A menina e os livros
Toda tarde Luce saia para tomar sol, na varanda de sua casa. Sua pele pálida e cansada mostrava as marcas do tempo. Ela, como de costume, gostava de observar a movimentação da rua, os carros passando de um lado para o outro, as pessoas caminhando vindo do trabalho, os jovens rindo que saindo da escola. Aquilo tudo fazia com que ela voltasse no tempo, relembrasse da sua alegre infância e juventude.
As cenas eram sempre as mesmas, mas naquele dia algo lhe chamou a atenção. Então, ela foi caminhando lentamente, aproximando-se cada vez mais do portão e ficou a observar. Como era possível, será que o que ela estava vendo era mesmo real?
Ela ficou a observar cuidadosamente, prestando atenção em cada mínimo detalhe, realmente a cena era real. Era uma menina com aparência pobre e vestes sujas, que estava recolhendo uns livros velhos jogados na lixeira da praça, em frente a sua residência.
Ao perceber o interesse daquela pobre criança pelos livros, Luce resolveu chamar a atenção da menina, dizendo:
- Mocinha, por que você está recolhendo esses livros velhos? Eles não servem mais para nada.
A menina olhou espantada, sem entender direito, o porquê daquela pergunta, mas não custou muito para responder.
- É porque eu não tenho dinheiro para comprar livros e, minha professora disse que se eu ler muito poderei ter um futuro melhor, diferente da minha família.
Ao escutar aquilo, Luce ficou impressionada pelo interesse e ao mesmo tempo inocência daquela menina. E não custou a perguntar:
- Você tem que idade, querida?
A menina, soltou um olhar de curiosidade e respondeu:
- Tenho 10 anos
Naquela idade, encontrar uma criança com interesse pela leitura, pensando no futuro era simplesmente impressionante. Aquilo mexeu muito com Luce, que no mesmo instante resolveu fazer uma proposta à menina.
Querida pode parecer estranha, mas seu interesse pelos livros me deixou comovida. Sempre que você quiser ler, pode vim aqui em minha casa, pois eu tenho uma biblioteca pessoal, com os mais diversos livros e terei o maior prazer em lhe ajudar a estudar, a aprender mais sobre a vida e sobre o mundo.
A menina soltou um sorriso, o convite lhe parecia estranho, já que ela não conhecia aquela senhora, porém seu desejo de aprender era maior que o medo, e ela pensou consigo mesma: que mal uma senhora como esta poderá me fazer? Então, resolveu aceitar o convite.
E assim se sucedeu durante muito tempo. Todas as tardes, aquela menina ia a casa de Luce, passava horas lendo, até que certo dia uma fatalidade aconteceu , quando a menina chegou a casa estava toda fechada e um vizinho disse-lhe que a senhora havia falecido, na noite anterior.
Essa menina cresceu, mas nunca se esqueceu das maravilhas que aquela velha senhora a fez enxergar. Hoje, ela é uma renomada profissional, que se destaca entre os demais, não apenas pelo seu talento como também pela sua história de luta e superação. Apesar de muitos anos terem se passado, ainda hoje quem passa em frente aquela velha casa vez ou outra, encontra uma jovem com um sorriso radiante sentada na calçada observando o tempo passar.