoso hoje? Se não terminar ele me mata.

- Volto a repetir. Não se preocupe com o Eliseu. Está nervoso estes dias. Mas não é com você. Coma pelo menos um pouco.

- Só um pouquinho eu aceito. Por precaução, preciso terminar logo.

[Talheres]

- Só isto Dirceu? Deixa de frescura! Alimente-se direito.

- A quantidade está boa. Que trem bão! Tá uma delícia! Ótimo! Muito obrigado e que Deus aumente cada dia mais.

[Talheres]

- Descanse um pouco Dirceu Brasileiro. Faça um pequeno intervalo.

- Não há necessidade Sra. Beth. Mais uma vez muito obrigado.

- Se quiser repetir a refeição está na mesa.

- Obrigado.

[Ferramentas de construção]

- Dirceu, estou indo levar as crianças na escola e depois vou até o supermercado. Vou comprar algumas coisas para a viagem de sexta-feira. A casa está aberta. Fique à vontade.

- Obrigado Sra. Beth.

[13:00hs]

- Vou tomar uma água. Estou com sede. Que mulher doida. Deixou todo este dinheiro aqui na mesa. Se fosse uma pessoa desonesta não pensaria duas vezes. Graças a Deus sou honesto. Só tenho a ganhar com isto. Deixa eu voltar aos trabalhos.

[14:00hs]

[Ferramentas de construção]

[Abertura do portão]

[15:00hs]

- Chegou na hora meu senhor. Acabei o trabalho.

- Que bom.

- Está do jeitinho que pediu. Confira por favor.

- Espere um pouco.

[Passos fortes]

- Está tudo certo. Venha cá Dirceu Brasileiro. Sente aí.

- Sim senhor. Algum problema?

- Não há problema algum. Gostei do seu trabalho. É um exímio profissional.

- Fico feliz.

- Olha, quero pedir desculpas. Pela manhã estava muito nervoso. Como sabe, vou viajar com minha família.

- Sei. Já havia dito.

- O mecânico não parava de enrolar com a manutenção do meu carro.

- Tudo bem patrão. Não tem problema. É assim mesmo. Tem muitos mecânicos que demoram para concluir seus trabalhos. Mas tomará que tenha resolvido o seu caso. Só acho que ficar nervoso não adianta.

- Eu sei. Por isto mesmo peço desculpas a você Dirceu.

- Não se preocupe. Estou acostumado com situações assim.

- Vou confessar uma coisa pra você... Fiquei nervoso com o mecânico que é meu amigo há anos. Já indiquei vários clientes para ele e ele para o meu escritório.

- Mas como eu disse, é normal Sr. Eliseu. Todos nós temos momentos de fúria.

- Pois aí que está a questão. Fiquei todo sem graça. Meu carro estava cheio de defeitos. Este foi o motivo que o Fernando demorou a entregar. Trocou diversas peças danificadas. E não aceitou pagamento. Disse que foi um presente.

- Viu só! Por isso ele demorou. Com todo respeito Sr. Eliseu, precisa ter mais paciência.

- Pois é... Estava de bronca com o Fernando e a esposa dele falou que o seu marido tinha muita consideração por mim. Dedicou várias horas de trabalho, inclusive a noite, para resolver o problema do meu carro. Quando soube disso, não sabia nem o que dizer.

- Não quero dar-lhe lição de moral, mas que isto sirva de exemplo para aprender a valorizar o trabalho dos outros.

- Não venha com este papo furado. Eu valorizo e reconheço.

- Calma Sr. Eliseu. Não precisa se irritar. O importante é que está tudo resolvido. Farás uma boa viagem.

- Obrigado. Afinal de contas, uma curiosidade... Por que o nome de Dirceu Brasileiro?

- Bom Sr. Eliseu, sou lá do interior de Minas Gerais, porém meus amigos e colegas costumam dizer que meu perfil representa boa parte da população brasileira.

- Percebi e concordo. Tem muitas qualidades admiráveis.

- Uai patrão, que coisa magnífica. Acertou em cheio. Procuro sempre fazer o que é certo. É claro que a gente, de vez em quando, dá umas escorregadas. É natural. Mas procuro ser sempre honesto, gentil e pelejador. Além disso, coloco o respeito acima de tudo.

- Gostei de você Dirceu. E quanto tempo está aqui no Rio Grande do Sul?

- Já tem uns três meses. O trabalho na minha cidade estava muito difícil. Um amigo caminhoneiro, bom de volante como ninguém, disse que tinha uma vaga de pedreiro em uma firma aqui. Então resolvi tentar a sorte.

- Era para trabalhar com carteira assinada?

- Sim. Porém só contrato de dois meses. Terminei e como tive outras oportunidades, resolvi estender minha estadia.

- E sua família?

- Nem me fala patrão. Só de pensar, veja só, estes dois pontos negros dentro do meu rosto tornam-se rios prestes a transbordar.

- É! Percebi.

- Não sou de fazer de dramas não, mas confesso que morro de saudades. Tenho uma bela família. Esposa e duas filhas maravilhosas. Uma de 10 e outra de 16 anos.

- Filhos são especiais. Nos inspiram a dão forças para prosseguirmos sem desanimar.

- Concordo com o senhor. Elas são a minha vida. Há como pude esquecer... ainda tem o meu galo Sebastião. Bicho bom de bico.

- Dirceu, por que não aproveita o carnaval e vai visitar sua família?

- Bem que eu gostaria Sr. Eliseu, mas sabe como as coisas estão difíceis. Preciso tentar ganhar mais uns trocados para poder voltar a minha cidade.

- Onde você está hospedado?

- Numa pensão. Lá é bom, porém nada melhor que minha humilde casinha.

- É verdade. Nada melhor que nosso lar. Aguarde só um segundo que vou pegar o dinheiro para pagar o seu serviço. A Beth deve ter deixado sobre a mesa.

[16:00hs]

- Tome aqui Dirceu Brasileiro.

- Mas Sr. Eliseu tá errado. Aqui tem dinheiro a mais. Não combinamos este valor todo. Era só R$600,00. Aqui tem... R$2.000,00.

- É isto mesmo caro amigo. Você merece. Aproveite o carnaval e visite a sua família.

- Mas senhor eu não posso...

- Ora Dirceu não seja tolo. Você é um bom sujeito. Gostei de você e do seu trabalho.

- Sr. Eliseu não sei como agradecer .

- Continue sendo esta pessoa boa, sincera e humilde que você é.

- Que Deus ajude o senhor.

- Ajude você também. Aproveite que hoje é quinta-feira, saia daqui e vá direto para a rodoviária comprar passagem. Vá curtir a sua família.

- Obrigado Sr. Eliseu. Estou indo agora.

[Abertura do portão]

- Senhor, respeitosos abraços na sua esposa e nos seus filhos.

- Tchau Dirceu Brasileiro. Abraço na sua família e no povo lá de Minas. Espero que brevemente você volte e traga sua esposa e filhas. E não esqueça de trazer o galo Sebastião. Quero ver se é mesmo bom de bico.

- Pode deixar patrão. Mais uma vez muito obrigado e até breve. Uma boa viagem para vocês.

- Agradecido pelo serviço, paciência e gentileza. Até breve.

Fim}

Cláudio Francisco
Enviado por Cláudio Francisco em 12/11/2015
Código do texto: T5446559
Classificação de conteúdo: seguro